10 de jan. de 2024

10 anos da estratégia VSPEA em Pernambuco - II Seminário da VSPEA é realizado na SES-PE

Considerando a importância da temática e visando o fortalecimento da estratégia dez anos após a sua implantação, em 2023, aconteceu o II Seminário da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). O seminário foi executado em duas etapas, sendo a primeira etapa macrorregional e a segunda estadual.

Durante o evento foi caracterizado o processo de implementação da VSPEA nos 50 municípios prioritários do estado de Pernambuco, e foram apresentadas as experiências exitosas desenvolvidas nos municípios prioritários no quadriênio (2020-2023). Além disso, foi possível dialogar acerca dos critérios para a implantação dos municípios prioritários e tratar das estratégias de articulação intra e intersetorial da VSPEA, debatendo sobre indicadores e metas para o período 2024-2027.

A etapa preparatória macrorregional do evento ocorreu em novembro de 2023, de forma online, subdivididos em quatro macrorregionais de saúde, sendo estas: Metropolitana, Agreste, Sertão e Vale do São Francisco e Araripe. Ao todo, participaram das etapas macrorregionais 58 profissionais pertencentes às equipes de Vigilância em Saúde regionais e municipais, estando inclusos: Gerentes, Coordenadores e Apoiadores de Vigilância em Saúde; Gerentes, Coordenadores e Apoiadores de Vigilância Ambiental; Coordenadores e Apoiadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador; Coordenadores e Apoiadores de Vigilância Epidemiológica; equipe técnica da APEVISA, equipe técnica do CEREST estadual e CERESTs regionais, além de residentes em saúde coletiva da ESPPE.



Os municípios apresentaram o processo de implantação e implementação da VSPEA, as atividades e ações desenvolvidas no território, sendo avaliados por meio de um formulário que caracterizou o desenvolvimento da estratégia no município. Além disso, construíram um resumo simples de uma experiência da VSPEA desenvolvida em seu território. Os melhores trabalhos foram selecionados para uma mesa de debate e os demais apresentaram suas experiências na exposição em banner na etapa estadual.

A etapa estadual do evento aconteceu no dia 18 de dezembro de 2023, de forma presencial, na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e com transmissão online. O evento contou com a participação de mais de 100 profissionais. A etapa estadual do evento também celebrou o cumprimento da meta estabelecida pelo Minisério da Saúde, que estabeleceu o percentual de 60% dos municípios prioritários com a VSPEA implantada para todos os estados.


Como ressaltou a coordenadora da Vigilância de Populações Expostas à Contaminantes Químicos e Físicos (Vigipeq): 

“Pernambuco é um dos estados que têm esse perfil de fortalecimento da Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). Conseguimos atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde (MS), que determinava que até 2023 60% dos municípios tivessem a VSPEA implantada, e hoje estamos com 62%. Este tipo de vigilância, que tem muita particularidade com outras áreas, como meio ambiente, controle da qualidade da água, dependendo fortemente da articulação com outros órgãos”

evento contou com a participação de um painel ministrado pela Coordenadora da VSPEA nacional (CGVAM/MS), Denise Piccirillo, que fez um balanço das ações da VSPEA no quadriênio 2020-2023 e as perspectivas de atuação para 2024-2027. A equipe da VSPEA estadual apresentou um panorama do quadrienio e das perspctivas para o estado de Pernambuco. Também aconteceu uma mesa de debate com os municípios que se destacaram na etapa macrorregional, discutindo acerca dos desafios na implantação e implementação em seu território.

O seminário contou com a participação de diversos especialistas envolvidos com a temática, dentre eles: 1) Gerência de Atenção Primária (GAP); 2) Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernamco (ADAGRO); 3) Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA); instituições de ensino: 1) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e 2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Penambuco (IFPE); além da representação de segmentos sociais: 1) Conselho Estadual de Saúde (CES); 2) Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco (SINDACS/PE); 3) Serviço Alternativo de Tecnologia (SERTA); 4) Federação do trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

Na ocasião, também houve exposição em banners de 8 municípios prioritários, os quais foram desenvolvidos a partir das experiencias exitosas, estruturados a partir dos seguintes eixos: ações de promoção e prevenção, articulação intersetorial, articulação com a Rede de Atenção á Saúde, participação e controle social, educação permanente em saúde, educação popular em saúde.






Por fim, seis municípios foram premiados na etapa, sendo estes: Ipojuca, Água Preta, Goiana, Manari, Sirinhaém e Vitória de Santo Antão. O II Seminário VSPEA reforçou o compromisso do estado de Pernambuco com o fortalecimento e a consolidação da estratégia dez anos após sua implantação

Para acessar todas do evento, você pode clicar aqui. 

Município de Ipojuca é premiado com a melhor experiência apresentada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Início das aulas do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador

Hoje 07 de maio começaram as aulas do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco. O curs...