A atividade que teve por objetivo dialogar com os trabalhadores desta categoria acerca de diferentes temáticas que envolvem questões relacionadas a saúde, segurança no trânsito e direitos trabalhistas e previdenciários.
Da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, estiveram presentes o Cerest Estadual Pernambuco e a área técnica de Acidentes de Transportes Terrestres. Na ocasião, a coordenadora do Cerest Estadual, Silvânia Alves, apresentou dados parciais do questionário sobre condições de trabalho, saúde e vida, aplicado com os trabalhadores subordinados aos aplicativos pela equipe de saúde do trabalhador, entre os meses de abril e dezembro de 2022. Entre os dados apresentados, a coordenadora destacou as extensas jornadas de trabalho, de 9 a 12 horas diárias, declaradas por 65% dos trabalhadores que responderam ao questionário, a renda auferida, que não ultrapassou 2 salário mínimos em 51% das respostas e o elevado número de acidentes de trabalho no trânsito, relatado por quase 50% dos respondentes.
Silvânia ainda apresentou a série de cartilhas temáticas produzidas pelo Cerest Estadual PE em parceria com diversas instituições do estado. As cartilhas estão dividas em 4 (quatro) números temáticos (1 - onde encontrar apoio na rede de saúde; 2- prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; 3- trânsito seguro e 4- trabalhador por aplicativo e seus direitos). O conteúdo das cartilhas pode ser acessado clicando aqui ou pelo QR Code abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário