Páginas
- Postagens
- Materiais
- Regionalização em Pernambuco
- Notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho
- Fale conosco
- VI Macro Nordeste 2017
- I Mostra de Experiências Exitosas - 2018
- Curso de Investigação de ATG
- Covid-19 e Saúde do Trabalhador
- Podcast Fala, Trabalhador(a)!
- CEVORT
- Diálogos com Áreas Técnicas - Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
31 de jan. de 2024
Fala, trabalhador(a)! Ep. 15 - Saúde Mental e Trabalho: é preciso cuidar de janeiro a janeiro
30 de jan. de 2024
Cerest Estadual realiza matriciamento junto ao Cerest Goiana
O Cerest Estadual PE, representado pela coordenadora, Silvânia Alves, e pela técnica de referência, Doris Vianna, realizou na última quarta-feira, (24/01/2024), a primeira visita técnica ao Cerest Regional Goiana que teve como objetivo intensificar o apoio matricial para o fortalecimento das ações dos Cerests Regionais em seu território de atuação.
No momento, o Cerest Regional Goiana apresentou um balanço das ações realizadas no ano de 2023, apontando as dificuldades e potencialidades para execução das atividades, como também o Plano de Trabalho para o ano de 2024. O Cerest Regional Goiana, em 2023, apresentou avanço quanto às ações desenvolvidas em seu território, que envolve 26 municípios, distribuídos em três regionais (I, II e XII Geres) sendo bem avaliado no Qualifica Cerest. Dentre as estratégias desenvolvidas foram reforçadas a atuação conjunta com a Atenção Primária, Conselhos Municipais de Saúde, Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), Vigilância Epidemiológica Hospitalar e entre os mais diversos setores produtivos da região, promovendo ações que beneficiam a saúde dos trabalhadores.
A estratégia de matriciamento faz parte do plano de trabalho do Cerest Estadual Pernambuco e visa qualificar o apoio oferecido aos Cerest Regionais de Pernambuco. Estão previstos momentos periódicos com todos os Cerest Regionais com objetivo de dialogar e encaminhar ações prioritárias para saúde do trabalhador no Estado de Pernambuco.
29 de jan. de 2024
Cerest Regional Petrolina promove palestra em alusão ao Janeiro Branco
A palestra sobre o cuidado com a Saúde Mental do trabalhador foi realizada no município de Petrolina, no dia 11 de janeiro de 2024, pelo Cerest Regional Petrolina para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Durante a oficina foi abordado sobre o cuidado com a saúde mental do trabalhador e cuidados com o ambiente de trabalho, assédio moral e Síndrome de Burnout. A palestra foi realizada pela psicóloga do Cerest, Gabriella Wrublewski, que finalizou com a dinâmica do corredor do cuidado, compareceram uma média de 70 ACS.
17 de jan. de 2024
Informe Intoxicação Exógena 02/2024 - pomadas capilares
15 de jan. de 2024
Informe Visat - Janeiro a Dezembro de 2023
12 de jan. de 2024
Cerest Estadual promoverá live em alusão ao Janeiro Branco
11 de jan. de 2024
Informe Intoxicação Exógena 01/2024 - pomadas capilares
10 de jan. de 2024
10 anos da estratégia VSPEA em Pernambuco - II Seminário da VSPEA é realizado na SES-PE
Considerando a importância da temática e visando o fortalecimento da estratégia dez anos após a sua implantação, em 2023, aconteceu o II Seminário da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). O seminário foi executado em duas etapas, sendo a primeira etapa macrorregional e a segunda estadual.
![]() |
Município de Ipojuca é premiado com a melhor experiência apresentada |
8 de jan. de 2024
Cerest Estadual participa de ação promovida pelo SEAMBAPE
A atividade que teve por objetivo dialogar com os trabalhadores desta categoria acerca de diferentes temáticas que envolvem questões relacionadas a saúde, segurança no trânsito e direitos trabalhistas e previdenciários.
Da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, estiveram presentes o Cerest Estadual Pernambuco e a área técnica de Acidentes de Transportes Terrestres. Na ocasião, a coordenadora do Cerest Estadual, Silvânia Alves, apresentou dados parciais do questionário sobre condições de trabalho, saúde e vida, aplicado com os trabalhadores subordinados aos aplicativos pela equipe de saúde do trabalhador, entre os meses de abril e dezembro de 2022. Entre os dados apresentados, a coordenadora destacou as extensas jornadas de trabalho, de 9 a 12 horas diárias, declaradas por 65% dos trabalhadores que responderam ao questionário, a renda auferida, que não ultrapassou 2 salário mínimos em 51% das respostas e o elevado número de acidentes de trabalho no trânsito, relatado por quase 50% dos respondentes.
Silvânia ainda apresentou a série de cartilhas temáticas produzidas pelo Cerest Estadual PE em parceria com diversas instituições do estado. As cartilhas estão dividas em 4 (quatro) números temáticos (1 - onde encontrar apoio na rede de saúde; 2- prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; 3- trânsito seguro e 4- trabalhador por aplicativo e seus direitos). O conteúdo das cartilhas pode ser acessado clicando aqui ou pelo QR Code abaixo.
Cerest Estadual Participa da Reunião do Getrin 6ª Região
No dia 24 de Abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual/ PE), esteve presente na primeira reunião de 2025 do G...
-
panfleto nacionalmente utilizado em 2018 Hoje (12/06) foram realizadas várias atividades em alusão ao Dia M...
-
Com o objetivo de fortalecer as práticas de prevenção e promoção à saúde mental no ambiente de trabalho, o Centro de Referência em Saúd...
-
O Cerest Estadual Pernambuco em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública convidam para o debate: Trabalhadores invisibilizados e a...