12 de nov. de 2020

Cerest Estadual PE propõe projeto para promoção da saúde de trabalhadores de aplicativos

 Matéria original em TRT6

                                                     Foto: Roberta Mariz/TRT-PE

O desembargador Fábio Farias, gestor regional do Programa Trabalho Seguro em Pernambuco, recebeu, na tarde da terça-feira (10), o deputado Aluíso Lessa. Em seu gabinete, no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o magistrado articulou uma parceria entre o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) – integrado pelo TRT-PE e outras entidades –, e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

“Projeto saúde do trabalhador: promoção à saúde e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho de trabalhadores de aplicativos” foi proposto pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (Cerest), que também compõe o Getrin6, após iniciativa do deputado, e será financiado com parte do orçamento da Secretaria da Saúde para 2021, buscando atender as necessidades concretas de categoriais de trabalhadores que são mais vulnerabilizadas, como é o caso dos trabalhadores de aplicativos. Estão previstas ações de educação em saúde, cadastramento de trabalhadores, distribuição de materiais de proteção e publicização de campanha sobre a saúde dos trabalhadores de apps.

Tathiane Andréa Bezerra de Sá, coordenadora do Cerest, explica que a instituição é um dispositivo contemplado pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), que, implantada em 2012, vem levando em consideração todos os trabalhadores, sejam formais ou informais, uma vez que o trabalho autônomo vem crescendo sobremaneira ao longo dos últimos anos, em razão das novas tecnologias. “Uma de nossas funções é atuar como articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS e se tornando pólo irradiador de ações e experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica”, destaca.

 “Apoiar um projeto como esse e saber que a Alepe está voltada para a saúde do trabalhador é animador”, ressalta Fábio Farias.
 

Getrin6 - O Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Além do TRT-PE, integram o Getrin6 as seguintes instituições: Associação dos Magistrados Trabalhistas da 6ª Região (Amatra6), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), Prefeitura Municipal de Olinda, Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP), Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape), Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast), Fundação Apolônio Salles, Sindicato dos Bancários, Vigilância Sanitária, além dos Cerests de Pernambuco, Recife e Jaboatão dos Guararapes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1ª Reunião do Grupo Técnico de Vigilância de Óbitos Relacionados ao Trabalho

Foi realizada no dia 11 de novembro de 2024, no Cerest Estadual Pernambuco, a 1ª Reunião do Grupo Técnico de Vigilância de Óbitos Relacionad...