18 de out. de 2019

Cerest estadual de Pernambuco promove formação sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho para a rede de saúde mental da Região Metropolitana do Recife e VI Geres

Dando continuidade as formações para a notificação dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (Cerest-Pe) no mês de setembro de 2019 realizou três formações para os Núcleos de Apoio Psicossocial (NUAPS), os Centros de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CRESAT) e as Vigilâncias Epidemiológicas Hospitalares (VEH) das seguintes unidades: Hospital Jaboatão dos Prazeres, Hospital Ulisses Pernambucano e Hospital Agamenom Magalhães.

Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano

Hospital Agamenon Magalhães

Hospital Jaboatão Prazeres

No dia 17 de outubro de 2019, foi realizada formação para os profissionais dos NUAPS da VI Região de Saúde e do Hospital Regional Rui de Barros Correia, em Arcoverde. Também foram capacitados os trabalhadores dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) dos municípios de Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Manarí, Pedra,  Petrolândia, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Sertânia e Tupanatinga, dos Polos Bases Indígenas de Jatobá e Tacaratu, e as Coordenações de Saúde Mental de Arcoverde, Buíque, Pedra e Venturosa,  as referência técnica de saúde do trabalhador, coordenação de atenção à saúde e a gestão de recursos humanos da VI Geres, e os profissionais de recursos humanos do Hospital Regional Rui de Barros Correia. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Unidade de Apoio Psicossocial (UNIAPS) e com a VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres).


Foi um momento importante para as unidades darem início a realização das notificações dos transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT), onde foram discutidos a importância do estabelecimento do nexo causal dos casos de TMRT e o preenchimento da ficha baseado no instrutivo. Com essa iniciativa espera-se a ampliação das notificações dos transtornos mentais relacionados ao trabalho para que tenhamos subsídios para a tomada de ações, seja no planejamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), como também para a construção do perfil epidemiológico dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no estado de Pernambuco.

As formações são ministradas pela Apoiadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador/Psicóloga do Cerest Estadual, Ana Lúcia Queiroz, com o tema: "Transtornos Mentais Relacionados Ao Trabalho".

Acesse os materiais utilizados na formação:
1) Folder transtornos mentais relacionados ao trabalho clique aqui;
2) Instrutivo para notificação de Transtornos mentais relacionados ao trabalho clique aqui;
3) Protocolo de Atenção à Saúde Mental e Trabalho clique aqui;
4) Ficha de Notificação de Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho clique aqui;
5) Nota Informativa nº94/2019 - Ministério da Saúde clique aqui.



VI Região de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cerest Estadual participa de ação alusiva ao Dia da Mulher promovida pelo Sindicato dos Entregadores por APP

  Na tarde da última segunda-feira, 11 de março de 2024,  no auditório do Centro de Treinamento da Honda, ocorreu evento em alusão ao mês da...