Dando continuidade as formações para a notificação dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (Cerest-Pe) no mês de setembro de 2019 realizou três formações para os Núcleos de Apoio Psicossocial (NUAPS), os Centros de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CRESAT) e as Vigilâncias Epidemiológicas Hospitalares (VEH) das seguintes unidades: Hospital Jaboatão dos Prazeres, Hospital Ulisses Pernambucano e Hospital Agamenom Magalhães.
Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano |
Hospital Agamenon Magalhães |
Hospital Jaboatão Prazeres |
No dia 17 de outubro de 2019, foi realizada formação para os profissionais dos NUAPS da VI Região de Saúde e do Hospital Regional Rui de Barros Correia, em Arcoverde. Também foram capacitados os trabalhadores dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) dos municípios de Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Sertânia e Tupanatinga, dos Polos Bases Indígenas de Jatobá e Tacaratu, e as Coordenações de Saúde Mental de Arcoverde, Buíque, Pedra e Venturosa, as referência técnica de saúde do trabalhador, coordenação de atenção à saúde e a gestão de recursos humanos da VI Geres, e os profissionais de recursos humanos do Hospital Regional Rui de Barros Correia. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Unidade de Apoio Psicossocial (UNIAPS) e com a VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres).
Foi um momento importante para as unidades darem início a realização das notificações dos transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT), onde foram discutidos a importância do estabelecimento do nexo causal dos casos de TMRT e o preenchimento da ficha baseado no instrutivo. Com essa iniciativa espera-se a ampliação das notificações dos transtornos mentais relacionados ao trabalho para que tenhamos subsídios para a tomada de ações, seja no planejamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), como também para a construção do perfil epidemiológico dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no estado de Pernambuco.
As formações são ministradas pela Apoiadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador/Psicóloga do Cerest Estadual, Ana Lúcia Queiroz, com o tema: "Transtornos Mentais Relacionados Ao Trabalho".
Acesse os materiais utilizados na formação:
1) Folder transtornos mentais relacionados ao trabalho clique aqui;
2) Instrutivo para notificação de Transtornos mentais relacionados ao trabalho clique aqui;
3) Protocolo de Atenção à Saúde Mental e Trabalho clique aqui;
4) Ficha de Notificação de Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho clique aqui;
5) Nota Informativa nº94/2019 - Ministério da Saúde clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário