Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora- Turma Agreste de Pernambuco
Entre os dias 04 a 06 de novembro foi realizada, em Garanhuns, a 4ª Unidade de Aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Turma Agreste de Pernambuco.
Esta foi a Unidade de encerramento do curso e contou com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos(as) cursistas ao longo do processo formativo.
Desta unidade, participaram 35 profissionais das seguintes Gerências Regionais de Saúde (Geres): III Geres (Palmares); IV Geres (Caruaru); V Geres (Garanhuns); VI Geres (Arcoverde) e X Geres (Afogados da Ingazeira). Estavam presentes representações dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); das Vigilâncias em Saúde municipais; das referências técnicas em saúde do trabalhador e da trabalhadora das Geres e das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).
Durante os três dias as discussões foram conduzidas por Paulo Lira, Gerente da Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; pelo Prof. Dr. Ildeberto Muniz da Faculdade de Medicina de Botucatu (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP), pela Profª. Drª. Fátima Rangel e pelo Profº Drº. Marcelo Moreno, ambos do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Fiocruz/RJ).
Nos dois primeiros dias desta Unidade, os grupos apresentaram os trabalhos construídos nas 3 atividades de dispersão propostas pelo curso.
Assim, foram apresentadas as Análises de Situação de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, proposta na Unidade 1; as ações de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT), proposta na Unidade 2; e as atividades de comunicação em Saúde do Trabalhador, proposta na Unidade 3.
O terceiro dia desta Unidade iniciou com uma café da manhã especial preparado pelas mulheres da Associação de Mulheres Guerreiras Quilombolas do Castainho. Em seguida, aconteceu a mesa de encerramento do curso que contou com a presença de Karla Baêta, Diretora Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária; Lindinere Ferreira, da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) Estadual e Fátima Rangel, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Fiocruz/RJ) e coordenadora do curso. Por fim, o dia encerrou com um momento cultural, em que os(as) participantes apresentaram suas criações artísticas, como cordel, música, poesia e teatro.




