Nos dias 10 e 11 de novembro, ocorreu o Encontro Pernambucano de Comunicação em Saúde e o II Encontro Nacional de Comunicadores da Gestão Estadual do SUS. O evento foi realizado no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife, e reuniu equipes de comunicação do SUS de diversas regiões do Brasil, fortalecendo a integração entre profissionais que atuam na difusão de informações em saúde pública.
Páginas
- Postagens
- Materiais
- Fale conosco!
- Regionalização em Pernambuco
- Diálogos com Áreas Técnicas - Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
- VI Macro Nordeste 2017
- Notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho
- Podcast Fala, Trabalhador(a)!
- I Mostra de Experiências Exitosas - 2018
- Curso de Investigação de ATG
- Covid-19 e Saúde do Trabalhador
- CEVORT
28 de nov. de 2025
Pernambuco sediou o Encontro Pernambucano de Comunicação em Saúde e o II Encontro Nacional de Comunicadores da Gestão Estadual do SUS
27 de nov. de 2025
Oficina Regional NE da RENASTT é realizada em Pernambuco
Nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, Pernambuco sediou mais uma etapa das Oficinas Regionais da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTT), - Da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) à Vigilância dos Processos Produtivos – Região Nordeste.
O encontro ocorreu no Hotel Jangadeiro, em Recife, e constituiu um importante espaço de construção coletiva e de fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Participaram do evento representantes da Saúde do Trabalhador dos nove estados da Região Nordeste, integrantes do Ministério da Saúde, além de profissionais de diversas instituições parceiras.
Durante a oficina, foram debatidos os avanços e desafios relacionados à Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) e apresentado o novo aplicativo da LDRT, ferramenta que irá apoiar profissionais de saúde, trabalhadores e a população em geral no acesso às informações sobre doenças associadas ao trabalho. A programação contou, ainda, com atividades práticas que favoreceram a integração entre os participantes e o aprofundamento da temática, além de momentos de debate e troca de experiências.
O encontro possibilitou o compartilhamento de práticas entre a RENASTT NE, contribuindo para o aprimoramento técnico e o alinhamento de estratégias voltadas à utilização da LDRT na prática cotidiana dos profissionais do SUS.
Iniciativas como essa reforçam o compromisso com uma atuação integrada, preventiva e centrada na promoção e proteção da saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores que impulsionam o desenvolvimento da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Região Nordeste.
Congresso Pernambucano de Inovação & Integração em Saúde (CPIIS) e a 1ª Mostra Pernambucana de Experiências Exitosas em Saúde (MEX-SAÚDE PE)
O Congresso Pernambucano de Inovação & Integração em Saúde (CPIIS) aconteceu em conjunto com a 1ª Mostra Pernambucana de Experiências Exitosas em Saúde (MEX-SAÚDE PE), iniciativa que tem teve como objetivo reconhecer, valorizar e premiar práticas inovadoras desenvolvidas nos municípios, nas Gerências Regionais e na esfera estadual.
A Mostra Exitosa da SES-PE se consolidou como um marco de inovação e integração na saúde pública pernambucana, fortalecendo o intercâmbio de experiências e ampliando a visibilidade de ações que qualificam a vigilância, o cuidado e a gestão em saúde. O evento contribuiu significativamente para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco, ao estimular a disseminação de práticas transformadoras e promover o diálogo entre diferentes equipes, territórios e áreas técnicas.

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador - GVSAT, da qual fazem parte o CEREST Estadual de Pernambuco e a Unidade de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho, participou ativamente do evento, apresentando 10 experiências desenvolvidas pela equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador reforçando a necessidade de fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no estado.
Experiências apresentadas pela VISAT no CPIIS:
3. Vigilância em Saúde da População Exposta à Agrotóxicos (VSPEA): desafios no cadastramento de trabalhadores(as) rurais nos municípios prioritários de Pernambuco
7. Pactuação da nova regionalização dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador em Pernambuco: estratégia de fortalecimento da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Encerramento da Turma Agreste do Programa de Formação em VISATT é realizado em Garanhuns
Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora- Turma Agreste de Pernambuco
Entre os dias 04 a 06 de novembro foi realizada, em Garanhuns, a 4ª Unidade de Aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Turma Agreste de Pernambuco.
Esta foi a Unidade de encerramento do curso e contou com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos(as) cursistas ao longo do processo formativo.
Desta unidade, participaram 35 profissionais das seguintes Gerências Regionais de Saúde (Geres): III Geres (Palmares); IV Geres (Caruaru); V Geres (Garanhuns); VI Geres (Arcoverde) e X Geres (Afogados da Ingazeira). Estavam presentes representações dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); das Vigilâncias em Saúde municipais; das referências técnicas em saúde do trabalhador e da trabalhadora das Geres e das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).
Durante os três dias as discussões foram conduzidas por Paulo Lira, Gerente da Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; pelo Prof. Dr. Ildeberto Muniz da Faculdade de Medicina de Botucatu (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP), pela Profª. Drª. Fátima Rangel e pelo Profº Drº. Marcelo Moreno, ambos do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Fiocruz/RJ).
Nos dois primeiros dias desta Unidade, os grupos apresentaram os trabalhos construídos nas 3 atividades de dispersão propostas pelo curso.
Assim, foram apresentadas as Análises de Situação de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, proposta na Unidade 1; as ações de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT), proposta na Unidade 2; e as atividades de comunicação em Saúde do Trabalhador, proposta na Unidade 3.
O terceiro dia desta Unidade iniciou com uma café da manhã especial preparado pelas mulheres da Associação de Mulheres Guerreiras Quilombolas do Castainho. Em seguida, aconteceu a mesa de encerramento do curso que contou com a presença de Karla Baêta, Diretora Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária; Lindinere Ferreira, da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) Estadual e Fátima Rangel, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Fiocruz/RJ) e coordenadora do curso. Por fim, o dia encerrou com um momento cultural, em que os(as) participantes apresentaram suas criações artísticas, como cordel, música, poesia e teatro.
17 de nov. de 2025
🎙️ Novo episódio no ar! Podcast Fala, Trabalhador(a)! Episódio #23
O Blog de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, tem o prazer de divulgar o episódio #23 do podcast Fala, Trabalhador(a)!
Com mais uma edição especial intitulada “Vozes do Agreste: Diálogo sobre o Programa de Formação em VISATT”. Neste episódio, diferentes profissionais que integram o Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISATT) compartilham suas experiências, percepções e aprendizados.
Participações desta edição:4 de nov. de 2025
Cerest Estadual Pernambuco participa da IV Oficina do Observatório Nacional de Saúde Mental & Trabalho
A IV Oficina do Observatório Nacional de Saúde Mental & Trabalho, ocorreu em Salvador- Bahia, no período de 22 a 24 de outubro de 2025, cujo tema foi: Proposições para a consolidação de politicas públicas e avanços do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Oficina foi um espaço estratégico de debate, integração e construção coletiva, onde reuniu pesquisadores, gestores e profissionais da saúde do trabalhador para discutir desafios e propor caminhos voltados à promoção da saúde mental e à prevenção de agravos relacionados ao trabalho.
No 1º dia, na mesa de abertura foi composta por representantes da CGSAT-MS, NEP-BA, Cerest-BA, Escola de Enfermagem da UFBA, Departamento de Saúde Coletica da UNICAMP e CISTT Nacional, logo após a mesa, aconteceu a conferência de abertura com o tema Trabalho e a Rede de Atenção Psicossocial: Avanços e Desafios na Articulação com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora ministrado pelo Coordenador-Geral da Rede de Atenção Psicossocial do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde que apresentou alguns indicadores da saúde mental no trabalho.
Em seguida foi o lançamento do livro Observatório Saúde Mental e Trabalho: Reunindo Esforços Por Direitos em Bem-Viver, no qual reúne conhecimentos, experiências e estratégias fundamentais para quem acredita que um mundo do trabalho mais saudável e digno é possível.
Já no 2º dia aconteceram mesas redondas abordando os seguintes temas:
- Politicas de Saúde Mental e Trabalho: Interseções e Pespectivas;
- Vigilância Popular: Controle Social na Vigilância em Saúde Mental e Trabalho;
- Saúde Mental e Trabalho: A Visão dos Trabalhadores e Trabalhadoras;
Também aconteceu um painel de experiências nas ações de saúde mental e trabalho apresentados pelos Cerest Estaduais da Bahia e Minas Gerais, Universidade do Rio Grande do Sul e pela Universidade Federal da Bahia.
Participaram da oficina vários Cerest Estaduais e a psicóloga Ana Lúcia de Queiroz Barbosa esteve representando o Cerest Estadual de Pernambuco, reafirmando a importância de integrar saúde mental na atenção ao trabalhador, não apenas em nível especializado, mas na atenção primária, vigilância e redes.
No último dia, ocorreu a mesa redonda com o tema “Mudanças Climáticas e os Desafios para a Saúde dos Trabalhadores”, mesa dialogada “Saúde Mental e Trabalho em Grupos Vulnerabilizados”, a Conferência Internacional “Estressores no Trabalho e Saúde Mental: Novas Evidências e Aplicações para Intervenção” com Johannes Siegrist da Universidade de Heinrich-Heine de Düsseldorf – Alemanha.
Pernambuco tem novo Cerest! Publicada Portaria de habilitação do Cerest Serra Talhada
O estado de Pernambuco tem oficialmente um novo Cerest Regional, no dia 11 de dezembro, foi publicada a Portaria GM/MS Nº 9.296 que "H...
-
Com o objetivo de fortalecer as práticas de prevenção e promoção à saúde mental no ambiente de trabalho, o Centro de Referência em Saúd...
-
Via SES-PE É com profundo pesar que comunicamos e lamentamos o falecimento de Socorro Martins, delegada da 5ª Conferência Estadual de Saúde ...




















