15 de out. de 2025

Oficina para operacionalização da VSPEA e notificação de intoxicação exógena por agrotóxicos para os municípios prioritários da II GERES


Considerando a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) uma estratégia que tem como objetivo monitorar, prevenir e reduzir os riscos e agravos à saúde decorrentes da exposição de trabalhadores(as) a agrotóxicos. 

No dia 14 de outubro (manhã e tarde), foi realizada na sede da II GERES em Limoeiro, a oficina para operacionalização da VSPEA e Notificação de Intoxicação Exógena por agrotóxicos para os municípios prioritários da II GERES (Passira, Orobó, Bom Jardim, Feira Nova e Limoeiro) em parceria com o CEREST estadual de Pernambuco, com o apoio em conjunto a coordenação de Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Contaminante Químicos (VIGIPEQ).

Durante a oficina, foi realizado uma orientação de como os municípios devem elaborar os seus respectivos planos de ação, além da importância da notificação de intoxicação exógena por agrotóxicos e a relevância dos profissionais de saúde realizarem o cadastro dos agricultores na ficha amarela.




O uso de agrotóxicos no campo brasileiro cresce a cada ano e com ele, aumentam também os riscos à saúde, por isso, a vigilância das populações expostas a agrotóxicos é uma ação essencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais do que um trabalho técnico, a vigilância representa o compromisso coletivo com o direito à saúde com princípios fundamentais para uma sociedade mais justa para todas e todos.

Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador é realizada em Brasilia

Nos últimos dias 8 e 9 de dezembro, ocorreu em Brasília, a Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador do Conselho Nacional de Secretários de Saú...