24 de out. de 2025

Oficina ASSTT – Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizada em Caruaru – II Macrorregião de Saúde de Pernambuco

Entre 20 a 22 de outubro de 2025, foi realizada, no município de Caruaru, a Oficina de Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ASSTT), reunindo profissionais da II Macrorregião de Saúde de Pernambuco. O encontro ocorreu no Caruaru Pallace Hotel. A oficina teve como objetivo: Capacitar os profissionais de saúde em ASSTT, a fim de estabelecer prioridades em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (STT).


Foram convidados para a oficina profissionais dos 53 municípios da II Macrorregão de saúde, incluíndo representantes Gerências Regionais de Saúde (GERES) que compõem a II Macrorregião, técnicos dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e referências municipais e regionais em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, bem como equipes da Vigilância em Saúde.



A atividade está sendo desenvolvida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Pernambuco, ligado a Agência Pernambucana de Vigilância em Sanitária (APEVISA), em parceria com a Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), e contempla atividades presenciais e online.

Além da formação dos profissionais, a partir do conteúdo produzido nas oficinas será publicada a Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco, documento que orientará as ações do campo Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em nosso estado.


22 de out. de 2025

Vigilância das Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) é tema de apoio matricial realizado no município de Feira Nova

Apoio Matricial no município de Feira Nova

No dia 21 de outubro de 2025, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco (CEREST Estadual), em conjunto com a coordenação de Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Contaminante Químicos (VIGIPEQ), realizou apoio matricial, com os profissionais da Atenção Básica à Saúde do município de Feira Nova, na abrangência da II Região de Saúde.

A atividade teve como tema central Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), com o objetivo de fortalecer ações de prevenção, identificação e notificação de agravos relacionados ao trabalho referente as exposições de agrotóxicos no território.


O encontro aconteceu durante todo o dia e foi dividido em dois momentos, no turno da manhã, participaram Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), que dialogaram sobre o papel estratégico da vigilância em saúde relacionada ao adoecimento de trabalhadores rurais e o sobre o cadastramento dos agricultores aplicadores de agrotóxicos. Durante à tarde, foi discutido sobre os perigos da exposição dos trabalhadores aos agrotóxicos, os riscos, sinais e sintomas de intoxicações, além  da importância da notificação qualificada desse agravo. Esse momento foi realizado com a presença de médicos e enfermeiros da rede municipal.



A iniciativa reforça a necessidade de trabalho conjunto entre a Vigilância Ambiental e a Vigilância em Saúde do Trabalhador, além da necessária articulação com a Atenção Básica para a atenção integral das populações.  As ações desenvolvidas compõem o trabalho conjunto entre as equipes de Vigilância de Populações Expostas a Contamininantes Químicos e Físicos (VIGIPEQ) e a equipe do Cerest Estadual Pernambuco na proteção das populações expostas aos agrotóxicos. 

16 de out. de 2025

📢 👦👧Informe 2025 / Ano de Referência 2024 – Acidentes de Trabalho com Crianças e Adolescentes

🔸 O informe elaborado pelo CEREST Estadual/PE apresenta dados sobre os Acidentes de Trabalho com Crianças e Adolescentes notificados em Pernambuco no ano de 2024.

ℹ️ Foram registrados 88 casos no período, sendo a maioria envolvendo meninos de 17 anos, pardos e com ensino médio incompleto. Os acidentes ocorreram principalmente em atividades agropecuárias, confecção de roupas e construção civil.

⚠️ As principais causas apontadas são o contato com objetos cortantes e máquinas, resultando, em grande parte, em incapacidade temporária das vítimas.

💛O informe reforça que o trabalho infantil é proibido por lei e que toda ocorrência deve ser notificada obrigatoriamente ao Sinan, contribuindo para o fortalecimento das ações de vigilância e a erradicação do trabalho infantil em Pernambuco.

📄 Clique aqui e faça o download do documento completo

15 de out. de 2025

Oficina para operacionalização da VSPEA e notificação de intoxicação exógena por agrotóxicos para os municípios prioritários da II GERES


Considerando a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) uma estratégia que tem como objetivo monitorar, prevenir e reduzir os riscos e agravos à saúde decorrentes da exposição de trabalhadores(as) a agrotóxicos. 

No dia 14 de outubro (manhã e tarde), foi realizada na sede da II GERES em Limoeiro, a oficina para operacionalização da VSPEA e Notificação de Intoxicação Exógena por agrotóxicos para os municípios prioritários da II GERES (Passira, Orobó, Bom Jardim, Feira Nova e Limoeiro) em parceria com o CEREST estadual de Pernambuco, com o apoio em conjunto a coordenação de Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Contaminante Químicos (VIGIPEQ).

Durante a oficina, foi realizado uma orientação de como os municípios devem elaborar os seus respectivos planos de ação, além da importância da notificação de intoxicação exógena por agrotóxicos e a relevância dos profissionais de saúde realizarem o cadastro dos agricultores na ficha amarela.




O uso de agrotóxicos no campo brasileiro cresce a cada ano e com ele, aumentam também os riscos à saúde, por isso, a vigilância das populações expostas a agrotóxicos é uma ação essencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais do que um trabalho técnico, a vigilância representa o compromisso coletivo com o direito à saúde com princípios fundamentais para uma sociedade mais justa para todas e todos.

12ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil reforça o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes em Pernambuco

Na última sexta-feira, 10 de outubro de 2025, Pernambuco realizou a 12ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, reunindo instituições, órgãos públicos e movimentos sociais em um ato de mobilização pelo direito à infância protegida.

Com o tema “Das ruas às redes: crianças e adolescentes com proteção integral”, a marcha deste ano destacou os desafios contemporâneos no combate ao trabalho infantil, especialmente diante das novas formas de exploração que surgem também no ambiente digital.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (CEREST Estadual) esteve presente na mobilização, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e com a promoção de um futuro livre de exploração laboral precoce.




Durante o ato, o CEREST Estadual realizou uma fala pública sobre a importância de permanecermos vigilantes diante do aumento dos registros de trabalho infantil no Estado e sobre a responsabilidade compartilhada de toda a sociedade na proteção integral de meninos e meninas.



Também foi enfatizado que o enfrentamento a essa violação requer ações articuladas entre as áreas da saúde, educação, assistência social e trabalho, assegurando a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A marcha reafirmou, mais uma vez, que a erradicação do trabalho infantil é uma causa coletiva, que exige sensibilidade, compromisso e ação constante. Garantir o direito à infância é investir em um futuro mais justo e saudável para todos.


Oficina ASSTT – Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizada em Serra Talhada - III Macro


 



Entre os dias 07 e 09 de outubro de 2025, foi realizada, no município de Serra Talhada, a Oficina  – Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora -ASSTT. O encontro aconteceu no Laboratório de Inovação do SENAC, na Sala Riacho das Graças.

A atividade teve como objetivo principal fortalecer as ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a partir da análise das condições de trabalho e dos principais agravos relacionados ao trabalho, contribuindo para o planejamento de estratégias e políticas públicas no território.

A oficina foi destinada a todos os municípios que compõem a III Macrorregião de Saúde, abrangendo as VI, X e XI Regiões de Saúde. Participaram da atividade os profissionais representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), referências técnicas municipais e regionais em Saúde do Trabalhador, bem como profissionais da Vigilância em Saúde.

O evento contou com a participação de representantes de mais de 20 municípios, entre os quais destacam-se: Serra Talhada, Custódia, Arcoverde, Sertânia, Floresta, Tacaratu, São José do Egito, Tupanatinga, Buíque, Solidão, Pedra, Venturosa, Iguaracy, Petrolândia, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Santa Terezinha, Triunfo, Calumbi, Flores, Jatobá, Itacuruba, Tabira e Carnaubeira da Penha. Também esteve presente uma equipe técnica do Cerest Recife.

   

Durante os três dias de realização da oficina, foram promovidas apresentações, discussões e momentos de construção coletiva, com foco na identificação do perfil sociodemográfico, dos indicadores de morbimortalidade relacionados ao trabalho, do perfil produtivo dos territórios, da rede de atenção à saúde e sua interface com o perfil de adoecimento laboral, bem como da rede de apoio social e institucional existente.

Essa análise visa à qualificação dos profissionais para a elaboração da Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ASSTT), contribuindo para o planejamento de ações em saúde do trabalhador alinhadas às necessidades e especificidades de cada território.

O conteúdo desenvolvido durante a oficina integrará, ainda, a publicação estadual referente à Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Estado de Pernambuco..

A realização da Oficina ASSTT reforça a importância do trabalho coletivo, integrando Estado e municípios, para a promoção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, contribuindo para uma rede mais forte e articulada no enfrentamento dos agravos relacionados ao trabalho.






10 de out. de 2025

Saúde do Trabalhador é tema de Audiência Pública na Alepe

Na última segunda-feira, 06/10, foi realizada na Alepe, audiência pública com a temática Saúde do Trabalhador. A audiência foi convocada pelo Deputado Estadual João Paulo e teve participação de vários sindicatos, centrais sindicais e instituições públicas. 

A área de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco esteve representada pela Diretora Geral da Agência Pernambucna de Vigilância Sanitária, Karla Baêta, e pelo Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira. 

Durante sua fala, Karla, reforçou a necessidade de construção conjunta de uma Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em forma de lei. Acompanhe o conteúdo completo da audiência abaixo: 



Obs. a fala da Diretora da Apevisa inicia à 2h e 7 minutos.

8 de out. de 2025

Cerest Estadual de Pernambuco tem experiências exitosas em destaque no I Simpósio Multidisciplinar sobre Saúde e Trabalho (SIMPSAT)


A SES-PE, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVST), e do Cerest Estadual Pernambuco (CEREST PE), apresentou experiências exitosas do estado em mesa temática sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador no I SIMPSAT, ocorrido no Piauí entre os dias 2 e 4 de outubro.

Oficina Visat ocorreu no dia 02 de outubro

Foram apresentadas as experiências relacionadas à Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho, ao Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco, e as ações desenvolvidas em parceria com trabalhadores de entrega de mercadorias por aplicativos na campanha "Ter saúde é ter direitos".

Experiências exitosas em VISAT/PE

No evento, também foi ministrada pelo gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira,  oficina com a temática VISAT. 


O consultora técnica, Bárbara Santos , apresentou na modalidade póster trabalho do Cerest Estadual Pernambuco, que tratou sobre a realização da Oficina de Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O trabalho foi premiado com o 1º lugar na modalidade relato de experiência.

Bárbara Santos recebe premiação

O evento reuniu pesquisadores, estudantes graduandos e pós-graduados, técnicos e controle social em Saúde do trabalhador de diversos locais do Brasil, contanto também com participações internacionais de especialistas.

7 de out. de 2025

Terceira Unidade de Aprendizagem do Programa de Formação em Visatt da Turma Agreste é realizada em Garanhuns

                                                                                                          


Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro foi realizada, em Garanhuns, a 3ª Unidade de Aprendizagem do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Turma Agreste de Pernambuco. Esta Unidade teve como temática central as discussões sobre Controle Social, Educação e Comunicação em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Participaram desta unidade 35 profissionais das seguintes Regiões de Saúde: III Geres (Palmares); IV Geres (Caruaru); V Geres (Garanhuns); VI Geres (Arcoverde) e X Geres (Afogados da Ingazeira). Estavam presentes representações dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); das Vigilâncias em Saúde dos municípios; das referências técnicas em saúde do trabalhador e da trabalhadora das Geres e das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).

Durante os três dias, as aulas e as discussões foram conduzidas pelaProfª. Drª. Fátima Rangel e pela Profª. Drª. Simone Santos Oliveira do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Fiocruz/RJ).


No segundo dia desta Unidade, aconteceu uma roda de conversa que debateu a Participação Popular em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, contando com a participação de José da Silva Lopes, da Associação Quilombola de Castainho; Cristiana Maria de Andrade e Ana Paula de Albuquerque, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE); Lindinere Jane Bezerra Ferreira, da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) Estadual.






Como atividade de dispersão, os(as) cursistas deverão elaborar, nas respectivas equipes, um plano de ação com foco na comunicação, educação e participação social; bem como, executar uma das ações propostas, priorizando as categorias de trabalhadores e trabalhadoras que já vem trabalhando.

O próximo módulo do curso, que ocorrerá de 04 a 06 de novembro, será o encerramento da formação e contará om as apresentações finais das atividades realizadas pelos grupos durante o curso.


6 de out. de 2025

Trabalho Infantil é Crime!

Fluxo Nacional de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Trabalho Infantil com Explorador(a) Identificável

Toda criança tem direito a brincar, estudar e sonhar — e não a trabalhar. Para proteger esses direitos, o Governo Federal criou o Fluxo Nacional de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Trabalho Infantil com Explorador Identificável.

Esse novo fluxo mostra como as instituições públicas devem agir juntas quando um caso de trabalho infantil é identificado. Ele organiza o caminho da denúncia até o cuidado com a vítima, garantindo acolhimento, proteção e oportunidades.



Quando uma denúncia é feita — inclusive pelo Disque 100, de forma gratuita e anônima — a Auditoria Fiscal do Trabalho apura o caso, afasta a criança da situação de exploração e aciona os serviços necessários.

👩‍⚕️ Na área da Saúde do Trabalhador, profissionais podem ajudar muito! Eles podem identificar sinais de trabalho infantil, acolher as vítimas e encaminhar aos serviços certos.

🚸📞 Disque 100 e ajude a combater o trabalho infantil!

Clique aqui e acesse o material completo.

2 de out. de 2025

📢 💛Informe 2025 / Ano de referência 2024 - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

💛✨Embora a campanha do Setembro Amarelo seja o marco oficial de prevenção ao suicídio, entendemos que a reflexão e a ação sobre saúde mental não podem se restringir a apenas um mês. Por isso, em outubro, damos continuidade à divulgação de informações relevantes sobre o tema, reforçando a importância do diálogo, do acolhimento e da vigilância permanente no ambiente de trabalho.

ℹ️💛O Informe de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) – Ano de referência 2024, elaborado pelo CEREST Estadual/PE, reúne dados atualizados sobre afastamentos, notificações e fatores de risco que impactam diretamente a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras em Pernambuco.

A publicação evidencia que:

✅ A saúde mental no trabalho é um problema de saúde pública em crescimento.

✅ Mulheres representam a maioria dos afastamentos por transtornos mentais.

✅ O estresse, a sobrecarga, o assédio e a gestão inadequada são fatores críticos.

✅ Ambientes de trabalho saudáveis e seguros são essenciais para prevenir adoecimentos e, indiretamente, o suicídio.

ℹ️💛Com este informe, buscamos manter o tema em evidência, contribuindo para quebrar estigmas e fortalecer a rede de apoio e vigilância em saúde do trabalhador. Afinal, cuidar da saúde mental é compromisso coletivo e deve ser pauta de todos os meses.                                                                                                                          

📄 Clique aqui e faça o download do documento completo











📢III Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora👷🏾‍♀️👷🏿‍♂️

 

🗣️No dia 01 de outubro, às 9h da manhã, foi realizado o III Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, um espaço de articulação, troca de experiências e alinhamento das ações estratégicas para o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENASTT) em Pernambuco. O encontro contou com uma pauta ampla e estratégica, envolvendo temas fundamentais para a qualificação da Vigilância em Saúde do Trabalhador sendo elas:

1.Informes gerais;

2.Renastt na Rede de Atenção à Saúde, com apresentações dos CEREST e GERES sobre a: 

* Rede de Atenção à Saúde (RAS) nas áreas de abrangência, considerando os perfis produtivos regionais; * Fluxos assistenciais (oficiais ou não oficiais) no atendimento aos trabalhadores;

3. Linhas de Cuidado em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;

4. Apoio matricial;

5. Alinhamento sobre o encaminhamento de demandas do Ministério Público do Trabalho;

6. Projeto com a CISTT Estadual para criação e/ou reativação das CISTT municipais;

7. Encaminhamentos finais.

😁O colegiado reafirma o compromisso coletivo com a defesa da saúde e da vida dos trabalhadores e trabalhadoras, fortalecendo o diálogo entre os diversos atores da rede e consolidando estratégias que contribuem para a garantia de direitos.

📢INFORMAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO📢

💬NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 360/2025 – Ministério da Saúde



🚨 Atenção, profissionais de saúde e população em geral!

🚨O Ministério da Saúde publicou a Nota Técnica Conjunta nº 360/2025, que orienta sobre o atendimento e a notificação de casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas.

🚨Foram registrados casos em São Paulo e Pernambuco, a situação é considerada um evento de Saúde Pública. A intoxicação por metanol pode causar cegueira, coma e até óbito.

➡️ Todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser notificados imediatamente ao CIEVS Nacional pelos canais oficiais:

📞 Disque-Notifica: 0800 644 6645📧 

📎Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, procure o CIATox ou ligue para o Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001.

⚠️ Bebidas adulteradas com metanol representam grave risco à vida. Previna-se e ajude a salvar vidas!

Cerest Estadual Pernambuco participa da IV Oficina do Observatório Nacional de Saúde Mental & Trabalho

A IV Oficina do Observatório Nacional de Saúde Mental & Trabalho, ocorreu em Salvador- Bahia, no período de 22 a 24 de outubro de 2025, ...