14 de out. de 2024

O Cerest Estadual realiza capacitação de Vigilância em Saúde do Trabalhador para profissionais da Vigilância em Saúde dos municípios da II Regional em Saúde

 Aconteceu no dia 10 de outubro de 2024, no auditório da II GERES, em Limoeiro, a Capacitação de Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico (ATEMB), Intoxicação Exógena (IE) e Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho (IERT) e dos processos de trabalho do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), para a rede de atenção à saúde dos municípios da II GERES.


A capacitação foi promovida pela Área Técnica de ATEMB e de IE da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) - CEREST Estadual e pelo CIATox. Inicialmente foi abordado o conceito, atribuições, diretrizes e marcos históricos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), além da regionalização dos CERESTs Regionais em Pernambuco. Em seguida, foi discutido sobre definição, fatores de risco, prevenção e notificação de ATEMB e IERT, com objetivo de contribuir na vigilância e notificação dos casos. Além disso, discutiu-se sobre acidentes com animais peçonhentos e o suporte técnico do CIATox. Por fim, aconteceu um momento de debate, com exposição de dúvidas e questionamentos do conteúdo.

Janaína Lima - Área Técnica de ATEMB

Rogéria Brito - CIATox

Carla Braz - Área Técnica de IERT

O evento contou com apoio da Referência Técnica em Saúde do Trabalhador da II GERES, na presença de Sineide Oliveira, além de 23 profissionais da Rede de Atenção à Saúde dos municípios de Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Feira Nova, Paudalho, Carpina, Orobó, Bom Jardim e Surubim. A capacitação oportunizou um momento de conhecimento e aprendizado nos aspectos teóricos e práticos do trabalho, proporcionou a qualificação da rede de Saúde do Trabalhador no território pernambucano e contribuiu para o fortalecimento do vínculo entre o CEREST Estadual, CIATox e a Vigilância em Saúde dos municípios.











11 de out. de 2024

Saúde do Trabalhador de Pernambuco apresenta experiência exitosa na Câmara Técnica do Conass

Nos últimos 07 e 08 de outubro, ocorreu em Brasília, reunião presencial da Câmara Técnica em Saúde do Trabalhador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O espaço articula gestores estaduais da Saúde do Trabalhador de todo o Brasil. Pernambuco esteve representado pela Diretora Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Karla Baêta, e pelo Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVSAT), Paulo Lira. 


O primeiro dia de reunião contou com a mesa temática "Precarização das relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador" e teve como debatedores o Procurador do Trabalho e e Coordenador Nacional da Coordenadoria Nacional  de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho, Dr. Renan Bernardi Kalil, e o Coordenador Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), do Ministério da Saúde, Dr. Luís Henrique da Costa Leão. 


Ainda no dia 07, o estado de Pernambuco apresentou experiência exitosa intitulada "Atuação Intersetorial para qualificação das informaçõe focadas na saúde dos trabalhadores por aplicativos". Na apresentação, o gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, destacou as ações desenvolvidas em parceria com sindicato da categoria, Ministério Público do Trabalho e instituições de ensino e pesquisa que culminaram na publicação da série temática "A Saúde dos Trabalhadores por Aplicativos" (acesse aqui). Além disso, foi apresentada nota técnica conjunta nº1/2024, que orienta sobre a notificação dos casos de acidentes de trabalho que envolvem trabalhadores de entrega ou do transporte de passageiros por aplicativos (acesse aqui). O Distrito Fedral também apresentou experência desenvolvida com profissionais da Atenção Primária à Saúde. 

No último de reunião, os estados do Paraná e São Paulo, apresentaram suas experiências exitosas, destacando o uso do sistema de investigação de acidentes de trabalho e a estruturação da vigilância dos trabalhadores expostos ao amianto respectivamente. A reunião foi finalizada com apresentação técnica da CGSAT acerca da notificação dos Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT). 

No período da tarde do dia 08, o espaço da reunião da CT foi cedido a CGSAT que realizou momento presencial com os gestores estaduais destacando as linhas prioritárias de ação nacionais e os momentos preparatórios para o 12º Econtro da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renasttão) e para 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

 



Para saber mais: (clique aqui)


3 de out. de 2024

Ação Setembro Amarelo

 

Com o objetivo de fortalecer as práticas de prevenção e promoção à saúde mental no ambiente de trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Pernambuco (CEREST Estadual) em parceria com a Unidade de Apoio Psicossocial (UNIAPS-PE) e a Coordenação de Vigilância de Acidentes e Violências (VIVA-PE) realizou no dia 30 de setembro de 2024 uma roda de conversa em alusão as ações voltadas ao Setembro Amarelo. A atividade aconteceu no auditório da ESPPE-PE/FUSAM, com tema “Saúde Mental no Trabalho: Ouvir e Acolher”.


Foram explanadas palestras sobre “Fatores de Risco e Vulnerabilidade do Adoecimento Mental no Trabalho” com a psicóloga do Cerest Estadual, Ana Lúcia de Queiroz; “Suicídios em Pernambuco: Principais Meios e Perfil Epidemiológico”, com a coordenadora da VIVA, Mariana Barros; e “Saúde Mental no Trabalho”, com a psicóloga da UNIAPS, Kátia Brasileiro.





O Cerest Estadual realiza capacitação de Vigilância em Saúde do Trabalhador para profissionais da Vigilância em Saúde dos municípios da II Regional em Saúde

  Aconteceu no dia 10 de outubro de 2024, no auditório da II GERES, em Limoeiro, a Capacitação de Acidente de Trabalho com Exposição à Mater...