4 de abr. de 2022

Cerest Estadual Pernambuco realiza oficina sobre Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho com Cerest Regionais e Vigilância Sanitária

Oficina realizada em Caruaru

Nos últimos dias 28/03, 30/03 e 04/04 foram realizadas oficinas abordando o tema "Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho" (VAPT) nos Cerest Caruaru, Palmares e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. Também participaram da oficina inspetores sanitários das Visa municipais de Caruaru e Jaboatão dos Guararapes, além das referências técnicas em saúde do trabalhador das regiões de abrangência dos Cerest. Durante a oficina foram abordados as bases legais que subsidiam a VAPT, bem como suas etapas, as articulações necessárias para sua efetivação e seu caráter processual e continuo. 

Oficina realizada em Palmares

A realização desses espaços tem por objetivo fortalecer as ações em ambientes e processos de trabalho no estado de Pernambuco, sobretudo, as que tem como prioridade o caráter antecipatório da ação. Como encaminhamento das oficinas foi pactuado com os gestores dos Cerest Regionais a eleboração de programação de formações sobre VAPT em seus municípios de abrangência, como também a realização de inspeção sanitária em saúde do trabalhador em conjunto com a VISA municipal e estadual. 


Equipe Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador
No município de Caruaru, uma das etapas da oficina foi a realização de inspeção sanitária em saúde do trabalhador em empresa com atividade produtiva relacionada à fabricação de embalagens plásticas. A atividade contou com a participação de representação dos trabalhadores, que participaram da oficina teórica e da inspeção sanitária, como preconizado pelos princípios da Saúde do Trabalhador. 

Para este semestre ainda estão programadas mais três oficinas, que serão destinadas aos Cerest Goiana, Ouricuri e Petrolina. 


Oficina Cerest Jaboatão dos Guararapes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...