5 de fev. de 2020

Cerest Petrolina realiza ações de promoção à saúde mental do trabalhador na campanha Janeiro Branco

Via Cerest Petrolina 






O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) com sede em Petrolina realizou duas ações de promoção ao cuidado em saúde mental voltados à saúde do trabalhador.  A oficina teve como tema: “Janeiro Branco: Cuidar do mundo é cuidar de mim” e aconteceu no dia 28/01/2020 no município de Petrolina e dia 29/01/2020 em Santa Maria da Boa Vista – Pernambuco. A ação planejada ocorreu em parceria com as coordenações de vigilância em saúde e atenção básica. O público alvo desta ação foram os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). O evento contou com a parceria também de fisioterapeutas e psicólogos do NASF para a realização da Prática Integrativa em Saúde (PICS) de auriculoterapia.


A ação do CEREST teve como propostas discutir sobre promoção ao cuidado em saúde mental e falar sobre estratégias de prevenção ao adoecimento do trabalhador. Na ocasião foi mencionada a importância do preenchimento da ficha de notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho. “Precisamos dos dados para realizar a construção de um perfil epidemiológico sobre o adoecimento relacionado ao trabalho” fala GabriellaWrublewski, psicóloga do CEREST.  Os dados das fichas de notificação são essenciais para conseguirmos levantar um planejamento estratégico e dessa forma, prevenir o adoecimento do trabalhador, disse Jefferson Bezerra, gerente do CEREST-Petrolina. Ao final do evento ficou a mensagem que precisamos criar estratégias para cuidar da saúde mental do trabalhador não só no mês da campanha, mas ao longo do ano. É necessário estruturar políticas públicas que causem impactos na saúde do trabalhador o ano todo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...