17 de dez. de 2019

Seminário Saúde do Trabalhador das Telecomunicações ocorreu no último 12 de dezembro

Mesa de Abertura (Sinttel/Lasat/Cerest Estadual)
No último dia 12 de dezembro ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado de Pernambuco (Sinttel/PE) o Seminário "Saúde dos Trabalhadores das Telecomunicações". O evento foi organizado em parceria do Sinttel com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Pernambuco (Cerest Estadual Pernambuco), o Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat/Fiocruz/PE) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). O evento contou com a presença de trabalhadores de rede externa, teleoperadores, representantes sindicais, trabalhadores da rede de atenção à saúde do trabalhador, controle social da saúde, academia, Tribunal Regional do Trabalho 6ª região, entre outros. Também foi registrada homenagem póstuma ao Sanitarista, Carlos Cazumbá, profissional atuante em defesa da saúde dos trabalhadores que faleceu na última semana. 

A mesa de abertura do evento foi composta pelas instituições que estão organizando a pesquisa em telecomunicações (Cerest Estadual, Sinttel/PE e Lasat/Fiocruz-PE). Os presentes ressaltaram a importância da realização da pesquisa, da publicização dos dados coletados e, sobretudo, da necessidade de intervenções qualificadas em prol da Saúde dos Trabalhadores. Marcelo Beltrão, presidente do Sinttel, reforça a questão: "Estudos sobre a saúde dos trabalhadores de Telecom são escassos no país, em Pernambuco estamos construindo um material inédito e que servirá para outros estados".

Professor Diego Souza

Em seguida, o Prof. Dr. Diego de Oliveira Souza, do programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) conduziu o painel temático "A Saúde dos Trabalhadores na atual conjuntura". O professor enfatizou as mudanças recentes ocorridas em todo mundo do trabalho a partir da década de 1970 e "reforçadas" nos anos 1990 no Brasil, caracterizando como um processo de crise estrutural do capital. Essas mudanças são agudizadas nos últimos governos com a aprovação da reforma trabalhista, lei das terceirizações, mudanças nas Normas Regulamentadoras (NR's), no avanço da informalidade e outras formas precárias e flexíveis de trabalho, como o emblemático processo de "uberização". Diego ainda enfatizou a importância das ações de Saúde do Trabalhador em uma perspectiva de construção e organização coletiva, além da necessidade de fortalecimento da classe trabalhadora em espaços para além dos institucionais. 

Ao comentar sobre o seminário o professor colocou: "O Seminário "Saúde do Trabalhador das Telecomunicações" apresentou uma perspectiva que, embora rara, é extremamente necessária na atual conjuntura. Isto porque trouxe um trabalho coletivo que envolveu diversas instituições como academia, serviços de saúde, Fundacentro e, sobretudo, os próprios trabalhadores. Inclusive, é preciso registrar a importância que tais ações ocorram com o protagonismo dos trabalhadores, assim como foi o seminário". 

Também houve exposição e venda do livro lançado pelo Professor Diego Souza "Saúde do(s) Trabalhador(es): análise ontológica da "questão" ao "campo".

Público presente no evento 

Apoiador em Visat Paulo Lira 
O segundo painel temático "A situação de Saúde dos Trabalhadores de Rede Externa" foi apresentado pelo Apoiador em Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest Estadual, Paulo Lira. Paulo fez um apanhado geral sobre o desenvolvimento da pesquisa desde seu início em 2017, com a categoria de teleoperadores até a finalização da 2ª etapa com os trabalhadores de rede externa. Continuando a apresentação o facilitador  ressaltou que as informações ali apresentadas são parte do processo mais amplo abordado pelo professor Diego na mesa anterior e que necessitam de uma abordagem coletiva e profunda do problema. Foram apresentados dados relacionados a situação de saúde dos trabalhadores de rede externa, sobretudo, enfatizando a necessidade de intervenções que atuem sobre o processo de intensificação do processo de trabalho e extensão das jornadas de trabalho, pois foi identificado que cerca de 94% dos entrevistados realiza horas extras rotineiramente. Os principais problemas relacionados a saúde relatados pelo trabalhadores foram: dores em membros inferiores, dores em coluna, cansaço recorrente, estresse, entre outros.

O último painel  foi dedicado ao pré-lançamento da cartilha "Saúde e Segurança dos Trabalhadores no Serviço de Telecomunicações" organizada em parceria do Sinttel com a Fundacentro, Máximo/SMS e Ranger/SMS. O trabalho também foi iniciado em 2017 e a cartilha está organizada em quatro partes: 1)introdução; 2)Trabalho em altura; 3)Trabalho em Espaços Confinados e 4)Assédio Moral no trabalho.

Homenagem ao educador Hélio Lopes

Ao final do evento o educador da Fundacentro, José Hélio Lopes, foi homenageado, pelo Sinttel. Hélio é um importante agente da saúde do trabalhador no estado de Pernambuco, com diversos serviços e trabalhos voltados para a promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...