26 de abr. de 2019

Cerest Estadual realiza ação com temática do Abril Verde

O mês de abril é dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Algumas fontes relatam que o mês é lembrado por conta de um acidente de trabalho, ocorrido em 28 de abril de 1969, que vitimou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgina, Estados Unidos. Na verdade, a escolha do 28 de abril foi uma iniciativa do movimento sindical canadense em homenagem a implementação de leis que previam indenizações para trabalhadores acidentados. Esta data ficou reconhecida como "Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho".  No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.1121, que institui o dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A relevância da temática se revela ao observar os dados oficiais: dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT) evidenciam que a cada 15 segundos um trabalhador morre vítima de acidente ou doença relacionada ao trabalho. O Brasil ocupa, negativamente, lugar de destaque neste cenário. É o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Se considerarmos apenas os acidentes de trabalho fatais ocorridos no Brasil*, seria como se houvesse uma queda de um avião de grande porte** por mês. 

Todos os anos o Cerest Estadual realiza atividades alusivas ao mês. Neste ano, uma das atividades desenvolvidas teve como público alvo os trabalhadores e trabalhadoras de Call Centers. A escolha da categoria se deu a partir dos resultados de pesquisa realizada em parceria do Cerest Estadual com o Laboratório Saúde. Ambiente e Trabalho (Lasat-Fiocruz/PE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do estado de Pernambuco (Sinttel/PE). 

Os resultados da pesquisa foram alarmantes! Por meio da utilização do Self Reported Questionary (SRQ-20), questionário que avalia indícios da presença de Transtornos Mentais Comuns (TMC), 58% dos trabalhadores*** entrevistados apresentaram indícios de TMC, respondendo sete ou mais questões de forma positiva. O quadro liga o alerta para o reconhecimento dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho. 

Dessa maneira as panfletagens realizadas no mês de abril nos Call Centers, além de abordarem a temática do Abril Verde, foram uma forma de retorno das informações da pesquisa para os teleoperadores. A ação ocorreu em parceria com o Sinttel/PE. 







*A comparação é feita a partir de dados do observatório digital de saúde e segurança do trabalho do Ministério Público do Trabalho. São considerados apenas os trabalhadores formais. Além disso, sabe-se que existe subnotificação de casos. 

** Considerando um avião com capacidade para 200 passageiros. 

***Foram entrevistados ao todo 819 trabalhadores

10 de abr. de 2019

Informe Acidentes de Trabalho Grave - Janeiro a Março de 2019

A equipe técnica de Acidentes de Trabalho Graves divulga o primeiro informe dos casos notificados no SINAN em 2019. Essa publicação ocorre trimestralmente servindo de base para adoção de medidas estratégicas de vigilância desse agravo. 

Neste primeiro trimestre foram notificados 389 casos no SINAN, estando as principais unidades notificadoras localizadas na região metropolitana do Recife e no Agreste. 

Para acessar o documento clique aqui. 


8 de abr. de 2019

Análise das Notificações de Acidente de Trabalho Grave por meio da Plataforma Cievs/PE - 2018 – Janeiro 2019

A equipe técnica responsável pela Vigilância de Acidentes de Trabalho Graves (ATG) divulga neste mês os dados epidemiológicos das notificações de ATG via Cievs/PE e SINAN em 2018. No ano passado foram notificados 1.169 casos de acidentes de trabalho graves pela estratégia Cievs/PE via FormSUS e 2.012 casos no banco do SINAN. Convém destacar o aumento de 150% no volume de notificações via FormSUS, contudo ressalta-se a importância de melhorar a oportunidade das notificações em até 24h, a partir do conhecimento do acidente. Houve aumento nos registros dos casos na área de abrangência da IV Geres e da V Geres, reforçando a importância de sensibilização da rede nas demais Geres do Estado.  

Para acessar este documento clique aqui .



Cerest e SMS de Caruaru realizam formação sobre PEP

A atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru em parceria com o Cerest regional de Caruaru realizou nos dias 02 e 04 de abril de 2019 formação sobre a atualização da Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) para os profissionais de saúde que atuam na rede do município.

Participaram da atividade, gerentes, médicos, coordenadores de Enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais. A facilitadora da capacitação foi a Dra. Elina, infectologista do Centro de Saúde Amélia de Pontes - Lactário. 





Boletim Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico em Caruaru no Ano de 2018

O Cerest regional de Caruaru divulgou recentemente o Boletim Informativo sobre os Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico no Município de Caruaru no Ano de 2018.
O material descreve os dados epidemiológicos desses acidentes, tais como as características sociodemograficas dos trabalhadores acidentados, a ocupação e a circunstância do acidente, dentre outros. Para fazer o donwload do boletim clique aqui ou na imagem abaixo..


Saúde do Trabalhador como Direito Humano é tema de Educação Permanente

Na última quarta-feira (15/01/2025), ocorreu na sala de reuniões do CEREST Estadual, o primeiro encontro para debates sobre o tema central d...