11 de dez. de 2009

Unidade sentinela em saúde do trabalhador é inaugurada no HAM

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inaugura nesta quinta-feira (10/12), às 14h, mais uma unidade sentinela em saúde do trabalhador. Dessa vez, no Hospital Agamenon Magalhães (HAM). O novo setor terá a missão de identificar os acidentes de trabalho que ocorrem em Pernambuco e dão entrada numa das maiores emergências do Estado. Pela primeira vez, os dados serão computados para auxiliar na construção de políticas públicas mais consistentes na área.

Oitenta e quatro profissionais que vão trabalhar nas unidades sentinelas já foram treinados para saber distinguir o que é ou não é um acidente de trabalho. A capacitação englobou servidores dos hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Barão de Lucena, das Clínicas, além do Cisam e da Unidade Mista Torres Galvão, em Paulista. Outros 14 profissionais do Hospital Geral de Areias também foram treinados. A inauguração do serviço nessa última unidade de saúde ocorreu nesta quarta-feira (09/12).

Pernambuco não possui dados epidemiológicos em saúde do trabalhador. Gildázio Moura, gerente de Saúde do Trabalhador, informa que a unidade sentinela possui uma importância fundamental para a sociedade. “Uma pessoa que cai de uma moto e é levado a um hospital pode ser um acidente de trabalho. O que precisamos fazer é investigar, acolher e notificar se aquele trauma, por exemplo, pode ter ocorrido quando o paciente estava entregando uma pizza”, explica Gildazio Moura.

O gerente foi o coordenador de um estudo inédito, em 2008, para saber quantos acidentes de trabalho poderiam ser computados se fosse instalada uma unidade sentinela no Hospital da Restauração. Durante as 720 horas de análise, foram registrados 542 casos. Ou seja, aproximadamente a cada hora, um acidente de trabalho é registrado na unidade de saúde, sendo a maior parte ligada à construção civil.
Com a entrada de mais duas unidades sentinelas, já são 12 inauguradas em quatro meses. Equipados com computador e impressora, os profissionais vão ganhar um espaço reservado nos hospitais para notificar os casos de acidente de trabalho, logo que os pacientes derem entrada nas unidades de saúde. “Até maio de 2010, a expectativa é que possamos trabalhar com os números gerados por os 30 setores”, estima o gerente Gildazio Moura.

Um comentário:

  1. Caro Gildazio,
    Parabéns pela sua competente atuação na Coordenação da Geast/PE.Que venham mais Unidades Sentinelas.
    Um abraço.Geraldo Barbosa

    ResponderExcluir

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...