O Cerest Estadual participou, no dia 22 de outubro de 2024, do "II Seminário de Saúde Mental no Sistema Único de Saúde: uma perspectiva integral da saúde dos trabalhadores", promovido pelo Hospital Jaboatão dos Prazeres em comemoração ao dia do servidor. No seminário foram abordados temas sobre as práticas de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores do SUS.
No turno da manhã, Paulo Lira, Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador – GVST/APEVISA/SES/PE apresentou panorama acerca da atenção integral à saúde do trabalhador no SUS: desafios e possibilidades, onde enfatizou a tripla jornada de trabalho da mulher trabalhadora, da importância da saúde do trabalhador na sociedade atual, onde prevalece a lógica do lucro, do aumento constante da produtividade e do consumo, esse processo causa adoecimento dos trabalhadores nos diversos agravos. Falou que a saúde do trabalhador deve ser uma preocupação no setor da saúde, é de extrema importância articulações do ponto de vista epidemiológico, como também de promoção, de prevenção, de vigilância dos ambientes, processos de trabalho e de intervenções sobre os fatores determinantes da saúde do trabalhador. Também falou sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNSTT, apresentando a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – RENASTT, a diferença da saúde ocupacional e saúde do trabalhador, a nova regionalização e novos Cerest Regionais a serem implantados no Estado.
Em seguida, Silvânia Alves, Coordenadora do Cerest Estadual, abordou o tema "Fatores de Riscos para o Adoecimento Laboral e o papel do Cerest no atendimento ao Trabalhador", no qual apresentou a evolução no mundo do trabalho, os fatores de risco, sinais e sintomas do adoecimento mental no trabalho, das estratégias de um ambiente de trabalho saudável, de como manter a saúde mental e da vigilância dos transtornos mentais relacionados ao trabalho.
Estavam como palestrantes no turno da manhã Paula Pereira – Coordenadora da Saúde Mental de Jaboatão e a Verônica Cisneiros – Gerente de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do HJP.
No turno da tarde contou com a participação de Alessandra de Sousa – Coordenadora do Nuaps da VI Geres, Dhyego Lima – Terapeuta Ocupacional da UNIAPS, Matheus Cassimiro – Engenheiro de Segurança do Trabalho – NASST/HJP e Rodrigo Patriota – Médico Geriatra da SES/PE.
O evento teve como público alvo os trabalhadores do Hospital Jaboatão Prazeres e aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário