11 de out. de 2024

Saúde do Trabalhador de Pernambuco apresenta experiência exitosa na Câmara Técnica do Conass

Nos últimos 07 e 08 de outubro, ocorreu em Brasília, reunião presencial da Câmara Técnica em Saúde do Trabalhador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O espaço articula gestores estaduais da Saúde do Trabalhador de todo o Brasil. Pernambuco esteve representado pela Diretora Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Karla Baêta, e pelo Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVSAT), Paulo Lira. 


O primeiro dia de reunião contou com a mesa temática "Precarização das relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador" e teve como debatedores o Procurador do Trabalho e e Coordenador Nacional da Coordenadoria Nacional  de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho, Dr. Renan Bernardi Kalil, e o Coordenador Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), do Ministério da Saúde, Dr. Luís Henrique da Costa Leão. 


Ainda no dia 07, o estado de Pernambuco apresentou experiência exitosa intitulada "Atuação Intersetorial para qualificação das informaçõe focadas na saúde dos trabalhadores por aplicativos". Na apresentação, o gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, destacou as ações desenvolvidas em parceria com sindicato da categoria, Ministério Público do Trabalho e instituições de ensino e pesquisa que culminaram na publicação da série temática "A Saúde dos Trabalhadores por Aplicativos" (acesse aqui). Além disso, foi apresentada nota técnica conjunta nº1/2024, que orienta sobre a notificação dos casos de acidentes de trabalho que envolvem trabalhadores de entrega ou do transporte de passageiros por aplicativos (acesse aqui). O Distrito Fedral também apresentou experência desenvolvida com profissionais da Atenção Primária à Saúde. 

No último de reunião, os estados do Paraná e São Paulo, apresentaram suas experiências exitosas, destacando o uso do sistema de investigação de acidentes de trabalho e a estruturação da vigilância dos trabalhadores expostos ao amianto respectivamente. A reunião foi finalizada com apresentação técnica da CGSAT acerca da notificação dos Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT). 

No período da tarde do dia 08, o espaço da reunião da CT foi cedido a CGSAT que realizou momento presencial com os gestores estaduais destacando as linhas prioritárias de ação nacionais e os momentos preparatórios para o 12º Econtro da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renasttão) e para 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

 



Para saber mais: (clique aqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cerest Estadual de Pernambuco participa da Oficina para construção do Programa Mais Vida no Trabalho

Nos dias 27 e 28 de março, ocorreu em Brasília, a I Oficina do Programa Mais Vida no Trabalho que teve por objetivo preparar a construção de...