26 de dez. de 2024

Boletim de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico em Pernambuco - Ano 2023

O Cerest Estadual de Pernambuco divulga o Boletim de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico do ano de 2023. Este boletim tem por objetivo apresentar informações acerca dos Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico.

Para mais informações clique aqui


Em Pernambuco, no ano de 2023, foram notificados no SINAN 3.561 casos de ATMB. O maior quantitativo de notificações ocorreu em regiões que concentram as cidades mais populosas: I Região de Saúde (sede Recife), IV Região de Saúde (sede Caruaru) e VIII Região de Saúde (Sede Petrolina), que juntas somam 86,2% das notificações.

23 de dez. de 2024

“Desafios, avanços e conquistas” norteiam encontro realizado pela Apevisa

Via SES-PE



A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) realizou um encontro para a troca de experiências e debate de estratégias visando o ano de 2025. O evento, que reuniu representantes de vigilâncias sanitárias de municípios do Estado, equipes de Vigilância em Saúde do Trabalhador e representantes da Apevisa das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), aconteceu, nesta quarta-feira (18/12), no Cais do Sertão, no bairro do Recife Antigo. Ao longo de todo o dia, seis palestras foram ministradas ao público presente.

O encontro institucional buscou estimular a reflexão conjunta, compartilhar experiências vivenciadas em 2024 e debater o desenvolvimento de estratégias voltadas ao contexto sanitário do Estado. “É preciso pensar em uma vigilância sanitária e numa saúde do trabalhador cada vez mais qualificada para enfrentar os desafios do cotidiano, incluindo a inovação tecnológica, as novas formas de trabalho e os novos modelos produtivos. Então a reunião buscou também estabelecer o fortalecimento para o ano de 2025”, contou a diretora da Apevisa, Karla Baêta.


Entre as temáticas abordadas, esteve a palestra “Informação e desinformação no cotidiano da vigilância em saúde: como melhorar a comunicação e a relação de confiança com a população”, ministrada pela jornalista Alexandra Torres; “O sistema estadual de Vigilância Sanitária e a Vigilância do Trabalhador em Pernambuco”, apresentada pela diretora da agência, Karla Baêta; o “Sistema de gestão e qualidade”, com a fiscal de Vigilância Sanitária, Marcelle Lemos; a “V Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, com o gestor da área, Paulo Lira; além de apresentações sobre as unidades regionais da Apevisa nos municípios do Estado e no Arquipélago de Fernando de Noronha, com representantes de suas equipes técnicas.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, participou da abertura do encontro e enfatizou a relevância do papel da vigilância nos avanços da saúde em Pernambuco. “A Apevisa tem contribuído diretamente para a parceria em diversos momentos decisivos nas ações da saúde. Estamos desenvolvendo avanços por todo o Estado, incluindo a abertura de leitos. Nesses últimos dois anos, foram mais de 500 leitos abertos, e a vigilância é parte desse processo, na inspeção sanitária e fiscalização de nossas unidades. É preciso reconhecer o fortalecimento da própria Apevisa, que também vem nomeando novos profissionais e aprimorando seu trabalho”, destacou a secretária.

BALANÇO DE QUALIFICAÇÕES – A Apevisa, atuando na melhoria das condições sanitárias, na prevenção de doenças e para a promoção da qualidade de vida da população, realizou diversos eventos em 2024 com foco na qualificação de profissionais no território pernambucano, totalizando 4.383 profissionais alcançados, sendo 919 em eventos da Vigilância Sanitária e outros 3.919 pela Vigilância em Saúde do Trabalhador. Entre os eventos ao longo do ano, foram executados seminários para Qualificação e Capacitação dos Trabalhadores de Vigilância Sanitária na II, IV, VI, VII, IX e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres) e cursos de Processo Administrativo Sanitário nas II, III e IV macrorregiões de saúde.

20 de dez. de 2024

4º Colegiado de Visat aconteceu nos dias 4 e 5 dezembro


Nos dias 04 e 05 de dezembro foi realizadas a 4° reunião colegiada Visat que ocorreu no Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco. O evento contou com a participação dos Cerest Regionais e as Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador das Gerências regionais de Saúde. Estiveram presentes os Cerest regionais de Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Petrolina e Recife.  A reunião foi iniciada pela coordenadora do Cerest Estadual, Silvânia Alves, que realizou fala introdutória sobre as pautas a serem discutidas durante a ocasião. Em seguida, a mesma reforçou sobre a nova regionalização e apresentou as pautas dos dois dias.



Entre as pautas discutidas doi destacado:  o balanço das atividades desenvolvidas em 2024: Cerest e Geres; a Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o Planejamento Integrado: Cerest e Geres e a oficina de Elaboração do Plano Anual de Ação 2025 (Apresentação do Plano do Cerest Estadual e Orientações para elaboração do Plano dos Cerest).

As apresentações iniciaram com o Cerest Estadual, representado por sua coordenação estadual, Silvânia Alves, que apresenteu as atividades desenvolvidas em 2024. A apresentação trouxe um panorama geral da vigilância epidemiológica das DARTs, além disso, foi enfatizada a importância da vigilância dos óbitos relacionados ao trabalho e a da ampliação das ações de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho.



O segundo dia de reunião  foi iniciado com a validação do calendário de reuniões colegiadas 2025, seguido pela oficina de Elaboração do Programação Anual de Trabalho 2025, que teve como metodologia a apresentação da Programação do Cerest Estadual e orientações para elaboração das Programações dos Cerest Regionais e Municipal, divisão da equipe técnica do Cerest Estadual agregando Cerest Regional e Geres de abrangência para discutir os planos e construir em conjunto ou readequar para os que já trouxeram elaborados.

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e a Coordenação do Cerest Estadual finalizaram o espaço agradecendo e parabenizando a presença das regionais e os avanços apresentados de 2024, reforçando a necessidade de permanecer integrados para as realizações dos planos de 2025. 




19 de dez. de 2024

GVSAT e Cerest Estadual participam de módulo do Curso Livre de Agentes Populares de Saúde dos Povos das Águas


No dia 17 de dezembro a Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador, em parceria com área técnica do Cerest Estadual, participou do módulo do Curso Livre de Agentes Populares de Saúde dos Povos das Águas. O curso é destinado a formação de pescadoras e tem a temática trabalho, saúde ambiente como central. Sua coordenação é realizada pelo Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz-Pernambuco.

A área de saúde do trabalhador também foi representada pela técnica da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Alyne Nascimento. Durante a roda de diálogo foram levantadas as principais demandas de saúde das trabalhadoras, destacando o papel da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos territórios, com foco na atuação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, do Controle Social e de possíveis ações a serem realizadas nos territórios da pesca artesal no estado. 

Além da formação das Agentes Populares de Saúde das Águas espera-se uma maior aproximação das ações de saúde do trabalhador desenvoldidas com ênfase em articulações dos Cerest Regionais e a Rede de Atenção à Saúde de seus territórios. 

16 de dez. de 2024

Diálogo com Áreas Técnicas - Atuação da Vigilância Sanitária com a Saúde do Trabalhador



Como a Vigilância Sanitária pode atuar nas ações de Saúde do Trabalhador? 

Essa dúvida é recorrente quando pensamos na articulação entre a Vigilância Sanitária e a Vigilância em Saúde do Trabalhador. Para dialogarmos sobre isso, no dia 17/12, a partir das 14h, conversaremos sobre como os inspetores sanitários podem atuar com ênfase na saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Qual a fundamentação legal para atuação da Visa nas ações de saúde do trabalhador? O que observar em relação a saúde dos trabalhadores? Quais atores devem compor a equipe de inspeção? Qual o papel do Cerest? Esses serão alguns dos questionamentos abordados no evento. 

Participe! 
Público-alvo: Cerest, Vigilâncias Sanitárias Estadual (incluindo regionais), municipais e Visat. Evento aberto a todo o público. 


Para assistir, acesse o link:Canal Youtube Esppe

Veja como foi: 



11 de dez. de 2024

Fala, Trabalhador(a)! Ep. 18 "Vamos conversar sobre a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora?"






Fala trabalhadores! Vamos conversar sobre a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora ?


No nosso episódio 18 convidamos o Prof. Diego Souza pra falar um pouco sobre a 5CNSTT.

Diego é enfermeiro, sociólogo e docente da Universidade Federal de Alagoas e tem a saúde do trabalhador como campo de atuação, militância e estudo.

Simbora ouvir?


10 de dez. de 2024

[Divulgação] Roda de Coversa "5ª Conferência em Saúde do Trabalhador e da trabalhadora"

 Via CEBES


Vamos dialogar sobre a 5 Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora?


Jornada de trabalho, precarizacao de vínculos, assédio, informalidade, violência no trabalho são problemas do nosso dia a dia e afetam diretamente nossa saúde. 


Como organizar as ações de Saúde do Trabalhador diante dessas mudanças ?


Convidamos você para participar da roda diálogo preparatória pra 5 conferência em saúde do trabalhador. 


Será no dia 12/12/2024 (quinta-feira)


Das 14h às 17h 


Na sede do MTC localizado nada R. Gervásio Pires, 404, próximo ao Shopping Boa Vista.

6 de dez. de 2024

2º Reunião do Comitê de Vigilância de Óbitos Relacionados ao Trabalho (CEVORT) é realizada

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual promoveu hoje, 06 de dezembro, a 2ª reunião do Comitê Estadual de Vigilância do Óbito Relacionado ao Trabalho (CEVORT), que ocorreu no turno da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel) no bairro da Boa Vista – Recife.

O CEVORT é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde e foi instituído por meio da Portaria SES/PE nº 488 de 31 de maio de 2024, e tem por finalidade apoiar a rede estadual de vigilância de óbitos relacionados ao trabalho, incentivando o conhecimento oportuno de suas causas e seus fatores determinantes e condicionantes, para proposição de intervenções e medidas preventivas nos ambientes e processos de trabalho de forma a evitar acidentes graves e fatais relacionados ao trabalho. Por considerar a multiplicidade e complexidade dos fatores evolvidos na ocorrência dos óbitos relacionados ao trabalho, a proposta do CEVORT é ser um espaço interinstitucional, de caráter multiprofissional e interdisciplinar, ético, técnico, científico, educativo e de assessoramento.

Na reunião de hoje, foi apresentado o perfil dos óbitos relacionados ao trabalho segundo o tipo de acidentes, setores produtivos e ocupações mais frequentes; realizada a devolutiva dos encaminhamentos dos óbitos discutidos no Grupo Técnico referente à temática; discussão de propostas para melhoria da saúde do trabalhador no setor da pecuária e segurança privada, bem como validação do calendário de reuniões para o próximo ano.

O Comitê é coordenado pelo Cerest Estadual, junto com o Conselho Estadual de Saúde (CES) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e se reunirá trimestralmente.



5 de dez. de 2024

III Seminário de Vigilância de Populações Expostas aos Agrotóxicos é realizado no IFPE



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realizou, nesta terça-feira (03/12), o III Seminário da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). O evento contou com a participação de especialistas da temática e teve como objetivo, ampliar a discussão e as estratégias desenvolvidas no estado de Pernambuco, através de uma perspectiva entre o setor Saúde, o Poder Público e as instituições de ensino que desenvolvem trabalhos na área.

A Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) atua de forma estratégica com os municípios e as regionais de saúde, as ações incluem o monitoramento de fontes de contaminação, a busca ativa de grupos de risco e a capacitação contínua de profissionais de saúde, além da formalização e o monitoramento de instrumentos, fortalecendo as ações de vigilância por meio de medidas de prevenção de agravos e doenças, promoção da saúde, vigilância e assistência integral à saúde.

Atualmente, Pernambuco possui 50 municípios prioritários para a estratégia, os quais apresentam uma maior potencialidade de exposição humana aos agrotóxicos e, há perspectiva de ampliação de municípios prioritários para o ano de 2025.

“Apesar da complexidade da temática, Pernambuco se destaca no cenário nacional frente à atuação da VSPEA. Entre 2013 a 2023 foram notificadas mais de 10 mil casos de intoxicação exógena por agrotóxicos no Estado. As notificações estão concentradas nos principais centros urbanos e nas áreas em que há grande produção agrícola e uso massivo de agrotóxicos”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos e Físicos da SES-PE, Clara Schumann.

Ainda na ocasião, foram abordados os impactos do uso de agrotóxicos no meio ambiente e na saúde e a temática no ensino, na pesquisa e na extensão. Além disso, a Procuradora do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, Gabriela Maciel discutiu sobre o panorama da pulverização aérea de da “PL dos Agrotóxicos” (1459/2022). A programação ainda contou com a apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos nesta temática pelo Instituto Federal de Pernambuco.

“Os efeitos dos agrotóxicos estão cada vez mais evidentes e furando a bolha do setor produtivo que tem nesses produtos um nicho muito difícil de ser enfrentado. O Brasil é o país do mundo que mais se utiliza deste tipo de produto com mais de 60% de diferença frente aos EUA, que estão no segundo lugar deste ranking. É papel do estado melhorar este monitoramento e preparar a rede de saúde para identificar as consequências dessa exposição.”, destacou o diretor geral de Vigilância Ambiental da SES-PE, Eduardo Bezerra.

“É fundamental a articulação intersetorial para o avanço da Vigilância em Saúde das Populações Expostas aos Agrotóxicos. O seminário é a culminância do trabalho conjunto que vem sendo realizado, bem como aponta as necessidades para o planejamento de ações para o ano de 2025”, destacou o gerente de vigilância em saúde do trabalhador, Paulo Lira.

O III Seminário Estadual da Vigilância em Saúde das Populações Expostas aos Agrotóxicos reforça o compromisso da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco à medida que amplia a discussão e apresenta os avanços desenvolvidos pela estratégia até o momento.

3 de dez. de 2024

Cerest Estadual participa de atividade do Curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP-RJ


O Cerest Estadual Pernambuco apresentou hoje, 03 de dezembro, as ações realizadas para os trabalhadores que realizam entregas mediadas por aplicativo na aula do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz RJ). 


Na oportunidade foram apresentadas as atividades realizadas, os materiais elaborados e a nota técnica que orienta a notificação de acidentes de trabalho com estes profissionais. A apresentação foi conduzida pela sanitarista do Cerest Estadual Pernambuco, Adriana Guerra, a convite da professora Letícia Mansson, e também contou com a presença do coletivo "Elas por Elas" que reúne mulheres que realizam trabalho informal na comunidade da Previdência, Rio de Janeiro.

14 de nov. de 2024

1ª Reunião do Grupo Técnico de Vigilância de Óbitos Relacionados ao Trabalho

Foi realizada no dia 11 de novembro de 2024, no Cerest Estadual Pernambuco, a 1ª Reunião do Grupo Técnico de Vigilância de Óbitos Relacionados ao Trabalho .

Na reunião estiveram presentes representantes dos  Cerest Recife, Jaboatão dos Guararapes, Área técnica de mortalidade da SES PE, Cerest Goiana, Vigilância em Saúde do município de Casinhas, além do Cerest Estadual, na qual foi destacado  a importância do grupo técnico de vigilância dos  óbitos para o fortalecimento da vigilância dos óbitos relacionados ao trabalho ocorrido em PE.

Com a implantação do GT, assim como do  Comitê de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho, são priorizadas e impulsionadas as investigações em todo o estado. Durante a reunião do GT, foram apresentadas as discussões dos casos de óbitos, entre eles 02 foram ocorridos na abrangência do Cerest Jaboatão dos Guararapes, 01 na abrangência do Cerest Recife e os demais na abrangência do Cerest Goiana.

Além disso,  foi divulgado o panorama geral da construção do Comitê de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho em PE e apresentado e discutido  o fluxo para discussão de casos no GT.

As reuniões do GT estão previstas para acontecer mensalmente e as do Comitê trimestralmente. 

No próximo dia 06/12 acontecerá a última reunião do CEVORT do ano de 2024.

 




12 de nov. de 2024

12º Encontro da Renastt é realizado em Brasília

Adaptado de Ministério da Saúde, escrito por Daniel Zimmermann





Entre os dias 4 e 7 de novembro ocorreu o  12º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renasttão). Estiveram presentes 350 pessoas de todo país e mais de 2 mil participações virtuais. 

O Renasttão é organizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). O tema deste ano é “Saúde, Trabalho e Equidade: construindo um futuro justo”. A programação incluiu palestras, oficinas, rodas de diálogo, premiação de trabalhos selecionados na 3ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS, além de um espaço dedicado à obra do diretor Beto Novaes, cujos documentários retratam a realidade do trabalho no Brasil.

“Trata-se de um dos encontros mais potentes da área porque reúne atores fundamentais para execução e efetivação de políticas e ações de saúde do trabalhador”, explica o coordenador-geral de vigilância em Saúde do Trabalhador, Luís Henrique da Costa Leão. “É um espaço de muito diálogo, reflexão e troca de experiências que ajudam a fortalecer as práticas e tecer a rede de saúde do trabalhador e da trabalhadora”.


O evento é voltado para representantes de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), pesquisadores e representantes de movimentos sociais e trabalhistas.

Preparação para a 5ª Conferência Nacional

Nesta edição, o 12º Renasttão atua como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que acontecerá em agosto de 2025 e terá como tema “A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. A 5ª CNSTT representa uma oportunidade histórica para a sociedade discutir e propor linhas de ação e fortalecer as políticas públicas de saúde voltada para a população trabalhadora.

Avanços na saúde do trabalhador

O 12º Renasttão e a 5ª CNSTT marcam um momento especial de reconstrução e conquistas no campo da Saúde do Trabalhador. Este ano, o Ministério da saúde majorou em 100% os recursos destinados aos Cerests estaduais e regionais de todo o país - o primeiro reajuste em 20 anos. Também publicou as Diretrizes de Vigilância em Saúde do Trabalhador Brigadista Florestal e intensificou as ações de vigilância e de apoio à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt) durante a emergência climática das queimadas e seca extrema. Em 2023, a pasta habilitou 11 novos Cerests e atualizou a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), inserindo 165 novas patologias que afetam a população trabalhadora no Brasil. A LDRT estava há mais de 24 anos sem revisão.

“O Renasttão é estratégico nesse momento para avançarmos ainda mais na área e na construção das etapas da 5ª CNSTT, que representará um grande marco na história da saúde do trabalhador e da trabalhadora”, conclui o coordenador-geral.

Pernambuco esteve representado pela Diretora Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Karla Baêta, pelo Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira e por representantes dos Cerest Regionais Petrolina, Palmares, Caruaru e mebros do Controle Social. 






4 de nov. de 2024

Cerest Estadual participa do II Seminário de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico para a IV Regional de Saúde

Foi realizado no dia 29 de outubro de 2024, na Faculdade Anhanguera, em Caruaru, a Capacitação de Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico (ATEMB) para representantes dos municípios da IV Região de Saúde.

A capacitação foi promovida pela Área Técnica de ATEMB da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) - CEREST Estadual. Inicialmente foi abordado o conceito, atribuições, diretrizes e marcos históricos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), além da regionalização dos CERESTs Regionais em Pernambuco. Posteriormente, foi discutido sobre definição, fatores de risco, prevenção e notificação de ATEMB, além das informações do cenário epidemiológico da Região, com objetivo de contribuir na vigilância e notificação dos casos. Por fim, aconteceu um momento de debate sobre os encaminhamentos propostos no I Seminário de ATMB da IV GERES e no evento em questão.

A capacitação oportunizou um momento de conhecimento e aprendizado nos aspectos teóricos e práticos dos processos de trabalho no que tange aos temas abordados e proporcionou a qualificação da rede de Saúde do Trabalhador em Pernambuco.

1 de nov. de 2024

Saúde do Trabalhador no Polo Gesseiro é tema de audiência promovida pelo Ministério Público do Trabalho


No dia 29/10, foi realizada em Ouricuri, Audiência Pública, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradora do Trabalho, Adriana Gondim. A iniciativa integra o rol de projetos nacionais do MPT com vistas ao “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS” e “Promoção da Regularização das Notificações de Acidente de Trabalho” além de compor ações do "Grupo de Trabalho Inter Institucional do Polo Gesseiro do Araripe". 


Durante a Audiência, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Dr. Breno Caldas, apresentou alguns resultados da pesquisa sobre a "Análise Epidemiológica da Saúde Respiratória da População do Sertão do Araripe-PE". A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Diretoria da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (DGAPEVISA), da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVSAT) e da Coordenação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Qímicos e Físicos (Vigipeq) apresentou proposta de constituição de Linha do Cuidado para Doenças do Sistema Respiratório Relacionadas ao Trabalho (DSRRT), assim como destacou ações necessárias para Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar (Vigiar) com foco na implantação de Unidade Sentinela no Hospital Regional de Ouricuri. 

Estiveram presentes profissionais dos municípios de trindade, ipubi, ouricuri, municípios onde a atividade gesseira é principal atividade econômica, profissionais da IX Regional de Saúde e do Cerest Regional Ouricuri. A audiência foi finalizada com leitura dos encaminhamentos propostos e pactuações de ações para região. 


31 de out. de 2024

Cerest Estadual realiza capacitação de LER/DORT em Camaragibe

Foi realizado em Camaragibe, no dia 25 de outubro de 2024, a Capacitação de Lesões por Esforços Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (LER/DORT) para profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional do Núcleo de Reabilitação Josefa Pereira de Lemos. O evento foi realizado pela Área Técnica de LER/DORT da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) do CEREST Estadual de Pernambuco.

A capacitação abordou inicialmente o conceito, atribuições, diretrizes e marcos históricos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), além da regionalização dos CERESTs Regionais em Pernambuco. Em seguida, foi discutido sobre a definição de LER/Dort, fatores de risco, manifestações clínicas, prevenção e notificação, com objetivo de contribuir na detecção e notificação dos casos de LER/Dort. Por fim, aconteceu um momento de debate, com exposição de dúvidas e questionamentos do conteúdo.

O evento contou com a equipe do Cerest Regional de Jaboatão, na presença de Niedja Soares e do Cerest Recife, representada por Catarina Grizzi. Esse momento foi fundamental para o fortalecimento do vínculo entre o CEREST Estadual e Regional e para qualificação da rede de Saúde do Trabalhador no território pernambucano.

Saúde do Trabalhador é tema de Seminário no Hospital Jabotão Prazeres

O Cerest Estadual participou, no dia 22 de outubro de 2024, do "II Seminário de Saúde Mental no Sistema Único de Saúde: uma perspectiva integral da saúde dos trabalhadores", promovido pelo Hospital Jaboatão dos Prazeres em comemoração ao dia do servidor. No seminário foram abordados temas sobre as práticas de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores do SUS. 



No turno da manhã, Paulo Lira, Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador – GVST/APEVISA/SES/PE apresentou panorama acerca  da atenção integral à saúde do trabalhador no SUS: desafios e possibilidades, onde enfatizou a tripla jornada de trabalho da mulher trabalhadora, da importância da saúde do trabalhador na sociedade atual, onde prevalece a lógica do lucro, do aumento constante da produtividade e do consumo, esse processo causa adoecimento dos trabalhadores nos diversos agravos. Falou que a saúde do trabalhador deve ser uma preocupação no setor da saúde, é de extrema importância articulações do ponto de vista epidemiológico, como também de promoção, de prevenção, de vigilância dos ambientes, processos de trabalho e de intervenções sobre os fatores determinantes da saúde do trabalhador. Também falou sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNSTT, apresentando a Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – RENASTT, a diferença da saúde ocupacional e saúde do trabalhador, a nova regionalização e novos Cerest Regionais a serem implantados no Estado.


Em seguida, Silvânia Alves, Coordenadora do Cerest Estadual, abordou o tema "Fatores de Riscos para o Adoecimento Laboral e o papel do Cerest no atendimento ao Trabalhador", no qual apresentou a evolução no mundo do trabalho, os fatores de risco, sinais e sintomas do adoecimento mental no trabalho, das estratégias de um ambiente de trabalho saudável, de como manter a saúde mental e da vigilância dos transtornos mentais relacionados ao trabalho.



Estavam como palestrantes no turno da manhã Paula Pereira – Coordenadora da Saúde Mental de Jaboatão e a Verônica Cisneiros – Gerente de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do HJP.

No turno da tarde contou com a participação de Alessandra de Sousa – Coordenadora do Nuaps da VI Geres, Dhyego Lima – Terapeuta Ocupacional da UNIAPS, Matheus Cassimiro – Engenheiro de Segurança do Trabalho – NASST/HJP e Rodrigo Patriota – Médico Geriatra da SES/PE.

O evento teve como público alvo os trabalhadores do Hospital Jaboatão Prazeres e aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão.

24 de out. de 2024

Lançamento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos em Barra de Guabiraba com o apoio do Cerest Regional Caruaru


Na última quinta-feira 17/10,  foi iniciado no município de Barra de Guabiraba o monitoramento da Vigilância  em Saúde de Populações Expostas  Agrotóxicos (VSPEA)  pelo Cerest Regional Caruaru. O monitoramento teve a participação da Vigilância em Saúde do município, profissionais da rede de saúde e a Secretaria  de Agricultura e Meio Ambiente. A iniciativa VSPEA  é essencial para monitorar e  proteger a saúde de  pessoas que moram e trabalhadores  de áreas  impactadas  pelo uso  de agrotóxicos, promovendo  saúde com parcerias. Juntos estamos fortalecendo ações para promover  um ambiente mais seguro e saudável para todos.

*Notícia encaminhada pelo Cerest Regional Caruaru.





                                          

23 de out. de 2024

Informe VISAT - Julho a Setembro de 2024

O Cerest Estadual de Pernambuco divulga o 3º Informe Trimestral de VISAT , período de janeiro a setembro de 2024. Este Informe tem por objetivo apresentar informações acerca das notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DARTs).

Para acessar o informe completo clique aqui.




Em Pernambuco, no período de janeiro a setembro de 2024, foram notificados 10.277 casos de doenças e Agravos relacionados ao trabalho, sendo 99,6% destas referentes à Acidente de Trabalho (AT), Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico (ATEMB), Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho (IERT) e LER/DORT.

Cerest Estadual realiza capacitação de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Hospital Regional de Palmares

Aconteceu no dia 18 de outubro de 2024, no auditório do Hospital Regional de Palmares - Dr. Sílvio Magalhães (HRP), em Palmares, a Capacitação de Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico (ATEMB), Intoxicação Exógena (IE) para profissionais do hospital.

A capacitação foi promovida pela Área Técnica de ATEMB e de IE da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) - CEREST Estadual. Inicialmente foi abordado o conceito, atribuições, diretrizes e marcos históricos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), além da regionalização dos CERESTs Regionais em Pernambuco. Posteriormente, foi discutido sobre definição, fatores de risco, prevenção e notificação de ATEMB e IERT, com objetivo de contribuir na vigilância e notificação dos casos. Por fim, aconteceu um momento de debate, com exposição de dúvidas e questionamentos do conteúdo.

O evento contou com o apoio da Coordenação de Enfermagem do HRP, representado por Rafael Leitão e do Cerest Regional Palmares, representado por Achellys Santos e Viviane Neves, além de 72 profissionais de saúde do HRP, das categorias da enfermagem e auxiliar de serviços gerais. A capacitação oportunizou um momento de conhecimento e aprendizado nos aspectos teóricos e práticos dos processos de trabalho no que tange aos temas abordados e proporcionou a qualificação da rede de Saúde do Trabalhador em Pernambuco.



O Cerest Estadual participa do Seminário de Atenção Integral aos Expostos ao Amianto em Camaragibe


Aconteceu no dia 15 de outubro de 2024 o Seminário de Vigilância e Atenção à Pessoas Expostas ao Amianto, no auditório da UNINASSAU em Camaragibe para profissionais de unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde do referido município. Também estiveram presentes representantes da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Camaragibe, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde do Cerest Regional Recife e do Cerest Estadual de Pernambuco.

A programação do evento dispôs de exposição dialogada sobre o histórico do amianto no mundo, no Brasil e em Pernambuco, apresentado por Josineide Vieira, do Cerest Regional Recife. Posteriormente, debateu-se sobre a Política de Saúde do trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e o Câncer Relacionado ao Trabalho, apresentado por Janaína Pacheco, apoiadora técnica do Cerest Estadual Pernambuco.

Em seguida, foi apresentado sobre a identificação de casos no território por profissionais de saúde e o encaminhamento do paciente para a rede, realizado pela coordenadora do Cerest Estadual, Silvânia Alves. Por fim, foi feita a apresentação do Vigisolo e o Sistema de Informação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado (SISSOLO), por Davidianne Morais, representante da Vigilância em Saúde das População Expostas a Contaminantes Químicos (VIGIPEQ).



O território de Recife e de Camaragibe, especialmente suas regiões fronteiriças, estiveram expostas ao amianto em decorrência da atividade de empresas de produção de acessórios para telhados e construção a seco de paredes, pisos e fachadas até a proibição pela Lei n° 9.055, de 1 de junho de 1995. No entanto, as repercussões na saúde da população exposta ainda é presente em decorrência das doenças, principalmente o câncer relacionado ao trabalho. A discussão desse tema de importância para a saúde pública qualifica a rede e os profissionais para os desafios ainda presentes e para a assistência integral aos pacientes.

22 de out. de 2024

GVSAT participou do curso "Condições de trabalho nas plataformas digitais: transparência, proteção de dados pessoais e saúde"


Adptado de ESMPU 


A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizou o curso de aperfeiçoamento "Condições de trabalho nas plataformas digitais: transparência, proteção de dados pessoais e saúde". A atividade acadêmica foi realizada na modalidade híbrida nos dias 15, 16 e 17 de outubro. 

Foram disponibilizadas 80 vagas para membros e servidores do MPT com atuação na área temática, sendo 30 vagas presenciais (20 custeadas) e 50 vagas EaD.  O curso teve 16 horas-aula, e contou com o objetivo de tratar do atual contexto jurídico sobre o trabalho via plataformas digitais com o enfoque em dois eixos: aplicação de penalidades e bloqueios realizados pelas plataformas com base em tratamento automatizado de dados pessoais, sem garantia de prévio acesso ao conteúdo registrado e a consequente defesa prévia; e fomento às notificações de agravos à saúde de trabalhadores plataformizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A orientadora pedagógica da atividade e uma das capacitadoras é a procuradora do Trabalho Priscila Dibi Schvarcz. Os demais capacitadores são a presidenta do Sindicato de Motoristas por Aplicativos do Rio Grande do Sul (Simtrapli-RS), Carina Trindade; o juiz do Trabalho Guilherme Guimarães; a vice-coordenadora do grupo de trabalho "Modos de vida e trabalho" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), Letícia Masson; o motoboy e integrante da Aliança Nacional dos Entregadores por Aplicativos (ANEA) Nicolas Souza Santos; o procurador do Trabalho Renan Kalil; e o Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Paulo Lira.

21 de out. de 2024

Coordenação do Cerest Estadual participa de webinário da Renaveh

No dia 10 de outubro de 2024, o Cerest Estadual Pernambuco, representado pela Coordenadora Silvânia Alves, participou do webinário: "Inclusão de Novas Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho – DART – Na Lista Nacional de Notificação Compulsória", promovido pela Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) que teve como objetivos apresentar a Política de Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), a importância da notificação das doenças e agravos relacionados ao trabalho (Darts) e estratégias e ações conjuntas da Vigilância em Saúde do Trabalhador com a Renaveh. 

Pernambuco explanou a experiência estadual dessa parceria com a Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar que inclui, na sua rotina e planejamento, ações permanentes de atuações conjuntas como, por exemplo, a qualificação da Rede de Atenção Especializada, Hospitalar e de Urgência/Emergência para a vigilância das Darts, a importância da notificação e participação de seminários temáticos. Outra estratégia pernambucana é a inserção nessas ações as áreas técnicas de Vigilância de Acidentes por Transportes Terrestres e o Núcleo Gestor de Saúde e Segurança dos Trabalhadores do SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sendo esta última vinculada à Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Segtes), implementando a PNSTT e ampliando sua área de atuação.

Não conseguiu acompanhar o debate, acesse aqui: 

14 de out. de 2024

O Cerest Estadual realiza capacitação de Vigilância em Saúde do Trabalhador para profissionais da Vigilância em Saúde dos municípios da II Regional em Saúde

 Aconteceu no dia 10 de outubro de 2024, no auditório da II GERES, em Limoeiro, a Capacitação de Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico (ATEMB), Intoxicação Exógena (IE) e Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho (IERT) e dos processos de trabalho do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), para a rede de atenção à saúde dos municípios da II GERES.


A capacitação foi promovida pela Área Técnica de ATEMB e de IE da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) - CEREST Estadual e pelo CIATox. Inicialmente foi abordado o conceito, atribuições, diretrizes e marcos históricos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), além da regionalização dos CERESTs Regionais em Pernambuco. Em seguida, foi discutido sobre definição, fatores de risco, prevenção e notificação de ATEMB e IERT, com objetivo de contribuir na vigilância e notificação dos casos. Além disso, discutiu-se sobre acidentes com animais peçonhentos e o suporte técnico do CIATox. Por fim, aconteceu um momento de debate, com exposição de dúvidas e questionamentos do conteúdo.

Janaína Lima - Área Técnica de ATEMB

Rogéria Brito - CIATox

Carla Braz - Área Técnica de IERT

O evento contou com apoio da Referência Técnica em Saúde do Trabalhador da II GERES, na presença de Sineide Oliveira, além de 23 profissionais da Rede de Atenção à Saúde dos municípios de Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Feira Nova, Paudalho, Carpina, Orobó, Bom Jardim e Surubim. A capacitação oportunizou um momento de conhecimento e aprendizado nos aspectos teóricos e práticos do trabalho, proporcionou a qualificação da rede de Saúde do Trabalhador no território pernambucano e contribuiu para o fortalecimento do vínculo entre o CEREST Estadual, CIATox e a Vigilância em Saúde dos municípios.


Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador do Conass é realizada em Brasilía

 Via assessoria de comunicação Conass  O Conass realizou, ontem e hoje (04), a reunião da Câmara Técnica do Conass de Saúde do Trabalhador, ...