No dia 29/10, foi realizada em Ouricuri, Audiência Pública, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradora do Trabalho, Adriana Gondim. A iniciativa integra o rol de projetos nacionais do MPT com vistas ao “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS” e
“Promoção da Regularização das Notificações de Acidente de Trabalho” além de compor ações do "Grupo de Trabalho Inter Institucional do Polo Gesseiro do Araripe".
Durante a Audiência, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Dr. Breno Caldas, apresentou alguns resultados da pesquisa sobre a "Análise Epidemiológica da Saúde
Respiratória da População do Sertão do Araripe-PE". A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Diretoria da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (DGAPEVISA), da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVSAT) e da Coordenação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Qímicos e Físicos (Vigipeq) apresentou proposta de constituição de Linha do Cuidado para Doenças do Sistema Respiratório Relacionadas ao Trabalho (DSRRT), assim como destacou ações necessárias para Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar (Vigiar) com foco na implantação de Unidade Sentinela no Hospital Regional de Ouricuri.
Estiveram presentes profissionais dos municípios de trindade, ipubi, ouricuri, municípios onde a atividade gesseira é principal atividade econômica, profissionais da IX Regional de Saúde e do Cerest Regional Ouricuri. A audiência foi finalizada com leitura dos encaminhamentos propostos e pactuações de ações para região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário