O monitoramento dos Cerest Regionais faz parte das atribuições desenvolvidas pelo Cerest Estadual de Pernambuco e fazem parte do apoio e acompanhamento sistemático aos Cerest Regionais do estado.
Monitoramento Cerest Goiana |
No último dia 26/04/2023 foi realizado o monitoramento do Cerest Regional Goiana. A coordenação do Cerest Estadual, em conjunto com as técnicas de referência Dóris Vianna e Izete de Lima, realizou visita técnica ao Cerest Regional Goiana, que teve como objetivo a apresentação do perfil epidemiológico de sua área de abrangência destacando a importância da mudança de estratégia de capacitação de municípios subnotificadores dos agravos e doenças relacionados ao trabalho; o monitoramento das ações de rotina desenvolvidas nos 26 municípios que compõem a abrangência; como também, a apresentação do monitoramento realizado no “Qualifica Cerest” do Ministério da Saúde, onde o Cerest Goiana obteve pontuação satisfatória: e por fim, os encaminhamentos para as atividades do presente ano 2023.
Monitoramento Cerest Palmares |
Em
09/05/2023 a coordenação do Cerest Estadual, em conjunto com as técnicas de
referência Izete de Lima e Dóris Vianna, realizou visita técnica ao Cerest
Regional Palmares no último dia . A visita teve como objetivo o monitoramento
das ações de rotina desenvolvidas nos 31 municípios que compõem a
abrangência do Cerest Regional Palmares. Durante o encontro foram destacadas as
ações desenvolvidas pelo Cerest Palmares que estão presentes no monitoramento
realizado pelo Ministério da Saúde, por meio do "Qualifica Cerest",
onde o Cerest Palmares atingiu resultado satisfatório.
A Gestão municipal de Palmares também participou do momento e se comprometeu em continuar apoiando e fortalecendo as ações do Cerest em todos os municípios de sua abrangência, por entender a relevância da Política de Saúde do Trabalhador para a região.
No dia 03 de maio de 2023, a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco, Silvânia Alves, com o apoio das técnicas Ana Lúcia e Carla Braz, realizaram o monitoramento do Cerest Regional Jaboatão dos Guararapes. Durante a reunião são apresentados os dados epidemiológicos das Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DART), que foram identificados pelos municípios de abrangência do Cerest Regional Jaboatão dos Guararapes, para a equipe técnica do referido Cerest, participou da reunião a coordenadora, Diana Nunes, e os técnicos, Quitéria e Luciano. Ao término da conversa com a equipe técnica, foi realizada uma conversa com a gestão municipal, representada pela Superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Freitas, e a Gerente da Vigilância Sanitária do município de Jaboatão dos Guararapes, Adeilza Ferraz, para a pactuação dos ajustes necessários para a melhoria do desenvolvimento das ações.
Monitoramento Cerest Petrolina |
Gestão municipal |
Em 14 de maio de 2023 foi realizado o monitoramento do Cerest Regional Petrolina onde participaram no turno da manhã, o Gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Paulo Lira, as técnicas do Cerest Estadual Ana Lúcia e Carla Braz, o coordenador do Cerest Regional, Jefferson Cesar e a equipe do Cerest Regional. O monitoramento visa à apresentação dos dados epidemiológicos dos 24 municípios de abrangência deste Cerest, o alinhamento de estratégias que permitam o desenvolvimento de ações nos municípios prioritários para a identificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho. No turno da tarde a reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, com a Secretária Executiva de Vigilância em Saúde do município, Marlene Peixoto, Carolina Oliveira, a gerente da Vigilância Ambiental e Trabalhador, o coordenador Jefferson, Fernanda Torres referência técnica do Cerest Regional, e as técnicas do Cerest Estadual.
Monitoramento Cerest Ouricuri |
Gestão municipal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário