10 de ago. de 2018

Oficina Semestral de Saúde do Trabalhador

Nos dias 02 e 03 de agosto foi realizada a primeira Oficina Semestral de Saúde do Trabalhador de 2018, promovida pela Gerência Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador (Geast/SES-PE) e pelo Cerest Estadual de Pernambuco. O encontro teve por finalidade debater sobre a Saúde do Trabalhador no estado, seus entraves, desafios e potencialidades, assim como publicizar as experiências exitosas desenvolvidas na vigilância em saúde do trabalhador por todos os componentes da rede de atenção.

O primeiro dia iniciou com uma dinâmica que visava a integração dos participantes da oficina, seguida por coffe-break. A apresentação de abertura foi realizada por Ednaldo Pontes, advogado trabalhista, cuja palestra teve como tema "Reforma Trabalhista: Mudanças e repercussões na saúde do trabalhador". Ainda no período da manhã, os Cerest regionais e estadual apresentaram o monitoramento e o perfil epidemiológico dos casos de acidentes de trabalho graves. Também foi demonstrada a repactuação do fluxo das ações a serem desenvolvidas a partir da notificação dos casos de acidentes de trabalho graves. A tarde, aconteceu uma discussão sobre intoxicações exógenas, após análise de casos em grupo,  e o lançamento do Caderno de Análises e Relatórios de Inconsistência para o agravo.

A mesa de abertura do segundo dia teve como tema "Equipamentos em saúde com foco nas atividades de Saúde do Trabalhador" na qual foram mostradas as experiência exitosas na área de Saúde do Trabalhador desenvolvidas no estado. A XI Geres, cujos profissionais participaram da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, falou sobre o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CBVISAT) promovido pela mesma em março. O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) Cabo de Santo Agostinho apresentou como se dá a configuração do serviço em seu território. A IX Geres exibiu os dados do Boletim Epidemiológico sobre os Acidentes de Trabalho Graves lançado em agosto de 2018. O município de Ipojuca discorreu sobre a ferramenta utilizada para o zoneamento de atividades produtivas (ZAP) na área. Também foi apresentada a pesquisa realizada pelo Sinttel em parceria com o Cerest Estadual e o Lasat/Fiocruz acerca das condições de trabalho e saúde dos teleoperadores do estado de Pernambuco.

Para encerrar a oficina, foi apresentado o balanço semestral das ações de vigilância em Saúde do Trabalhador realizadas pela Geast e pelo Cerest Estadual de Pernambuco. A oficina semestral visa a troca de experiência entre os serviços para o aprimoramento da vigilância em Saúde do Trabalhador realizada no estado. A próxima oficina está programada para acontecer em dezembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...