14 de ago. de 2018

III Módulo do Curso de Aperfeiçoamento é realizado em Garanhuns



Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, aconteceu o terceiro módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Turma Agreste. O curso é uma realização da Gerência Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador (GEAST) e Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (CEREST-PE), em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). As aulas do curso ocorrem na Universidade de Pernambuco (UPE) campi Garanhuns, tendo como público alvo os profissionais de saúde dos Cerest Regionais de Caruaru, Palmares. e Goiana; da III, V, VI, VII e X Geres; da Vigilância Epidemiológica Hospitalar dos Hospitais Regionais; e para a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - CISTT Goiana,contando com a participação de 30 alunos.


O terceiro módulo teve como eixo condutor a temática do controle social e o saber operário, a saúde do trabalhador nos diversos  polos produtivos - a experiência dos trabalhadores (as) e aspectos conceituais e históricos da educação em saúde, discutindo acerca da Educação Continuada, Permanente e Popular com enfoque na saúde

Durante o encontro houve aulas expositivas, trabalhos em grupos com discussões que abordaram temas de grande relevância para saúde do trabalhador. O encontro foi muito proveitoso.

Após as aulas os participantes desenvolverão atividades práticas em seus territórios. As opções sugeridas para os discentes elaborarem foram: formação de trabalhadores e trabalhadoras do movimento sindical ou a formação de profissionais de saúde em parceria com o movimento sindical levando em consideração aspectos e princípios da Educação Popular em Saúde e da Educação Permanente.

O IV módulo do curso está programado para o dia 11 de setembro de 2018 e tem como conteúdo programático a apresentação das atividades desenvolvidas na atividade prática do referido módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...