No dia 18 de agosto (quarta-feira) o Cerest Estadual Pernambuco em parceria com a Referência Técnica em Saúde do Trabalhador e o Cerest Regional Caruaru realizaram formação sobre a notificação dos Acidentes de Trabalho Graves. Participaram da formação a vigilância epidemiológica dos municípios de Caruaru, São Caitano, Santa Cruz do Capibaribe, Bezerros, Toritama, Brejo da Madre de Deus, São Bento do Una, Bonito, Belo Jardim e Gravatá.
A formação teve como objetivo discutir os aspectos relacionados a ocorrência e notificação dos Acidentes de Trabalho Graves (ATG). O ATG é um agravo de notificação universal imediata, ou seja, deve ser notificado em até 24 horas após o conhecimento do caso. De acordo com os dados do Sinan na IV Geres, no ano 2017, foram notificados 289 casos de ATG, sendo 90% das notificações realizadas pelo Hospital Regional do Agreste. Em 2018, até o início do mês de julho já havia 225 casos notificados na região da IV Geres.
A informação dos ATG também é realizada por meio do preenchimento de formulário específico na plataforma CIEVS/PE (www.cievspe.com). O preenchimento deste formulário possibilita a celeridade no desenvolvimentos das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT).
O ciclo de formações acerca dos ATG faz parte da estratégia de fortalecimento da rede de saúde do trabalhador no estado, visando ampliar a qualidade da informação sobre o agravo e ações que serão desenvolvidas. Até o mês de julho de 2018 já participaram da capacitação os municípios prioritários da I, II e IV Geres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário