Hermes Rocha coordenador do Cerest Regional Caruaru |
Grupo de arte educadores de Caruaru |
No primeiro dia, foi apresentada a rede de saúde do trabalhador estruturada no município, as atribuições do Cerest e os agravos de saúde do trabalhador de notificação em unidade sentinela, com enfoque nas Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), considerando que o Arranjo Produtivo Local de Confecções, o chamado Polo de Confecções, é composto em grande parte pelos municípios de abrangência do Cerest Caruaru. Além desse agravo, foram abordados: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, Câncer Relacionado ao Trabalho, Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), Pneumoconioses e Dermatoses Ocupacionais. Os presentes realizaram atividades práticas abordando a notificação de cada um dos agravos.
Também foi feita apresentação teatral, organizada pelo grupo de arte educadores do município de Caruaru, abordando a importância das medidas de prevenção de acidentes de trajeto, bem como da sua notificação quando ocorram.
Tathiane Sá apoiadora em VISAT do Cerest Estadual |
No segundo dia, o objetivo do espaço foi dialogar acerca dos agravos de notificação universal em saúde do trabalhador, que são: Acidente de Trabalho Grave, Intoxicação Exógena e Acidente com Exposição a Material Biológico. No espaço foi apresentado as características gerais do agravo, a estratégia de notificação e os dados epidemiológico com recorte da região. A segunda parte da atividade consistiu na resposta de exercícios em grupo sobre a notificação e encaminhamento dos casos.
A estratégia de realizar espaços de formação para rede de saúde faz parte das atribuições dos Cerest, que devem subsidiar o matriciamento da rede para realização das ações em Saúde do Trabalhador. O Cerest Estadual já realizou em 2017 essa formação em todas as regionais de Saúde, exceto as composta da I Macroregional que será nos dias 27 e 28 deste mês.
Equipe na conclusão da formação |
Nenhum comentário:
Postar um comentário