|
II módulo foi realizado nos dias 18,19 e 20 de setembro |
|
Discussão sobre uso de EPI's |
A etapa presencial do II módulo do I Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de setembro. As aulas da "turma Sertão" estão sendo realizadas na cidade de Petrolina na Universidade de Pernambuco (UPE) e tem como público alvo os trabalhadores e trabalhadoras dos Cerest Ouricuri e Petrolina, Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador das Geres, trabalhadores da Vigilância em Saúde e membros do controle social das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).
O segundo módulo teve como objetivo a discussão sobre a Vigilância em Saúde do Trabalhador, abordando aspectos relacionados a Vigilância e Promoção da Saúde em Ambientes de Trabalho; as ferramentas para análise e caracterização de ambientes de trabalho e as metodologias de investigação de acidentes de trabalho. Após o período de aulas presenciais os participantes terão que aplicar o conteúdo discutido a rotina do serviço. Neste módulo, poderão optar entre a investigação de um acidente de trabalho utilizando uma das metodologias discutidas em sala de aula ou a construção de material educativo para realização de atividade com sindicato da região.
|
Participantes realizam atividade em grupo |
O Curso é uma realização da Gerência Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador (GEAST) e Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (CEREST-PE), em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). Será dividido em 3 módulos teóricos-práticos que envolvem momentos presenciais e atividades práticas, totalizando 180 horas de duração. Os momentos presenciais acontecerão na Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina. Como apoio para as atividades práticas, será utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da ESPPE no seguinte endereço: http://ead.saude.pe.gov.br/.
O curso está sendo fundamentado na educação permanente. Essa abordagem proporcionará que os profissionais possam, ao mesmo tempo, apresentar novos saberes e problematizar o conhecimento já existente sobre seu exercício profissional, assim como a melhoria constante de sua atividade e do serviço prestado pela sua instituição enquanto política pública de saúde. A metodologia utilizada será baseada na problematização, buscando desenvolver um olhar crítico sobre o cotidiano da gestão da saúde do trabalhador no âmbito do SUS, por meio da apresentação de conteúdos e problemas que deverão ser discutidos e resolvidos ao longo do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário