O dia 27/7 é marcado como o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho no Brasil. No ano de 1972, nesse mesmo dia, foi assinado o decreto que definiu as normas de saúde e segurança no trabalho.
Assim, a data ficou marcada para relembrar a importância da prevenção de acidentes. Segundo dados da previdência social - que registra somente trabalhadores com carteira de trabalho assinada - aproximadamente 3000 pessoas morreram em 2015 devido aos acidentes de trabalho. O que coloca o Brasil como um dos países do mundo em que mais ocorrem acidentes fatais.
Para alertar a população sobre essa data, os Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador de Petrolina, Ouricuri, Caruaru, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Recife realizaram ações para marcar a data. Confira as atividades realizadas pelos cerests regionais no mês de julho.
O Cerest Recife realizou formação sobre notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho com profissionais de saúde da Ilha de Itamaracá.
Equipe do Cerest Recife e participantes do curso em Itamaracá. |
Ação educativa do Cerest Cabo |
O Cerest Cabo participou do programa "Mesa Redonda" da Cabo FM, onde o radialista Carlos Eduardo entrevistou a Coordenadora do CEREST regional do Cabo, Rubenita Sobral, essa destacou a importância do CEREST. Ainda enfatizou que o município do Cabo conta com o NAST (Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador), que tem presta assistência médica e orientações para trabalhadores formais, informais, autônomos, além de prestar suporte técnico para a junta médica municipal e ao instituto de previdência municipal (CABOPREV). O Cerest ainda esteve na recepção de unidades de saúde divulgando informações sobre prevenção de acidentes de trabalho e distribuindo panfletos.
Rubenita Sobral, coordenadora do Cerest Cabo, após entrevista na Cabo FM. |
Hermes Rocha, coordenador do Cerest Caruaru. |
Palestra ministrada pelo Cerest Caruaru. |
O Cerest Palmares acompanhou uma investigação de acidente de trabalho com a equipe da Unidade Sentinela em Saúde do Trabalhador do Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns e referência técnica em saúde do trabalhador da V região de saúde.
Em Ouricuri, o Cerest regional realizou uma feira da saúde para trabalhadores. Lá, foi possível realizar testagem rápida de HIV e hepatite, enquanto os trabalhadores recebiam orientações. Também foi promovida palestra para trabalhadores da limpeza urbana do município.
Feira da saúde em Ouricuri. |
Em Petrolina foi realizada reflexão com os sindicatos dos trabalhadores: rurais, mototaxistas, construção civil e comerciários. Na oportunidade foi exposto o cenário dos acidentes de trabalho em Petrolina de janeiro a maio de 2017.
Ação realizada pelo Cerest Petrolina. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário