 |
Conferência Livre Estadual CUT |
As conferências livres representam espaços autônomos de amplos debates e discussões, em geral organizadas por movimentos sociais, com temáticas mais específicas. Distintas das conferências formais, as conferências livres são caracterizadas por sua natureza deliberativa que dispensa os procedimentos oficiais, tais como a obrigatoriedade de representação por segmentos ou a eleição de delegação para a etapa principal. No entanto, a Conferência Livre Estadual proposta por Pernambuco garantirá a representação paritária dos segmentos na Etapa Estadual.
 |
Conferência Livre Estadual Trabalhadores por Aplicativo |
As Conferências Livres Estaduais de Pernambuco foram organizadas por entidades que compõem os segmentos do Conselho Estadual de Saúde e por organizações da sociedade civil de âmbito estadual, com o objetivo de debater o tema, um ou mais eixos temáticos da 5ª CESTT, e, enquanto espaços deliberativos, poderão ter seus relatórios integrados, assim como, eleger pessoas delegadas para Etapa Estadual da 5ª CESTT. É importante ressaltar que as Conferências Livres Estaduais não competem com as conferências realizadas nas Etapas Municipal e Macrorregional, contudo, têm a capacidade de integrar e enriquecer essas etapas com suas contribuições e perspectivas únicas.
 |
Conferência Livre trabalhadores da Construção Civil |
Em Pernambuco, foram realizada três conferências livres estaduais, dos trabalhadores e trabalhadoras da construção civil, trabalhadores entregadores por aplicativo e conferência da Central Única dos Trabalhadores/ CUT-PE. A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e o Cerest Estadual Pernambuco estiveram presentes nas três conferências livres. Aproximar o debate da saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano das demandas dos trabalhadores é uma necessidade candente, assim como a aproximação dos sindicatos e trabalhadores com o controle social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário