No último 29 abril foram encerradas as Conferências Municípais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco. De acordo com informações do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), todos os 184 municípios e o distrito estadual de Fernando de Noronha informaram data de realização das conferências, no entanto, o CES-PE ainda está consolidando informações acerca do recebimento dos relatórios finais e indicação paritária dos delegados para construção de panorama mais fidedigno sobre as etapas municipais da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no estado.
As Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora são espaços importantes para discutir e propor políticas públicas relacionadas à saúde no ambiente de trabalho, com o objetivo de garantir direitos e acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Essas conferências são etapas municipais de uma conferência maior, a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, e têm o objetivo de fortalecer a participação social na gestão do SUS e no controle social da saúde tem como tema a Saúde do Trabalhador como Direito Humano.
Os Cerest Regionais e Municipal de Pernambuco estiveram envolvidos em vários desses espaços, seja na facilitação dos grupos de trabalho, com foco nos eixos temáticos da 5ªCNSTT, seja na realização de palestras magnas abordando a Saúde do Trabalhador como Direito Humano.
A equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES-PE (Diretoria da Apevisa, Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Cerest Estadual Pernambuco) participou diretamenta das conferências municipais de Recife, Camaragibe, Ipojuca, Igarassu, Itamaracá, Araçoiba, Pesqueira, Palmares, Tamandaré, Passira, Jatobá, Gravatá, Bezerros, Garanhuns, Condado, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. Estivemos literalmente do litoral ao sertão do estado destacando pontos prioritários para efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhador, das novas relações de trabalhador e seus impactos na saúde do trabalhador e da participação social para o fortalecimento do controle social em saúde do trabalhador e da trabalhadora.
No mês de maio ocorrerão as etapas macrorregionais da 5ª CESTT, previstas para as duas últimas semanas de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário