26 de mai. de 2025

Minicurso de VISAT é realizado na VI região de saúde

No dia 20 de Maio de 2025, as técnicas do Cerest Estadual, Jadianne Ferreira, Janaina Pacheco e Carla Braz, realizaram um minicurso de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) para as referências técnicas em Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária e Epidemiológica de municípios da VI região de saúde.



Na ocasião estiveram presentes representantes dos municípios de Arcoverde, Tacararu, Jatobá, Venturosa, Pedra e Buique.

O principal objetivo foi abordar temas gerais de saúde do trabalhador para a qualificação das atividades desenvolvidas no território.

A formação abordou os conceitos e principais ações da VISAT, tais como: Atribuições do RT; Indicadores de Saúde do Trabalhador; Vigilância de Populações Expostas aos Agrotóxicos - VSPEA; Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho - VAPT; Intoxicação Exógena relacionada ao Trabalho Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

A VI Geres é formada por 13 municípios e com a nova regionalização dos Cerest em Pernambuco tem o Cerest Estadual Pernambuco como referência para retaguarda técnica e ações de matriciamento.

20 de mai. de 2025

Publicada Nota Técnica 03/2025 que trata de indicadores estaduais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


Foi publicada a Nota Técnica DGAPEVISA nº 3/2025 que trata de "Indicadores estaduais de monitoramento e avaliação das ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o triênio 2025-2027"

Os indicadores elencados foram definidos em reunião Colegiada de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Penambuco. O principal objetivo da NT 03/2025 é acompanhar e estimular a descentralização das ações de Visat no território do estado. 

Para acessar a nota, clique aqui. 

16 de mai. de 2025

Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Cerest Estadual participaram de Conferências Livres em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Conferência Livre Estadual CUT 

As conferências livres representam espaços autônomos de amplos debates e discussões, em geral organizadas por movimentos sociais, com temáticas mais específicas. Distintas das conferências formais, as conferências livres são caracterizadas por sua natureza deliberativa que dispensa os procedimentos oficiais, tais como a obrigatoriedade de representação por segmentos ou a eleição de delegação para a etapa principal. No entanto, a Conferência Livre Estadual proposta por Pernambuco garantirá a representação paritária dos segmentos na Etapa Estadual. 

Conferência Livre Estadual Trabalhadores por Aplicativo

As Conferências Livres Estaduais de Pernambuco foram organizadas por entidades que compõem os segmentos do Conselho Estadual de Saúde e por organizações da sociedade civil de âmbito estadual, com o objetivo de debater o tema, um ou mais eixos temáticos da 5ª CESTT, e, enquanto espaços deliberativos, poderão ter seus relatórios integrados, assim como, eleger pessoas delegadas para Etapa Estadual da 5ª CESTT. É importante ressaltar que as Conferências Livres Estaduais não competem com as conferências realizadas nas Etapas Municipal e Macrorregional, contudo, têm a capacidade de integrar e enriquecer essas etapas com suas contribuições e perspectivas únicas.

Conferência Livre trabalhadores da Construção Civil 

Em Pernambuco, foram realizada três conferências livres estaduais, dos trabalhadores e trabalhadoras da construção civil, trabalhadores entregadores por aplicativo e conferência da Central Única dos Trabalhadores/ CUT-PE. A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e o Cerest Estadual Pernambuco estiveram presentes nas três conferências livres. Aproximar o debate da saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano das demandas dos trabalhadores é uma necessidade candente, assim como a aproximação dos sindicatos e trabalhadores com o controle social. 

14 de mai. de 2025

Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora são realizadas em Pernambuco



No último 29 abril foram encerradas as Conferências Municípais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco. De acordo com informações do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), todos os 184 municípios e o distrito estadual de Fernando de Noronha informaram data de realização das conferências, no entanto, o CES-PE ainda está consolidando informações acerca do recebimento dos relatórios finais e indicação paritária dos delegados para construção de panorama mais fidedigno sobre as etapas municipais da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no estado. 



As Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora são espaços importantes para discutir e propor políticas públicas relacionadas à saúde no ambiente de trabalho, com o objetivo de garantir direitos e acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Essas conferências são etapas municipais de uma conferência maior, a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, e têm o objetivo de fortalecer a participação social na gestão do SUS e no controle social da saúde tem como tema a Saúde do Trabalhador como Direito Humano.

Os Cerest Regionais e Municipal de Pernambuco estiveram envolvidos em vários desses espaços, seja na facilitação dos grupos de trabalho, com foco nos eixos temáticos da 5ªCNSTT, seja na realização de palestras magnas abordando a Saúde do Trabalhador como Direito Humano. 


A equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES-PE (Diretoria da Apevisa, Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Cerest Estadual Pernambuco) participou diretamenta das conferências municipais de Recife, Camaragibe, Ipojuca, Igarassu, Itamaracá, Araçoiba, Pesqueira, Palmares, Tamandaré, Passira, Jatobá, Gravatá, Bezerros, Garanhuns, Condado, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. Estivemos literalmente do litoral ao sertão do estado destacando pontos prioritários para efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhador, das novas relações de trabalhador e seus impactos na saúde do trabalhador e da participação social para o fortalecimento do controle social em saúde do trabalhador e da trabalhadora.

No mês de maio ocorrerão as etapas macrorregionais da 5ª CESTT, previstas para as duas últimas semanas de maio. 

8 de mai. de 2025

Cerest Estadual lança cartilha sobre saúde de trabalhadores por aplicativos na 1ª Conferência Livre Estadual de Saúde do Trabalhador dos Entregadores por Aplicativo


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual de Pernambuco) participou nesta terça-feira (06/05) da 5ª Conferência Livre Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT) voltada para entregadores por aplicativo, realizada no auditório do Sindurb, no Recife. Durante o evento, foi lançada mais uma Cartilha de Saúde dos Trabalhadores por Aplicativo, material que reúne orientações sobre saúde, segurança e direitos dos profissionais que atuam em serviços de entrega utilizando bicicletas e motocicletas.


A cartilha é resultado de um levantamento realizado com trabalhadores de aplicativos da Região Metropolitana do Recife e traz informações relevantes sobre o perfil socioeconômico, condições de trabalho e as principais demandas em saúde da categoria. O estudo, realizado em 2022, busca contribuir com as políticas públicas voltadas à promoção da saúde desses profissionais, além de estimular o debate sobre melhorias nas condições de trabalho.

O documento apresenta um panorama detalhado das condições de trabalho e de vida dos entregadores na Região Metropolitana do Recife, com base em um questionário aplicado a 162 trabalhadores em 2022. Entre os dados levantados, destaca-se que 98,8% são homens, 74,1% negros e 40,1% tinham entre 18 a 24 anos. Além disso, a maioria dos entregadores possuía jornada semanal de 41 a 80h (38,1%) e 49,4% trabalhavam os 7 dias da semana. A pesquisa também revela que 48,4% dos entregadores já sofreram acidentes ou adoeceram em função do trabalho. Dentre os acidentados, mais da metade foram casos de colisões (53%) e queda do veículo (15,2%). O levantamento também revelou que 24,6% dos entregadores sentiam dores na coluna lombar; 17,5% nos ombros; 15,8% nos punhos e 14,4% nos joelhos.

Entre os dados destacados, o levantamento aponta aspectos como os meios de transporte mais utilizados, a rotina intensa de trabalho e o acesso limitado aos benefícios sociais. A cartilha também reforça a importância da prevenção de agravos à saúde e da organização coletiva da categoria, por meio de associações, sindicatos ou movimentos sociais.

A publicação foi elaborada em parceria com o Seambape (Sindicato dos Trabalhadores Entregadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativos do Estado de Pernambuco), com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fiocruz de Pernambuco e do Rio de Janeiro.


A cartilha encontra-se disponível através do link: "Cartilha Saúde do Trabalhador por App - Entregando Informações"

7 de mai. de 2025

1° Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizado em 16/04/2025


Foi realizada a 1ª Reunião do Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no dia 16 de Abril de 2025 no auditório da Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape). O encontro ocorreu com o objetivo de fortalecer a articulação entre os diversos atores da rede de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) em Pernambuco.

A reunião foi iniciada com as boas-vindas de Paulo Lira, gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, e Aline Azevedo, responsável pelo processo de coordenação do Cerest Estadual. Em seguida, foi realizada a apresentação dos participantes, representando diferentes regiões de saúde e dos Cerest estadual, regionais, municipais, instituições envolvidas na promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Participaram os 8 Cerest implantados em Pernambuco.

Também participaram da reunião as referências técnicas em saúde do trabalhador da IV, V, IX e X Geres.



Ao longo da reunião, foram discutidas as seguintes pautas:

1. Apresentações e informes gerais;

2. Nota de indicadores estaduais;

3. Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;

4. Apresentações dos CERESTs Regionais;

5. Ações de VISAT voltadas para a população dos campos, florestas e águas;

6. Apresentação do curso de aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador;

7.Discussão aberta e encaminhamentos finais.

A reunião seguiu conforme a agenda prevista e foi encerrada com os encaminhamentos pactuados. Ao longo da reunião, surgiram discussões e pontuações sobre as facilidades e limitações das regiões em cumprir com as ações de saúde do trabalhador.

O momento foi avaliado como produtivo e estratégico para o alinhamento das ações entre os diferentes níveis de gestão e execução da VISAT, reafirmando o compromisso coletivo com a saúde e a segurança da população trabalhadora.





A próxima reunião colegiada em saúde do trabalhador está prevista para: 02 de Julho de 2025.

6 de mai. de 2025

Minicurso de Visat é realizado pelo Cerest Estadual Pernambuco


No dia 15 de abril de 2025, foi realizado, no auditório do Núcleo de Estudo e Pesquisa (Nepel), pelo Cerest Estadual, um minicurso sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O objetivo foi atualizar os Cerests Regionais e as Referências Técnicas das Regiões de Saúde que, porventura, tenham passado por mudanças de gestão ou apresentem necessidade de atualização dos conteúdos relacionados à Saúde do Trabalhador.

Estiveram presentes: representantes dos Cerests Estadual, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, e as referências técnicas e representantes de VISAT das V, VI, VII e IX GERES.

O minicurso abordou os seguintes temas:
  1.  Vigilância em Saúde do Trabalhador – Conceitos gerais e regionalização em Pernambuco
  2. Qualifica CEREST – Parâmetros monitorados;
  3. Intoxicação Exógena;
  4. Vigilância de Populações Expostas aos Agrotóxicos (VSPEA);
  5. Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT);
  6. Vigilância do Óbito Relacionado ao Trabalho;
  7. Acidente com Exposição a Material Biológico (ATEMB).
Tendo em vista o avançar do horário previsto para término, ficou acordado a continuidade do curso para 08 de Maio de 2025 a ser realizado em ambiente virtual, no qual serão abordados os seguintes temas:

     8. Doenças Relacionadas ao Trabalho;
     9. Recurso CEREST e procedimentos SIA-SUS.




Esse momento representou uma oportunidade valiosa para o esclarecimento de dúvidas e o aprofundamento das ações dos Cerests Regionais e municipal no âmbito da Saúde do Trabalhador. Os participantes destacaram a relevância dos temas abordados e elogiaram a qualidade das informações apresentadas.

Abertas as incrições para a turma Agreste do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Estão abertas as inscrições entre os dias 23/06 a 08/07 para a turma agreste do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalha...