8 de abr. de 2025

Cerest Estadual de Pernambuco participa da Oficina para construção do Programa Mais Vida no Trabalho

Nos dias 27 e 28 de março, ocorreu em Brasília, a I Oficina do Programa Mais Vida no Trabalho que teve por objetivo preparar a construção de Programação Nacional para Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho, com ênfase nos causado por acidentes de trabalho. 

Participaram da oficina gestores estaduais, especialistas na vigilância do óbito relacionado ao trabalho, especialistas na análise de acidentes de trabalho, controle social, sindicatos e centrais sindicais. A oficina foi coordenada pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT). 

Participaram da oficina, representando o estado de Pernambuco, Adriana Guerra, técnica responsável pela Vigilância dos Acidentes de Trabalho e Paulo Lira, Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador. No estado, a vigilância do óbito relacionado ao trabalho foi instituita por meio da Portaria Estadual SES/PE 488 de 31 de maio de 2024 - Dispõe sobre a Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho, bem como a instituição do Grupo Técnico de Discussão e do Comitê Estadual de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho de Pernambuco.

7 de abr. de 2025

Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador do Conass é realizada em Brasilía

 Via assessoria de comunicação Conass 




O Conass realizou, ontem e hoje (04), a reunião da Câmara Técnica do Conass de Saúde do Trabalhador, debatendo os desafios para a área e a organização da rede de atenção para uma adequada resposta a suas necessidades em um contexto de mudanças na estrutura produtiva e nas relações de trabalho.

Para debater o tema, os efeitos das mudanças na estrutura produtiva e na organização do sistema de saúde, Nereu Henrique Mansano, assessor técnico e coordenador da Câmara Técnica do Conass da Saúde do Trabalhador, apresentou o modelo de atenção à Saúde do Trabalhador as interfaces entre as políticas de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Vigilância em Saúde e de Atenção Primária, destacando que todas dão foco à integralidade e à necessidade de articulação entre as áreas, sendo fundamental para este fim o planejamento e monitoramento integrado de suas ações.

Para a professora Elizabeth Costa Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais, convidada para o encontro, a inserção das ações e procedimentos de Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde. Segundo ela, as transformações aceleradas no mundo do trabalho, a incorporação tecnológica e novas formas de gestão, mudanças na proteção social, a precarização do trabalho e aumento do trabalho informal, trouxeram uma sobrecarga para o sistema de saúde. “A única política que essas pessoas têm de cobertura universal é o SUS. Nessa perspectiva, temos que pensar na importância da APS para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador. Ela é a porta de entrada do SUS, ordenadora da Rede e coordenadora do cuidado”.

Elizabeth, destacou que a APS está presente em todos os municípios brasileiros, e somente através da atenção primária, é possível chegar aos trabalhadores. “Hoje os trabalhadores estão dispersos pela própria organização dos processos de trabalho, que é fragmentada. Na APS é possível orientar, acolhê-lo adequadamente, fazer um diagnóstico correto, fazer um bom plano terapêutico, dar acesso a seus direitos trabalhistas e ou previdenciários”, comentou.

Ela destacou que para isso serão necessárias mudanças nos processos de trabalho. “Na atenção primária pode-se ter ações de promoção da saúde, que começam pela orientação do trabalhador, sobre o que ele deve fazer e como o trabalho dele impacta sobre a sua saúde”, disse.

Trabalho escravo como problema de Saúde Pública e seus desafios para a Saúde do Trabalhador

O trabalho escravo contemporâneo (TEC) é um problema de saúde pública e exige respostas do SUS. Hoje, condições de trabalho degradantes, jornadas exaustivas, atividades abusivas, com longas jornadas, têm muitas implicações na carga de doenças e no aumento do sofrimento social. “O TEC está associado à redução de possibilidades de vida, cerceamento material-corporal, descontrole sobre o risco, que leva ao esfacelamento de potenciais físicos e mentais”, disse o Luís Henrique da Costa Leão, coordenador-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

Luís apresentou as iniciativas as iniciativas em andamento para erradicar o TEC, e, segundo ele, o tema tem sido cada vez mais acolhido na rede de atenção, especialmente pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), induzido pela Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que indica o papel do SUS em sua erradicação. “Temos desenvolvido alternativas saudáveis e sustentáveis de trabalho e vida dentro dos próprios territórios, resguardando culturas, saberes, potenciais, habilidades, capacidades e vocações locais”, disse.

Ele também chamou atenção para algumas atitudes sociais, culturais, econômicas com algumas classes trabalhadoras. “Formas similares de escravização foram toleradas por nações poderosas até recentemente. Todo ser humano deve ser reconhecido, respeitado e protegido frente a quaisquer ameaças à integridade pessoal e coletiva”, concluiu.

Outra pauta abordada no encontro, foi a preparação da gestão estadual para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. A professora Marcia Bandini, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tratou da saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano, tema principal da conferência. Destacou diversos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que trazem direitos que para serem obtidos dependem da atuação da Saúde do Trabalhador, bem como os desafios para esta atuação.

Representam o estado de Pernambuco na CTST Conass a Diretora da Apevisa, Karla Baêta e o Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira. 

3 de abr. de 2025

Cerest Estadual Participa da Reunião do Getrin 6ª Região


No dia 24 de Abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual/ PE), esteve presente na primeira reunião de 2025 do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho da 6° Região - Getrin 6.

Na ocasião, foi apresentado o Plano de trabalho e Agenda GETRIN 6 para o períodoo biênio 2025/2026 e o alinhamento com o GETRIN Nacional abordando o tema “Saúde e segurança no trabalho: desafios para a universalização” com o objetivo de incentivar a capilarização das ações do Programa Trabalho Seguro nos estados, regiões ou circunscrições dos Tribunais Regionais, sob a coordenação das gestões regionais.

Também foi discutido sobre o “Abril Verde”, explanando as ações previstas para o período de 22 a 25 de abril, com ênfase no trabalho formal e informal da limpeza urbana, resgatando propostas do cuidado com o meio ambiente e o trabalho sustentável bem como a priorização das ações na justiça do trabalho com questões relacionadas a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O objetivo final da reunião, foi a definição de pautas envolvendo categorias específicas e também a organização de datas alusivas para os meses de abril a outubro de 2025.

25 de mar. de 2025

1° Reunião de 2025 do Comitê Estadual de Vigilância de Óbitos relacionados ao Trabalho (CEVORT)

Foi realizada hoje, 25 de Março de 2025, sob coordenação Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual a 1ª reunião do Comitê Estadual de Vigilância do Óbito Relacionado ao Trabalho (CEVORT) do ano de 2025, que ocorreu no turno da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel) no bairro da Boa Vista – Recife.


O CEVORT, tem como principal proposta a eliminação ou mitigação dos fatores determinantes e condicionantes das doenças e acidentes fatais relacionados ao trabalho.

Com isso, na presente reunião, foram repassados os informes sobre as atualizações do andamento da criação de Dashboard com as informações de óbitos relacionados ao trabalho em Penambuco.

Em seguida, foram apresentadas as pautas, sendo elas: 1. atualização sobre os resultados e respostas dos encaminhamentos da última reunião do Cevort ocorrida em 06/12/2024; 2.apresentação dos casos discutidos na reunião do GT de óbitos ocorrida em 06/02, com destaque para os óbitos com mecânicos, sendo apresentados e discutidos 6 casos, e por fim, a elaboração da programação de atividades alusivas ao Abril Verde junto às instituições e municípios presentes.

Ao final desta reunião, foram levantados encaminhamentos que embasarão as medidas a serem tomadas com relação aos casos de óbitos discutidos, a fim de fortalecer estratégias vigentes e elaborar novas estratégias de prevenção das doenças e acidentes fatais relacionados ao trabalho. Também foram feitos, encaminhamentos que nortearão as ações alusivas do Abril Verde e Maio Amarelo.

Nas próximas reuniões do CEVORT, os primeiros momentos serão destinados para que pelo menos três instituições ou órgãos presentes apresentem sobre sua atuação e ações realizadas relacionadas à Saúde do Trabalhador, isto fortalecerá a articulação interinstitucional que fundamenta o comitê.

A próxima reunião está prevista para de 01 de Julho de 2025.


20 de mar. de 2025

Fala, trabalhador(a)! Ep. 21 - 5ª CNSTT - Eixo 3 - Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

Fala trabalhadores!




Finalizamos nossa série de episódios sobre a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora trantando do eixo 3 da 5ªCNSTT - Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

Não existiria Sistema Único de Saúde (SUS) sem a participação dos trabalhores e movimentos populares. Da mesma forma, não existiria campo Saúde do Trabalhador se essa participação não fosse efetivada.

Um dos desafios contemporâneos do mundo do trabalho consiste na participação organizada dos trabalhadores direcionada a transformações na política pública, ambientes e processos de trabalho. Para conversar com a gente sobre esses desafios e como eles se apresentam na 5ª CNSTT, convidamos o Coordenador Técnico do Departamento Intersindical de Estudos, Pesquisas em Saúde dos Ambientes de Trabalho (DIESAT), Eduado Bonfim. Durante o episódio Eduardo discutirá a importância do Controle Social no SUS, o papel da Cistt e sua articulação com os Cerest e os desafios para materialização da Saúde do Trabalhador enquanto Direito Humano.

Simbora ouvir?


19 de mar. de 2025

Reunião da CISTT itinerante é realizada em Palmares




No dia 18/03/2025, foi realizada reunião ordinária da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT). A reunião ocorreu no município dos Palmares e teve como pauta: feminicídio e mundo do trabalho; e, ações desenvolvidas em relação à gestão da saúde e segurança do trabalhador/a do SUS.

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador é membro da Cisst e atua na construção coletiva desse espaço.

Cerest Estadual PE participa de evento preparatório para 5ªCESTT na XII Geres



A técnica do Cerest Estadual Pernambuco, Doris Vianna, participou como mediadora da Oficina Regional de preparação para as Conferências em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da XII Região de Saúde. 

A Oficina foi iniciada com uma palestra introdutória sobre o tema da 5ª Conferência "A Saúde do Trabalhador como Direito Humano", em seguida, foram formados 3 grupos que representaram os 3 eixos da Conferência: 1° Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora  (Doris Vianna - Cerest Estadual Pernambuco); 2° Novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador (Silvânia Assis - Cerest Regional Jaboatão); 3° Participação popular na Saúde do Trabalhador (Edilene Peixe - Cerest Regional Goiana) onde os representantes de Cerest ficaram responsáveis pela mediação de cada eixo. Ao final da discussão foram apresentadas todas as propostas.



13 de mar. de 2025

Podcast Fala, Trabalhador(a)! Ep. 20 - 5ª CNSTT - As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora




Fala Trabalhadores! Tá saindo um novo episódio do nosso podcast e nele conversaremos sobre o Eixo 2 da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Você já deve ter percebido que o mundo do trabalho é cada vez mais precário, isso afeta a vida dos trabalhadores de diversas formas. Menores salários, jornadas mais intensas e muitas formas de contratação, como também a falta dela. São trabalhadores e trabalhadoras informais, "uberizados", intermitentes, contratados por tempo indeterminado..... Imagina como isso pode afetar a nossa saúde?

Como destaca a professora: 

"Falar de saúde dos trabalhadores é necessariamente falar em luta e organização coletiva, sem isso não há saúde possível".

Como podemos mobilizar e construir propostas sobre o tema na 5ª conferência?

É justamente por isso que vamos conversar com a professora Letícia Masson, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/RJ) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fiocruz -RJ.

Vamos ouvir?




Alguns dos materiais citados por Letícia durante a entrevista:

Plataforma Remir Trabalho - https://www3.eco.unicamp.br/remir/




28 de fev. de 2025

28 de Fevereiro - Dia Internacional de Prevenção a LER/DORT

As  LER /DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são uma síndrome clínica que afeta o sistema músculo esquelético em geral. Manifestam-se principalmente no pescoço e/ou membros superiores, mas pode também afetar a coluna vertebral e os membros inferiores.

Alguns dos  sintomas são  dor crônica, formigamento, dormência , fadiga muscular e falta de firmeza nas mãos. As jornadas de trabalho prolongadas e sem pausas, postura, mobiliários e equipamentos inadequados são fatores de risco para o surgimento da LER/DORT. O auto alongamento e mobiliários adequados ao trabalho, respeitando a ergonomia são formas de prevenção da LER/DORT. Aspectos relacionados a organização do trabalho também são fatores de risco importantes que devem ser considerados para a não ocorrência de LER/DORT, são exemplos: pausas; jornadas de trabalho reduzidas; ambiente de trabalho sem pressões excessivas por metas e resultados. 

Cerest Estadual, em parceria com os Cerest Regionais, Municipal e a Rede de Atenção à Saúde, faz a vigilância dessa síndrome em Pernambuco. No ano de 2024 foram notificados 716 casos de LER/DORT. Dentre as ocupações mais notificadas estão os trabalhadores da agricultura,  alimentadores de linha de produção e trabalhadores da costura. 

Nos dias 25 e 26 de fevereiro o Cerest Estadual em parceria com o Sindicato de Trabalhadores de Telecomunicações de Pernambuco - Sinttel realizou uma ação sobre LER/DORT  para os teleoperadores nas empresas Provider e Data métrica.  Durante o evento, houve a explanação sobre o que é a  LER/DORT , sintomas, fatores de risco, como prevenir e informações sobre o SINTTEL e o Cerest Estadual. Além disso, folders sobre a LER/DORT foram distribuídos aos teleoperadores durante a troca de turno. Acesse o folder, clicando aqui. Folder LER/DORT



27 de fev. de 2025

Cerest Estadual finaliza oficinas preparatórias para a 5ª CNSTT

No dia 27 de fevereiro de 2025, a equipe do Cerest Estadual Pernambuco finalizou as atividades de educação permanente realizadas em caráter preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT).



Iniciadas em janeiro e conduzidas em cinco etapas, os encontros envolveram a realização de rodas de conversa sobre os avanços e desafios das conferências anteriores e culminaram na consolidação de 59 propostas, contemplando os três eixos da 5ª CNSTT, que deverão orientar a participação do Cerest Estadual nas etapas macrorregionais, estadual e nacional da conferência.  




[Convite] Diálogo com as Áreas Técnicas - 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - NOVA DATA


O evento foi remarcado para o dia 11 de março, não perca.



 Esquenta para a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora



Em um tempo onde direitos são retirados e o trabalho é cada vez mais precário, é preciso apontar novos horizontes. Os novos caminhos devem ser construídos com os trabalhadores e trabalhadoras, em espaços democráticos em que prevaleça a saúde acima dos lucros.

A 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é um desses espaços e tem como tema “A Saúde do Trabalhador como Direito Humano”.

Mas, por que defender a Saúde do Trabalhador enquanto um Direito Humano?

Qual o impacto dessa defesa no mundo do trabalho?

É sobre isso que iremos conversar no Diálogo com as Áreas Técnicas e para auxiliar o debate contaremos com a presença do professor Luiz Carlos Fadel e da conselheira Fernanda Lira.

Quando: 11/03

Horário: 14h

Onde: Canal Youtube Esppe - https://www.youtube.com/watch?v=WnQP7yHi5Pg

Não conseguiu acompanhar ao vivo, veja como foi. 




25 de fev. de 2025

Nota de Pesar


A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVST) e equipe técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Pernambuco (Cerest Estadual PE) lamentam, com profundo pesar, o falecimento da Técnica de Enfermagem Andréa Marques Pereira, que atuava no Cerest PE desde outubro de 2022.

Neste momento de dor, a GVST se solidariza com familiares, amigos e colegas de profissão, expressando sinceras condolências pela perda.

Informamos que em respeito a dor dos familiares e colegas de trabalho o diálogo com as áreas técnicas que trataria da 5ª Conferência em Sáude do Trabalhador e da Trabalhador, que aconteceria hoje, foi cancelado e terá remarcação realizada. 

24 de fev. de 2025

Saúde do Trabalhdor é abordada em Curso de Inspeção Sanitária da X Região de Saúde


Entre os dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, ocorreu na X Região de Saúde o "Curso de Inspeção Sanitária: legislação, prática de inspeção e preenchimento de termos". O curso foi destinado aos inspetores sanitários dos 12 municípios que compõem a X Região de Saúde, que tem como sede o município de Afogados da Ingazeira. 

No primeiro dia do curso foram tratados aspectos relacionados à inspeção de serviços de saúde, supermercados e correlatos, além da necessidade da incorporação de ações de Saúde do Trabalhador na rotina das inspeções sanitárias dos municípios. Ainda foi ressaltado a necessidade de mobilização e organização das Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como momentos preparatórios para a 5ª Conferência Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 

No último dia do curso foram realizadas inspeções para praticar as ações discutidas em sala. Em relação às inspeções sanitárias de saúde do trabalhador foram trabalhadas questões relacionadas à operação de check out (caixas de supermercados), higiene e conforto dos trabalhadores, dispositivos de proteção em maquinário e prevenção de acidentes. O curso foi finalizado com o treinamento do preenchimento dos termos comuns ao processo de trabalho da Vigilância Sanitária. 

19 de fev. de 2025

Publicada Nota Técnica - SES - Diretoria da Apevisa - N° 2/2025 sobre sobre pomadas capilares

Via Apevisa

Publicado no dia 14/02/2025

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) publica a Nota Técnica – SES – Diretoria Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária – Nº 02/2025, que estabelece ações para a detecção, prevenção e monitoramento de eventos adversos associados ao uso de pomadas capilares. O documento traz orientações direcionadas a usuários, profissionais de saúde e estabelecimentos comerciais sobre as práticas corretas de aquisição e utilização desses produtos.

Fonte da imagem: Canva


Entre as principais orientações estão a obrigatoriedade de notificação de eventos adversos relacionados ao uso de pomadas capilares, o esclarecimento sobre os mecanismos de notificação para profissionais da rede assistencial pernambucana, e a intensificação das ações de fiscalização nos estabelecimentos que comercializam ou prestam serviços relacionados a esses produtos.

A Apevisa reforça a importância de uma ação conjunta para garantir a segurança do consumidor e a integridade da saúde pública no estado de Pernambuco.

18 de fev. de 2025

Plano Anual de Trabalho do Cerest Estadual Pernambuco é apresentado na reunião da CISTT - PE


No dia 18/02 (terça-feira), o Plano Anual de Trabalho do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador foi apresentado e validado em reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, coordenada pelo Conselheiro Estadual Júlio César Bezerra. 

Na reunião, foram apresentadas as principais ações programadas para o ano de 2025, com foco nas ações previstas do Plano Estadual de Saúde (PES 2024-2027). Ainda foram destacados esforços para atuação conjunta entre o Cerest Estadual e o Controle Social. Após a apresentação,
foram temas do debate: o papel da CISTT e sua articulação com os Cerest; as subnotificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho; a Regionalização dos Cerest em Pernambuco; a relação entre violência e ocorrência de sofrimento mental relacionado ao trabalho e a centralidade do papel da Atenção Primária à Saúde no desenvolvimento de ações em Saúde do Trabalhador. 

Também foi apresentado na reunião, pelo conselheiro Eduardo Quintas, informações sobre a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A próxima reunião da CISTT-PE está agendada para o dia 18 de março e será realizada no município de Palmares. 

17 de fev. de 2025

GVSAT participa debate sobre saúde do trabalhador por aplicativo

No último 17/02, a Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador participou debate no programa supermanhã que abordou a temática Trabalho mediado por Aplicativo. 


Também participam do programa o sindicalista Rodrigo Lopes, a jornalista Roberta Soares e o Deputado Federal, Augusto Coutinho. 


  Debate a partir de 3h e 2 min. 

Clique aqui e acesse podcast com o debate sobre trabalho por aplicativo na integra. 


14 de fev. de 2025

GVSAT participa do Seminário Estadual para orientação sobre Conferências Livres


No dia 14/02, foi realizado na Escola de Governo da Admnistração Pública de Pernambuco (EGAPE), o Seminário sobre as Conferências Livres em Pernambuco. O Seminário foi conduzido pelos conselheiros Eduardo Quintas e Fernanda Lira, que apresentaram documento orientador sobre a realização das conferências estaduais livres em Pernambuco. 

Estiveram presentes conselheiros, gestores e representação dos trabalhadores que tem interesse em realizar as conferências. Essa modalidade de conferência tem por objetivo ampliar o debate acercad a saúde dos trabalhadores para diversas categorias da sociedade civil organizada. 

As Conferências Livres Estaduais podem ser realizadas no período entre 22/04 e 14/05 de 2025 e devem envolver pelo menos 04 municípios do estado e duas regiões de saúde. Podem ser no formato presencial, virtual ou híbrida. Mais informações no instragram do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco

11 de fev. de 2025

[Convite] Diálogo com as Áreas Técnicas - 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

 




Esquenta para a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


Em um tempo onde direitos são retirados e o trabalho é cada vez mais precário, é preciso apontar novos horizontes. Os novos caminhos devem ser construídos com os trabalhadores e trabalhadoras, em espaços democráticos em que prevaleça a saúde acima dos lucros.

A 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é um desses espaços e tem como tema “A Saúde do Trabalhador como Direito Humano”.

Mas, por que defender a Saúde do Trabalhador enquanto um Direito Humano?

Qual o impacto dessa defesa no mundo do trabalho?

É sobre isso que iremos conversar no Diálogo com as Áreas Técnicas e para auxiliar o debate contaremos com a presença do professor Luiz Carlos Fadel e da conselheira Fernanda Lira.

Quando: 25/02

Horário: 14h

Onde: Canal Youtube Esppe - https://www.youtube.com/watch?v=WnQP7yHi5Pg


*Por motivos excepcionais o Diálogo será remarcado e nova data divulgada em breve 

10 de fev. de 2025

Cerest Estadual Pernambuco participa de audiência pública para discutir notificações de acidentes em trabalhadores de aplicativos

 Via MPT 



No dia 4 de fevereiro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou audiência pública para discutir o aumento das notificações de acidentes com motoristas e entregadores de aplicativos nos sistemas de saúde do estado. A audiência aconteceu no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6), localizada no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife. O evento está marcado para às 9h. Foram convocados, para o encontro, representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), das unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dos hospitais regionais, e de sindicatos e associações ligadas à categoria. O evento foi aberto ao público.

A iniciativa faz parte do Projeto Nacional de Plataformas Digitais, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (CONAFRET). A ação visa reforçar a alimentação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) com dados de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, contribuindo para a elaboração de políticas públicas mais eficazes. A procuradora do Trabalho e coordenadora regional da CONAFRET, Vanessa Patriota, enfatiza a importância da iniciativa para fortalecer a notificação obrigatória de acidentes de trabalho, conforme previsto pela legislação vigente. “Esse é um passo fundamental para garantir melhores condições de trabalho e saúde aos profissionais que atuam em plataformas digitais”, destacou.

CONAFRET

A Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Emprego (CONAFRET) foi criada em 30 de setembro de 2003, por intermédio da Portaria PGT nº 386, para estudar, combater e inibir as práticas fraudulentas que objetivam afastar ou mascarar a relação de emprego e desvirtuar a aplicação dos direitos trabalhistas previstos na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em normas de proteção ao trabalhador, com o objetivo de promover a regularização das relações de trabalho.

CODEMAT

A Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco (CODEMAT), criada pela Portaria PGT nº 410, de 14 de outubro de 2003, busca articular nacionalmente as ações institucionais desenvolvidas pelo MPT na defesa do meio ambiente do trabalho. A proteção à saúde e à segurança do trabalhador é o objetivo da coordenadoria como forma de evitar e reduzir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

___________________________________________________________________________________

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador, a Coordenação do Cerest Estadual Pernambuco e a Área Técnica de Acidentes de Trabalho participaram da audiência. No momento, a GVSAT apresentou as ações que vem sendo desenvolvidas pelo estado de Pernambuco em relação a notificação de agravos relacionados ao trabalho, com foco nos acidentes de trabalho, em trabalhadores de entrega e transporte de passageiros mediado por aplicativo. Dentre as ações foi apresentada a Nota Técnica 01/2024 (atualizada em fevereiro de 2025) que orienta os profissionais de saúde acerca das notificações de acidentes de trabalho ocorridos em trabalhadores por aplicativo. Para acessar a nota, clique aqui.


4 de fev. de 2025

GVSAT participa da primeira reunião da CISTs em 2025 com foco no Janeiro Branco



No dia 28 de janeiro de 2025, o Gerencia de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVSAT) marcou presença na primeira reunião do ano da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTs). O encontro teve como tema central a campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre a saúde mental.  

Durante a reunião, foi debatida a importância de estratégias para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, considerando os desafios enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras. A necessidade de ampliar a visibilidade dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, como o estresse, a ansiedade e a depressão, foi um dos pontos centrais da discussão.  

Outro tema relevante abordado foi a visibilidade dos trabalhadores negros, destacando a urgência de políticas públicas e ações institucionais que combatam desigualdades e promovam ambientes de trabalho mais justos e inclusivos.  

A participação do GVSAT reafirma o compromisso com a construção de políticas voltadas ao bem-estar e à equidade no mundo do trabalho, reforçando a importância da articulação entre diferentes setores para garantir direitos e promover a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

30 de jan. de 2025

Coordenação do Cerest Estadual Pernambuco realiza formação sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

A Coordenação do Cerest Estadual realizou, na manhã do dia 30 de janeiro de 2025, apoio matricial em Vigilância em Saúde do Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho com equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde e Segurança do Trabalhador do SUS (NASST) e Núcleo de Apoio Psicossocial (NUAPS) do Hospital Agamenon Magalhães (HAM).

A formação teve como objetivo a qualificação dos profissionais da Atenção Especializada para identificação dos riscos de adoecimento mental, estabelecimento de nexo causal, intervenção para um ambiente de trabalho saudável e notificação dos casos. Também foi definido fluxo de envio de fichas de notificação oriundas do NUAPS para o Cerest Estadual como forma de preservar o sigilo dos pacientes-trabalhadores. Estiveram presentes: Luciana Ventura (Vigilância Epidemiológica Hospitalar), Tatiana Silva (Núcleo de Atenção a Saúde e Segurança dos Trabalhadores), Josivaldo Figueiredo (Núcleo de Apoio Psicossocial), Alcione Santos (Núcleo de Apoio Psicossocial), Cássia Teles ( Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança dos Trabalhadores), Doris Vianna (Técnica do Cerest Estadual), Silvânia Alves (Coordenadora Cerest Estadual).



29 de jan. de 2025

GVSAT e Cerest Estadual participam da finalização do Curso Livre de Agentes Populares das Águas




No dia 28 de janeiro a Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador, em parceria com área técnica do Cerest Estadual, participou da finalização do Curso Livre de Agentes Populares das Águas. O curso é foi a formação de pescadoras e tem a temática trabalho, saúde ambiente como central. Sua coordenação é realizada pelo Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz-Pernambuco.

Durante o momento as formandas apresentaram as experiências desenvolvidas durante o curso, reforçando o papel das agentes populares na construção da saúde das comunidades. Ainda foram feitas avaliações sobre o curso, com destaque para a necessidade de aproximação entre os profissionais da saúde e a pescadoras. O curso foi concluido com a certificação das trabalhadoras, que atuarão como agentes populare
s nos seus territórios.  

27 de jan. de 2025

Fala, Trabalhador(a)! Ep. 19 - 5ª CNSTT - Eixo - A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


Fala trabalhadores!


A partir do nosso episódio número 18 começamos uma série especial sobre a 5ª Conferência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

No episódio 19, vamos conversar sobre o Eixo 1 da 5ªCNSTT, A Política Nacionl de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). Para nos ajudar na conversa convidamos o Coordenador Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, do Ministério da Saúde, Luís Leão.

Ao longo do episódio Luís aborda a construção da PNSTT, o papel da Rede Nacional de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTT), os principais avanços na PNSST e os desafios para construir a Saúde do Trabalhador enquanto Direito Humano.

Vamo ouvir?

Clique aqui e acesse o texto da PNSTT

Ficou curioso e quer acessar mais materiais sobre a conferência?  Clique aqui. 


24 de jan. de 2025

Gvsat participa de reunião de articulação de Curso de Aperfeiçoamento para trabalhadoras das águas


 Hoje, 24/01, foi realizado no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-Pernambuco) reunião para articulação do Curso de Aperfeiçoamento para Equipes de Saúde com foco na Saúde das Popualções das Águas. 

O curso é coordenado pela Profª Drª Idê Gurgel, do Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat). A proposta é destinada a profissionais da Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde e Cerest Regionais em municípios da área litorânea de Pernambuco. 

Além da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador, estiveram presentes o Secretário Executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, a Gerência de Redes de Atenção e a Coordenação da Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos e Físicos do Estado de Pernambuco. Também estiveram presentes representantes dos municípios de São José da Coroa Grande, Recife, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. 

O início do curso está programado para março de 2025. 

22 de jan. de 2025

INFORME TRIMESTRAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR - JAN A DEZ DE 2024

O Cerest Estadual de Pernambuco divulga o 4º Informe Trimestral de VISAT , período de janeiro a Dezembro de 2024. Este Informe tem por objetivo apresentar informações acerca das notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DARTS).
Para mais informações acesse aqui:


Pernambuco, no período de janeiro a dezembro de 2024, notificou 14.760 casos de doenças Agravos relacionados ao trabalho, sendo 99,8% destas referentes à Acidente de Trabalho (AT), Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico (ATEMB), Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho (IERT), LER/DORT e Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho.

20 de jan. de 2025

Saúde do Trabalhador como Direito Humano é tema de Educação Permanente


Na última quarta-feira (15/01/2025), ocorreu na sala de reuniões do CEREST Estadual, o primeiro encontro para debates sobre o tema central da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: “Saúde do Trabalhador como Direito Humano”.

A conversa foi pautada no texto norteador  “ A Saúde do Trabalhador como Direito Humano (subsídios para a argumentação da tese)” de Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos e foi realizada por meio da metodologia de roda de conversa.


O debate possibilita a discussão entre a equipe técnica do Cerest proporcionando uma rica troca de experiências e perspectivas sobre a saúde do trabalhador, reafirmando a importância dessa temática no contexto atual e levantando possíveis encaminhamentos, pautas e subtemas a serem levados para discussão na 5ª Conferência.

A partir desse primeiro momento, ficou estabelecida uma comissão de discussões para a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que norteará os próximos encontros de debates e organização das contribuições do CEREST Estadual para o macro evento.

Os econtros serão realizados semanalmente. 

Acesso o texto "A Saúde do Trabalhador como Direito Humano", clicando aqui. 

17 de jan. de 2025

Informe 2024: Vigilância de Ambiente e Processos de Trabalho - VAPT

O Cerest - PE divulga informe das ações realizadas na Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho referentes ano de 2024. Ao todo, foram realizadas 47 inspeções conjuntas, sendo 19 no setor industrial, 5 na área de Saúde, 3 no setor de Construção Civil, 3 em usinas de cana-de-açúcar, 1 no serviço de transporte público e 1 na área de segurança patrimonial.

Para acessar o informe, clique aqui.

15 de jan. de 2025

Pernambuco apresenta experiência sobre Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho em reunião com Ministério da Saúde




Nos dias 14 e 15 de janeiro a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, realizou momento de compartilhamento de experiências sobre as ações de vigilância e investigação de óbitos relacionados ao trabalho realizadas em alguns estados do Brasil. A reunião teve por  objetivo compreender as práticas adotadas e utilizá-las como referência para a construção do Plano Nacional de Vigilância de Óbitos Relacionados ao Trabalho, em conjunto com a Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt).

O Estado de Pernambuco apresentou experiência desenvolvida acerca da Vigilância dos Óbitos relacionados ao Trabalho no primeiro dia de reunião, com destaque para publicação da portaria estadual 488, de 31 de maio de 2024, que trata da Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho. A referida portaria também implanta o Grupo Técnico de Vigilância dos Óbitso Relacionados ao Trabalho e o Comitê Estadual de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho de Pernambuco (CEVORT-PE). Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso e Amapá também apresentaram experiências desenvolvidas em seus territórios. 

Você pode acessar a apresentação realizada por pernambuco, clicando aqui.

6 de jan. de 2025

Boletim Vigilância em Saúde das Populações Expostas aos Agrotóxicos

As condições socioambientais desempenham um papel indispensável na saúde humana, podendo influenciar diretamente no processo saúde-doença das populações. Neste âmbito, o uso dos agrotóxicos têm grande impacto na saúde pública. 

De acordo com o Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, foram notificados, no Brasil, mais de 84 mil casos de intoxicação exógena por agrotóxicos no período de 2007 a 2015. 

Com o objetivo de promover a qualidade de vida, reduzir, controlar ou eliminar os riscos à saúde das populações expostas ou potencialmente expostas a agrotóxicos, a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) foi instituída em âmbito nacional e em Pernambuco em 2012, com a Portaria GM/MS n° 2.938, de 20 de dezembro de 2012. 

A estratégia inclui a adoção de medidas de prevenção de agravos e doenças, promoção da saúde e assistência integral à saúde. Neste sentido, o presente boletim tem por objetivo, apresentar o cenário epidemiológico da VSPEA em Pernambuco desde sua implantação. Isso permitirá uma análise da situação atual da VSPEA nos municípios prioritários e auxiliará no planejamento de futuras ações e estratégias para promover a saúde e reduzir os riscos associados aos agrotóxicos no Estado.

Este boletim apresenta um panorama da VSPEA em Pernambuco. Os resultados do documento estão subdivididos em quatro seções:

1) Perfil de intoxicações exógenas (IE) por agrotóxicos (2013-2023); 

2) Perfil de Cadastros dos trabalhadores aplicadores de Agrotóxicos (2014-2024); 

3) Monitoramento de agrotóxicos em água para consumo humano (2022-2023); e

 4) Agroecologia: uma alternativa para o enfrentamento ao modelo químico dependente. Para acessar o boletim,  clique aqui.



Confira matéria do Diário de Pernambuco, vinculada em 20.01.2025 sobre o material. 



Atualizado em 20.01.2025

Cerest Estadual de Pernambuco participa da Oficina para construção do Programa Mais Vida no Trabalho

Nos dias 27 e 28 de março, ocorreu em Brasília, a I Oficina do Programa Mais Vida no Trabalho que teve por objetivo preparar a construção de...