16 de out. de 2025

📢 👦👧Informe 2025 / Ano de Referência 2024 – Acidentes de Trabalho com Crianças e Adolescentes

🔸 O informe elaborado pelo CEREST Estadual/PE apresenta dados sobre os Acidentes de Trabalho com Crianças e Adolescentes notificados em Pernambuco no ano de 2024.

ℹ️ Foram registrados 88 casos no período, sendo a maioria envolvendo meninos de 17 anos, pardos e com ensino médio incompleto. Os acidentes ocorreram principalmente em atividades agropecuárias, confecção de roupas e construção civil.

⚠️ As principais causas apontadas são o contato com objetos cortantes e máquinas, resultando, em grande parte, em incapacidade temporária das vítimas.

💛O informe reforça que o trabalho infantil é proibido por lei e que toda ocorrência deve ser notificada obrigatoriamente ao Sinan, contribuindo para o fortalecimento das ações de vigilância e a erradicação do trabalho infantil em Pernambuco.

📄 Clique aqui e faça o download do documento completo

15 de out. de 2025

Oficina para operacionalização da VSPEA e notificação de intoxicação exógena por agrotóxicos para os municípios prioritários da II GERES

Considerando a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) uma estratégia que tem como objetivo monitorar, prevenir e reduzir os riscos e agravos à saúde decorrentes da exposição de trabalhadores(as) a agrotóxicos. No dia 14 de outubro (manhã e tarde), foi realizada na sede da II GERES em Limoeiro, a oficina para operacionalização da VSPEA e Notificação de Intoxicação Exógena por agrotóxicos para os municípios prioritários da II GERES (Passira, Orobó, Bom Jardim, Feira Nova e Limoeiro). 

Durante a oficina, foi realizado uma orientação de como os municípios devem elaborar os seus respectivos planos de ação, além da importância da notificação de intoxicação exógena por agrotóxicos e a relevância dos profissionais de saúde realizarem o cadastro dos agricultores na ficha amarela.




O uso de agrotóxicos no campo brasileiro cresce a cada ano e com ele, aumentam também os riscos à saúde, por isso, a vigilância das populações expostas a agrotóxicos é uma ação essencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais do que um trabalho técnico, a vigilância representa o compromisso coletivo com o direito à saúde com princípios fundamentais para uma sociedade mais justa para todas e todos.

12ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil reforça o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes em Pernambuco

Na última sexta-feira, 10 de outubro de 2025, Pernambuco realizou a 12ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, reunindo instituições, órgãos públicos e movimentos sociais em um ato de mobilização pelo direito à infância protegida.

Com o tema “Das ruas às redes: crianças e adolescentes com proteção integral”, a marcha deste ano destacou os desafios contemporâneos no combate ao trabalho infantil, especialmente diante das novas formas de exploração que surgem também no ambiente digital.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (CEREST Estadual) esteve presente na mobilização, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e com a promoção de um futuro livre de exploração laboral precoce.




Durante o ato, o CEREST Estadual realizou uma fala pública sobre a importância de permanecermos vigilantes diante do aumento dos registros de trabalho infantil no Estado e sobre a responsabilidade compartilhada de toda a sociedade na proteção integral de meninos e meninas.



Também foi enfatizado que o enfrentamento a essa violação requer ações articuladas entre as áreas da saúde, educação, assistência social e trabalho, assegurando a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A marcha reafirmou, mais uma vez, que a erradicação do trabalho infantil é uma causa coletiva, que exige sensibilidade, compromisso e ação constante. Garantir o direito à infância é investir em um futuro mais justo e saudável para todos.


Oficina ASSTT – Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizada em Serra Talhada - III Macro


 



Entre os dias 07 e 09 de outubro de 2025, foi realizada, no município de Serra Talhada, a Oficina  – Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora -ASSTT. O encontro aconteceu no Laboratório de Inovação do SENAC, na Sala Riacho das Graças.

A atividade teve como objetivo principal fortalecer as ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a partir da análise das condições de trabalho e dos principais agravos relacionados ao trabalho, contribuindo para o planejamento de estratégias e políticas públicas no território.

A oficina foi destinada a todos os municípios que compõem a III Macrorregião de Saúde, abrangendo as VI, X e XI Regiões de Saúde. Participaram da atividade os profissionais da Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ASSTT), representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), referências técnicas municipais e regionais em Saúde do Trabalhador, bem como profissionais da Vigilância em Saúde.

O evento contou com a participação de representantes de mais de 20 municípios, entre os quais destacam-se: Serra Talhada, Custódia, Arcoverde, Sertânia, Floresta, Tacaratu, São José do Egito, Tupanatinga, Buíque, Solidão, Pedra, Venturosa, Iguaracy, Petrolândia, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Santa Terezinha, Triunfo, Calumbi, Flores, Jatobá, Itacuruba, Tabira e Carnaubeira da Penha. Também esteve presente uma equipe técnica do Cerest Recife.

   

Durante os três dias de realização da oficina, foram promovidas apresentações, discussões e momentos de construção coletiva, com foco na identificação do perfil sociodemográfico, dos indicadores de morbimortalidade relacionados ao trabalho, do perfil produtivo dos territórios, da rede de atenção à saúde e sua interface com o perfil de adoecimento laboral, bem como da rede de apoio social e institucional existente.

Essa análise visa à qualificação dos profissionais para a elaboração da Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ASSTT), contribuindo para o planejamento de ações em saúde do trabalhador alinhadas às necessidades e especificidades de cada território.

O conteúdo desenvolvido durante a oficina integrará, ainda, a publicação estadual referente à Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Estado de Pernambuco..

A realização da Oficina ASSTT reforça a importância do trabalho coletivo, integrando Estado e municípios, para a promoção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, contribuindo para uma rede mais forte e articulada no enfrentamento dos agravos relacionados ao trabalho.






10 de out. de 2025

Saúde do Trabalhador é tema de Audiência Pública na Alepe

Na última segunda-feira, 06/10, foi realizada na Alepe, audiência pública com a temática Saúde do Trabalhador. A audiência foi convocada pelo Deputado Estadual João Paulo e teve participação de vários sindicatos, centrais sindicais e instituições públicas. 

A área de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco esteve representada pela Diretora Geral da Agência Pernambucna de Vigilância Sanitária, Karla Baêta, e pelo Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira. 

Durante sua fala, Karla, reforçou a necessidade de construção conjunta de uma Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em forma de lei. Acompanhe o conteúdo completo da audiência abaixo: 



Obs. a fala da Diretora da Apevisa inicia à 2h e 7 minutos.

8 de out. de 2025

Cerest Estadual de Pernambuco tem experiências exitosas em destaque no I Simpósio Multidisciplinar sobre Saúde e Trabalho (SIMPSAT)


A SES-PE, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVST), e do Cerest Estadual Pernambuco (CEREST PE), apresentou experiências exitosas do estado em mesa temática sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador no I SIMPSAT, ocorrido no Piauí entre os dias 2 e 4 de outubro.

Oficina Visat ocorreu no dia 02 de outubro

Foram apresentadas as experiências relacionadas à Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho, ao Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco, e as ações desenvolvidas em parceria com trabalhadores de entrega de mercadorias por aplicativos na campanha "Ter saúde é ter direitos".

Experiências exitosas em VISAT/PE

No evento, também foi ministrada pelo gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira,  oficina com a temática VISAT. 


O consultora técnica, Bárbara Santos , apresentou na modalidade póster trabalho do Cerest Estadual Pernambuco, que tratou sobre a realização da Oficina de Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O trabalho foi premiado com o 1º lugar na modalidade relato de experiência.

Bárbara Santos recebe premiação

O evento reuniu pesquisadores, estudantes graduandos e pós-graduados, técnicos e controle social em Saúde do trabalhador de diversos locais do Brasil, contanto também com participações internacionais de especialistas.

7 de out. de 2025

Terceira Unidade de Aprendizagem do Programa de Formação em Visatt da Turma Agreste é realizada em Garanhuns

                                                                                                          


Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro foi realizada, em Garanhuns, a 3ª Unidade de Aprendizagem do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Turma Agreste de Pernambuco. Esta Unidade teve como temática central as discussões sobre Controle Social, Educação e Comunicação em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Participaram desta unidade 35 profissionais das seguintes Regiões de Saúde: III Geres (Palmares); IV Geres (Caruaru); V Geres (Garanhuns); VI Geres (Arcoverde) e X Geres (Afogados da Ingazeira). Estavam presentes representações dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); das Vigilâncias em Saúde dos municípios; das referências técnicas em saúde do trabalhador e da trabalhadora das Geres e das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).

Durante os três dias, as aulas e as discussões foram conduzidas pelaProfª. Drª. Fátima Rangel e pela Profª. Drª. Simone Santos Oliveira do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Fiocruz/RJ).


No segundo dia desta Unidade, aconteceu uma roda de conversa que debateu a Participação Popular em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, contando com a participação de José da Silva Lopes, da Associação Quilombola de Castainho; Cristiana Maria de Andrade e Ana Paula de Albuquerque, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE); Lindinere Jane Bezerra Ferreira, da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) Estadual.






Como atividade de dispersão, os(as) cursistas deverão elaborar, nas respectivas equipes, um plano de ação com foco na comunicação, educação e participação social; bem como, executar uma das ações propostas, priorizando as categorias de trabalhadores e trabalhadoras que já vem trabalhando.

O próximo módulo do curso, que ocorrerá de 04 a 06 de novembro, será o encerramento da formação e contará om as apresentações finais das atividades realizadas pelos grupos durante o curso.


6 de out. de 2025

Trabalho Infantil é Crime!

Fluxo Nacional de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Trabalho Infantil com Explorador(a) Identificável

Toda criança tem direito a brincar, estudar e sonhar — e não a trabalhar. Para proteger esses direitos, o Governo Federal criou o Fluxo Nacional de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Trabalho Infantil com Explorador Identificável.

Esse novo fluxo mostra como as instituições públicas devem agir juntas quando um caso de trabalho infantil é identificado. Ele organiza o caminho da denúncia até o cuidado com a vítima, garantindo acolhimento, proteção e oportunidades.



Quando uma denúncia é feita — inclusive pelo Disque 100, de forma gratuita e anônima — a Auditoria Fiscal do Trabalho apura o caso, afasta a criança da situação de exploração e aciona os serviços necessários.

👩‍⚕️ Na área da Saúde do Trabalhador, profissionais podem ajudar muito! Eles podem identificar sinais de trabalho infantil, acolher as vítimas e encaminhar aos serviços certos.

🚸📞 Disque 100 e ajude a combater o trabalho infantil!

Clique aqui e acesse o material completo.

2 de out. de 2025

📢 💛Informe 2025 / Ano de referência 2024 - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

💛✨Embora a campanha do Setembro Amarelo seja o marco oficial de prevenção ao suicídio, entendemos que a reflexão e a ação sobre saúde mental não podem se restringir a apenas um mês. Por isso, em outubro, damos continuidade à divulgação de informações relevantes sobre o tema, reforçando a importância do diálogo, do acolhimento e da vigilância permanente no ambiente de trabalho.

ℹ️💛O Informe de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) – Ano de referência 2024, elaborado pelo CEREST Estadual/PE, reúne dados atualizados sobre afastamentos, notificações e fatores de risco que impactam diretamente a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras em Pernambuco.

A publicação evidencia que:

✅ A saúde mental no trabalho é um problema de saúde pública em crescimento.

✅ Mulheres representam a maioria dos afastamentos por transtornos mentais.

✅ O estresse, a sobrecarga, o assédio e a gestão inadequada são fatores críticos.

✅ Ambientes de trabalho saudáveis e seguros são essenciais para prevenir adoecimentos e, indiretamente, o suicídio.

ℹ️💛Com este informe, buscamos manter o tema em evidência, contribuindo para quebrar estigmas e fortalecer a rede de apoio e vigilância em saúde do trabalhador. Afinal, cuidar da saúde mental é compromisso coletivo e deve ser pauta de todos os meses.                                                                                                                          

📄 Clique aqui e faça o download do documento completo











📢III Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora👷🏾‍♀️👷🏿‍♂️

 

🗣️No dia 01 de outubro, às 9h da manhã, foi realizado o III Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, um espaço de articulação, troca de experiências e alinhamento das ações estratégicas para o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENASTT) em Pernambuco. O encontro contou com uma pauta ampla e estratégica, envolvendo temas fundamentais para a qualificação da Vigilância em Saúde do Trabalhador sendo elas:

1.Informes gerais;

2.Renastt na Rede de Atenção à Saúde, com apresentações dos CEREST e GERES sobre a: 

* Rede de Atenção à Saúde (RAS) nas áreas de abrangência, considerando os perfis produtivos regionais; * Fluxos assistenciais (oficiais ou não oficiais) no atendimento aos trabalhadores;

3. Linhas de Cuidado em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;

4. Apoio matricial;

5. Alinhamento sobre o encaminhamento de demandas do Ministério Público do Trabalho;

6. Projeto com a CISTT Estadual para criação e/ou reativação das CISTT municipais;

7. Encaminhamentos finais.

😁O colegiado reafirma o compromisso coletivo com a defesa da saúde e da vida dos trabalhadores e trabalhadoras, fortalecendo o diálogo entre os diversos atores da rede e consolidando estratégias que contribuem para a garantia de direitos.

📢INFORMAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO📢

💬NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 360/2025 – Ministério da Saúde



🚨 Atenção, profissionais de saúde e população em geral!

🚨O Ministério da Saúde publicou a Nota Técnica Conjunta nº 360/2025, que orienta sobre o atendimento e a notificação de casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas.

🚨Foram registrados casos em São Paulo e Pernambuco, a situação é considerada um evento de Saúde Pública. A intoxicação por metanol pode causar cegueira, coma e até óbito.

➡️ Todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser notificados imediatamente ao CIEVS Nacional pelos canais oficiais:

📞 Disque-Notifica: 0800 644 6645📧 

📎Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, procure o CIATox ou ligue para o Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001.

⚠️ Bebidas adulteradas com metanol representam grave risco à vida. Previna-se e ajude a salvar vidas!

29 de set. de 2025

NOTA TÉCNICA - SES - Diretoria Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária - No 10/2025




💬Assunto: Orientações gerais para elaboração da Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora no território de Pernambuco.

💬Objetivo: Orientar as equipes técnicas dos Cerest Regionais, Municipal, Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador (RTST) das Geres e Municipios, Vigilância em Saúde municipais na construção das seguintes etapas que constituem a ASSTT:

  • Caracterização do território, da população geral e da população trabalhadora;
  • Caracterização do perfil produtivo dos potenciais riscos à saúde do(a) trabalhador(a) no território;
  • Caracterização do perfil de morbimortalidade da população trabalhadora;
  • Caracterização da Rede de Atenção à Saúde;
  • Caracterização da Rede de Apoio Social e Institucional.


Para acessar a nota técnica- SES - No 10/2025 acesso o link e saiba mais: Clique aqui

PAINEL DE MONITORAMENTO DOS ÓBITOS RELACIONADOS AO TRABALHO

painel de óbitos relacionados ao trabalho é uma ferramenta de vigilância em saúde do trabalhador que tem como objetivo monitorar, analisar e divulgar informações sobre mortes que ocorreram em decorrência de atividades laborais ou condições de trabalho. 

Ele reúne dados provenientes de sistemas de informação em saúde, registros de acidentes de trabalho, atestados de óbito e outros bancos oficiais, permitindo a visualização e acompanhamento em tempo real ou periódico dos casos.   

  • Clique aqui para acessar o painel dos óbitos relacionados ao trabalho

23 de set. de 2025

🎙️ Webinário: Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho

📅 25 de setembro (quarta-feira) ⏰ Às 14h.

📍 Transmissão ao vivo pelo link: http://youtube.com/esppe

A saúde vocal é essencial para o bem-estar e para a qualidade de vida no trabalho. 
Participe deste diálogo com especialistas que vão compartilhar conhecimentos e estratégias de prevenção dos distúrbios de voz relacionados às atividades laborais.

Convidadas:

Cláudia Rozendo – Fonoaudióloga, especialista em Patologias da Linguagem, mestre em Saúde da Comunicação Humana, analista em saúde do CEREST Estadual.

Amanda Gusmão – Coordenadora do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/SES-PE).

Doris Viana – Cirurgiã-Dentista do Trabalho, sanitarista, mestre em Saúde Pública/Fiocruz, apoiadora institucional do CEREST Estadual.

💡 Não perca! Um encontro importante para quem trabalha com a voz ou deseja saber mais sobre cuidados e prevenção.

Acompanhe como foi acessando o vídeo: 




22 de set. de 2025

Reunião com Cerest e Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador discute a Renastt em Pernambuco

 


Reunião abordou a necessidade de fortalecimento da RENASTT Pernambuco

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVST) e a Coordenação do Cerest Estadual Pernambuco realizaram, no dia 12/09/2025, reunião que teve como temática a discussão acerca da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTT) em Pernambuco.

Participaram do espaço CEREST, Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador com objetivo de  alinhar estratégias, compartilhar experiências e planejar novas ações com foco na organização da rede e no estabelecimento de linhas de cuidado voltados para a saúde dos trabalhadores.

O encontro reforçou a importância da integração entre os territórios e a necessidade de pactuações e estabelecimento de fluxos assistenciais para a saúde do trabalhador em Pernambuco. A pauta será abordada novamente no 3º Colegiado de Visat, que ocorrerá no início do mês de outubro, em Recife. 

Acompanhei como foi a reunião: clique aqui

19 de set. de 2025

19 ANOS CEREST PERNAMBUCO: VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA!

✨ 19 anos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CEREST) Pernambuco. ✨


Hoje celebramos 19 anos de uma história construída com coragem, compromisso e cuidado com a vida de quem trabalha.

O CEREST Pernambuco nasceu para fortalecer a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, sendo referência e retaguarda técnica na defesa de condições dignas e seguras de trabalho. 

 Ao longo dessa trajetória, enfrentamos desafios, consolidamos conquistas e seguimos firmes no propósito de cuidar de quem move o mundo: as trabalhadoras e os trabalhadores. São 19 anos de luta, de articulação intersetorial, de formação, de acolhimento e de resistência em favor da saúde e da dignidade no trabalho. Mais do que uma data, este aniversário é um convite à celebração da vida, da união e da esperança em um futuro onde trabalhar não signifique adoecer, mas viver com plenitude e direitos garantidos. 

🌿 Que venham muitos outros anos de luta, cuidado e transformação. Viva o CEREST Pernambuco!✨







16 de set. de 2025

Segunda Unidade de Aprendizagem do Programa de Formação em Visatt da Turma Agreste é realizada em Garanhuns



Entre os dias 02 e 04 de setembro foi realizada, em Garanhuns, a 2ª Unidade de Aprendizagem do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Turma Agreste de Pernambuco. Esta Unidade teve como temática central as discussões sobre a Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT) e a Análise de Acidentes de Trabalho.

Desta Unidade, participaram 36 profissionais das seguintes Gerências Regionais de Saúde (Geres): III Geres (Palmares); IV Geres (Caruaru); V Geres (Garanhuns); VI Geres (Arcoverde) e X Geres (Afogados da Ingazeira). Estavam presentes representações dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); das Vigilâncias em Saúde dos municípios; das referências técnicas em saúde do trabalhador e da trabalhadora das Geres e das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).

Durante os três dias as aulas e discussões foram conduzidas por Paulo Lira, Gerente da Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; pelo Prof. Dr. Ildeberto Muniz da Faculdade de Medicina de Botucatu (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP) e pela Profª. Drª. Fátima Rangel do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Fiocruz/RJ).

Prof. Ildeberto Muniz (Pará) ministra aula sobre análise de acidentes de trabalho

Durante o momento presencial da Unidade 2, os grupos reuniram-se para discutir e refletir a partir de estudos de caso sobre a Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT) e os acidentes de trabalho. Como atividade de dispersão, os(as) cursistas deverão realizar em equipe ações de VAPT; alguns grupos realizarão inspeções sanitárias programadas em saúde do trabalhador, a partir da necessidade do território, já os outros outros grupos farão a investigação de acidente de trabalho, a partir de casos já notificados.


UAII abordou aspectos da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho

O próximo módulo do curso, que ocorrerá de 30 desetembro a 02 de outubro, terá como temática: Controle Social, Educação e Comunicação em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

10 de set. de 2025

Informe VISAT- Janeiro a Junho de 2025

O Cerest Estadual de Pernambuco divulga o Informe Trimestral de VISAT , período de janeiro a junho de 2025. Este Informe tem por objetivo apresentar informações acerca dos número de notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho em Pernambuco. Para acessar o informe, clique aqui ou na imagem abaixo:

5 de set. de 2025

GVST apresenta experiência no II Seminário de Investigação dos Óbitos Relacionados ao Trabalho do Rio Grande do Sul


No último dia 3/9, o Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVST), Paulo Lira, apresentou a experiência do Estado de Pernambuco com a Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho. A apresentação ocorreu no II Seminário de Investigação dos Óbitos Relacionados ao Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul e também contou com a participação do Ministério da Saúde, representado pelo consultor técnico, Cristiano Miranda. 



A apresentação da experiência Pernambucana se debruçou nos avanços e deafios a partir da instituição da Portaria de Implantação Estadual 488, 31 de maio de 2024 que Dispõe sobre a Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho, bem como a instituição do Grupo Técnico de Discussão e do Comitê Estadual de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho de Pernambuco (CEVORT-PE). No momento, foram discutidas questões relacionadas a instituição de Grupo Técnico e de Comitê como ferramentas potencializadoras das ações de vigilância dos óbitos relacionados ao trabalhos nos territórios. 

A estratégia evidencia a articulação da Renastt em diversos estados e a importância do intercâmbio de informações entre as esferas federativas. 

Para acompanhar o conteúdo da apresentação acesse o vídeo abaixo ou clique aqui



📢 👦👧Informe 2025 / Ano de Referência 2024 – Acidentes de Trabalho com Crianças e Adolescentes

🔸 O informe elaborado pelo CEREST Estadual/PE apresenta dados sobre os Acidentes de Trabalho com Crianças e Adolescentes notificados em Pe...