Entre os dias 07 e 09 de outubro de 2025, foi realizada, no município de Serra Talhada, a Oficina – Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora -ASSTT. O encontro aconteceu no Laboratório de Inovação do SENAC, na Sala Riacho das Graças.
A atividade teve como objetivo principal fortalecer as ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a partir da análise das condições de trabalho e dos principais agravos relacionados ao trabalho, contribuindo para o planejamento de estratégias e políticas públicas no território.
A oficina foi destinada a todos os municípios que compõem a III Macrorregião de Saúde, abrangendo as VI, X e XI Regiões de Saúde. Participaram da atividade os profissionais da Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ASSTT), representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), referências técnicas municipais e regionais em Saúde do Trabalhador, bem como profissionais da Vigilância em Saúde.
O evento contou com a participação de representantes de mais de 20 municípios, entre os quais destacam-se: Serra Talhada, Custódia, Arcoverde, Sertânia, Floresta, Tacaratu, São José do Egito, Tupanatinga, Buíque, Solidão, Pedra, Venturosa, Iguaracy, Petrolândia, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Santa Terezinha, Triunfo, Calumbi, Flores, Jatobá, Itacuruba, Tabira e Carnaubeira da Penha. Também esteve presente uma equipe técnica do Cerest Recife.
Durante os três dias de realização da oficina, foram promovidas apresentações, discussões e momentos de construção coletiva, com foco na identificação do perfil sociodemográfico, dos indicadores de morbimortalidade relacionados ao trabalho, do perfil produtivo dos territórios, da rede de atenção à saúde e sua interface com o perfil de adoecimento laboral, bem como da rede de apoio social e institucional existente.
Essa análise visa à qualificação dos profissionais para a elaboração da Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ASSTT), contribuindo para o planejamento de ações em saúde do trabalhador alinhadas às necessidades e especificidades de cada território.
O conteúdo desenvolvido durante a oficina integrará, ainda, a publicação estadual referente à Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Estado de Pernambuco..
A realização da Oficina ASSTT reforça a importância do trabalho coletivo, integrando Estado e municípios, para a promoção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, contribuindo para uma rede mais forte e articulada no enfrentamento dos agravos relacionados ao trabalho.