17 de jul. de 2025

NOTA DE PESAR




Expressamos nossa tristeza e enorme pesar pelo falecimento de Neucimar Souza Alcântara, segunda vítima do grave acidente ocorrido no último dia 6, após a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco.

Neucimar era agente comunitária de saúde e integrante do conselho municipal de saúde de Afogados da Ingazeira. Sua alegria, dedicação e competência fará falta para todos amigos e colegas de trabalho, e representa uma grande perda para o SUS!

Que seu importante papel na atenção primária e no controle social seja sempre reconhecido!
A voz de Neucimar, se junta à de Socorro, e serão representadas pela delegação de Pernambuco na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Vamos juntos representar a história e mostrar o reconhecimento ao trabalho dessas queridas trabalhadoras pernambucanas.

Em nome de toda equipe da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e do CEREST Estadual, desejamos aos familiares e amigos(as) de Neucimar, que neste momento de dor e tristeza, as boas lembranças vividas ao lado dela reconfortem os corações e deem forças para caminhar.



8 de jul. de 2025

NOTA DE PESAR





É com profundo pesar que comunicamos e lamentamos o falecimento de Socorro Martins, delegada da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (5ª CESTT), ocorrido em um grave sinistro no último dia 6. Também manifestamos os votos de plena recuperação dos demais envolvidos nesse triste acidente.

Socorro coordenava o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), em Afogados da Ingazeira, e participava ativamente nas pautas em defesa da saúde dos(as) trabalhadores(as). Ela nos deixa uma bonita história como pessoa e exemplo profissional.

Sua voz estará nas vozes de toda a delegação de Pernambuco na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, onde também representaremos sua história e luta na busca do reconhecimento da saúde do trabalhador como Direito Humano!

Em nome de toda equipe da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e do CEREST Estadual, deseja aos familiares e amigos(as) de Socorro, que neste momento, as boas lembranças vividas com Socorro reconfortem os corações e deem forças para caminhar.


30 de jun. de 2025

Abertas as incrições para a turma Agreste do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora



Estão abertas as inscrições entre os dias 23/06 a 08/07 para a turma agreste do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Nesta turma serão contemplados cursistas da III, IV, V, VI e X Geres. O curso é destinado a profissionais da vigilância em saúde (estadual e municipal), Cerest Regionais Caruaru e Palmares, controle social e movimento sindical.


Aturma agreste terá início no final de julho e tem sua conclusão prevista para novembro de 2025. 

Saiba mais informações acessando o edital: clique aqui. 

26 de jun. de 2025

Cerest Estadual participa de I Seminário Estadual de Trânsito

               
Na quarta-feira (19/06/2025), o Cerest Estadual de Pernambuco participou do I Seminário Estadual de Trânsito, promovido pela Uninassau Recife em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (CETRAN-PE). O encontro reuniu especialistas e gestores para discutir os desafios enfrentados por quem utiliza a motocicleta como ferramenta de trabalho, além dos impactos na mobilidade urbana e na saúde pública.

O seminário contou com a palestra “O impacto do uso de motocicletas no sistema de saúde”, que apresentou dados preocupantes sobre o aumento dos sinistros envolvendo motociclistas e seus reflexos nos serviços de urgência.

Participaram dos debates a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Vanessa Patriota; o secretário estadual de Mobilidade, Dr. Diogo Bezerra; a vice-presidente da ABRAPSIT, Dra. Juliana Guimarães; o presidente do SEAMBAPE, Rodrigo Lopes; o diretor do Hospital da Restauração, Dr. Petrus Andrade Lima; o coordenador do SAMU Metropolitano, Dr. Leonardo Gomes; a coordenadora do CEPAM, Dra. Jackeline Diniz; e o presidente do CETRAN-PE, Walker Barbosa.

O evento foi de grande relevância, tendo em vista que em 2024, o SUS em Pernambuco gastou quase R$ 80 milhões com internações de vítimas do trânsito, sendo 60% delas relacionadas a motociclistas. O impacto total dos acidentes no estado ultrapassa R$ 917 milhões por ano. No país, o número de condutores habilitados apenas na categoria A cresceu mais de 93 mil em 12 meses, chegando a 2,2 milhões em abril de 2025 um reflexo da crescente dependência da motocicleta como meio de trabalho.

O objetivo central do seminário foi o fortalecimento do diálogo sobre segurança viária, saúde e valorização dos profissionais, visando políticas públicas mais eficazes e sensíveis à realidade desses trabalhadores.



Na ocasião, foram distribuídas as cartilhas educativas produzidas e organizadas pelo Cerest Estadual de Pernambuco junto com diversos parceiros.

9 de jun. de 2025

Apevisa e MPPE realizam seminários de integração entre os meses de maio e setembro

 Via SES-PE




De maio a setembro de 2025, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), realiza os Seminários de Integração entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e os componentes do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária.

O objetivo desses eventos é fortalecer a cooperação interinstitucional, promovendo o alinhamento de estratégias, fluxos de atuação e boas práticas entre o MPPE e os componentes do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa), com foco na defesa da saúde pública da população pernambucana, além de estimular a integração e a troca de experiências entre os Promotores de Justiça do MPPE e os profissionais da Apevisa e das Visas Municipais.

Esses seminários, que contemplam todas as Macrorregiões de Saúde de Pernambuco e seus municípios, estão divididos em quatro etapas, nos meses de maio, julho, agosto e setembro. A cidade de Caruaru, sede da II macrorregião, deu início a esse ciclo no auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida, nos dias 29 e 30/05. Os interessados em participar das próximas edições do Seminário devem acessar o site do MPPE (https://portal.mppe.mp.br) próximo às datas dos eventos para garantir sua vaga.


Neste primeiro dia, pela manhã, a mesa de abertura contou com a presença da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO Saúde) do MPPE, Helena Capela, da procuradora de Justiça Liliane da Fonseca, da promotora de Justiça Sophia Wolfovitch e da diretora geral da Apevisa, Karla Baeta, que ministrou a palestra intitulada: “Atribuições legais dos entes do Sevisa-PE no âmbito da Vigilância Sanitária”.

Na parte da tarde, o encontro contou com almoço, debate e apresentação de profissionais da vigilância sanitária.

“A ideia do Seminário Integrado MPPE e Apevisa surgiu em função das distintas demandas de fiscalização sanitária oriundas do órgão e a necessidade de compreender melhor as atribuições da Vigilância Sanitária de cada esfera da gestão, bem como aproximar órgãos parceiros, que têm a missão de promover e proteger a saúde da população. Além disso, identificamos os objetos de ação mais demandados pelo MPPE e estes serão abordados como forma de qualificação das equipes municipais”, relatou Karla Baeta.

Saúde do Trabalhador 

Na programação também estão inclusas ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com ênfase na Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho. 


Programação:

1º evento (II macrorregião de saúde de PE):
Data: 29 e 30 de maio de 2025
Local: ASCES UNITA – Centro Universitário Tabosa de Almeida (Av. Portugal, 584,
Bairro Universitário – Caruaru/PE) – Auditório 02 do Campus 01

2º evento (IV macrorregião de saúde de PE):
Data: 03 e 04 de julho de 2025
Local: Petrolina

3º evento (III macrorregião de saúde de PE):
Data: 28 e 29 de agosto de 2025
Local: Serra Talhada

4º evento (I macrorregião de saúde de PE):
Data: 25 e 26 de setembro de 2025
Local: Recife

Inscrições: Os interessados em participar das próximas edições do Seminário devem acessar o site do MPPE (https://portal.mppe.mp.br) próximo às datas dos eventos, a fim de garantir sua vaga.

6 de jun. de 2025

Participação do Cerest Estadual em Ação de Saúde no Município de Macaparana

A Secretaria Municipal de Saúde de Macaparana está desenvolvendo uma série de ações de saúde envolvendo promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores. O evento tem como título: População do Campo “Saúde como direito, cuidado com Equidade” No último dia 03/06 as técnicas do Cerest Estadual, Izete de Lima e Carla Braz, estiveram presente no município e participaram do momento com uma abordagem voltada a saúde dos trabalhadores rurais em especial aos aplicadores de agrotóxicos. Foi um momento rico de trocas de conhecimento e que fortaleceu a Vigilância em Saúde do Trabalhador no município.

No momento estava presente a Referência Técnica em Saúde do Trabalhador da XII Geres, a Secretária de Saúde do município, Médicos, Dentistas, Enfermeiras, Nutricionistas, Agente Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, entre outros profissionais das Unidades de Saúde da zona rural. Macaparana não está entre os municípios prioritários para a estratégia da Vigilância em Saúde das Populações Expostas aos Agrotóxicos – VSPEA, mas reconhece que possui um perfil produtivo voltado para a produção agrícola envolvendo assim um intenso uso de agrotóxicos. Nesta perspectiva o município se comprometeu em elaborar um plano de ação que contemple a prevenção da saúde dos trabalhadores que estão expostos aos agrotóxicos em suas jornadas laborais.

3 de jun. de 2025

Etapas macrorregionais da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora são realizadas

Entre os dias 19 a 30 de maio ocorreram as etapas Macrorregionais da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CESTT). Ao todo foram realizadas 4 etapas, sendo: 4ª macrorregião de saúde (Vale do São Francisco e Araripe), 3ª macrorregião de saúde (Sertão), 2ª macrorregião de saúde (Agreste) e 1ª macrorregião de saúde (Metropolitana). Os municípios que sediaram as conferências macro foram Petrolina, Serra Talhada, Garanhuns e Recife, respectivamente. 

Etapa Macrorregional - 4ª Macro - Petrolina

Os eventos fazem parte da agenda estadual da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) que tem como tema a "A Saúde do Trabalhador como Direito Humano". Nas etapas macrorregionais foram discutidas as propostas aprovadas na conferências municipais, além da eleição paritária dos delegados para a 5ª CESTT e pré-delegados para etapa nacional.

Etapa Macrorregional - 3ª Macro - Serra Talhada

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVST) participou das 4 etapas macrorregionais, contribuindo com a palestra magna sobre o eixo 1 "A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora" na macrorregião do Vale do São Francisco  e do Agreste. A Diretoria da Apevisa também proferiu a palestra magna na macrorregião Sertão. Os Cerest Regionais e Municipal também compuseram mesa de abertura em todas as etapas, assim como participaram na condição de delegados (gestores e trabalhadores) de cada etapa macrorregional. 

Etapa Macrorregional - 2ª Macro - Garanhuns

A 5ª CESTT tem data de realização prevista para os dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. Nela serão discutidas as propostas oriundas das macrorregionais, adição de novas propostas e eleição da delegação de Pernambuco para a 5ª CNSTT que ocorrerá no mês de agosto de 2025. 


Etapa Macrorregional - 1ª Macro - Recife - plenária final


26 de mai. de 2025

Minicurso de VISAT é realizado na VI região de saúde

No dia 20 de Maio de 2025, as técnicas do Cerest Estadual, Jadianne Ferreira, Janaina Pacheco e Carla Braz, realizaram um minicurso de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) para as referências técnicas em Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária e Epidemiológica de municípios da VI região de saúde.



Na ocasião estiveram presentes representantes dos municípios de Arcoverde, Tacararu, Jatobá, Venturosa, Pedra e Buique.

O principal objetivo foi abordar temas gerais de saúde do trabalhador para a qualificação das atividades desenvolvidas no território.

A formação abordou os conceitos e principais ações da VISAT, tais como: Atribuições do RT; Indicadores de Saúde do Trabalhador; Vigilância de Populações Expostas aos Agrotóxicos - VSPEA; Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho - VAPT; Intoxicação Exógena relacionada ao Trabalho Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

A VI Geres é formada por 13 municípios e com a nova regionalização dos Cerest em Pernambuco tem o Cerest Estadual Pernambuco como referência para retaguarda técnica e ações de matriciamento.

20 de mai. de 2025

Publicada Nota Técnica 03/2025 que trata de indicadores estaduais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


Foi publicada a Nota Técnica DGAPEVISA nº 3/2025 que trata de "Indicadores estaduais de monitoramento e avaliação das ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o triênio 2025-2027"

Os indicadores elencados foram definidos em reunião Colegiada de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Penambuco. O principal objetivo da NT 03/2025 é acompanhar e estimular a descentralização das ações de Visat no território do estado. 

Para acessar a nota, clique aqui. 

16 de mai. de 2025

Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Cerest Estadual participaram de Conferências Livres em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Conferência Livre Estadual CUT 

As conferências livres representam espaços autônomos de amplos debates e discussões, em geral organizadas por movimentos sociais, com temáticas mais específicas. Distintas das conferências formais, as conferências livres são caracterizadas por sua natureza deliberativa que dispensa os procedimentos oficiais, tais como a obrigatoriedade de representação por segmentos ou a eleição de delegação para a etapa principal. No entanto, a Conferência Livre Estadual proposta por Pernambuco garantirá a representação paritária dos segmentos na Etapa Estadual. 

Conferência Livre Estadual Trabalhadores por Aplicativo

As Conferências Livres Estaduais de Pernambuco foram organizadas por entidades que compõem os segmentos do Conselho Estadual de Saúde e por organizações da sociedade civil de âmbito estadual, com o objetivo de debater o tema, um ou mais eixos temáticos da 5ª CESTT, e, enquanto espaços deliberativos, poderão ter seus relatórios integrados, assim como, eleger pessoas delegadas para Etapa Estadual da 5ª CESTT. É importante ressaltar que as Conferências Livres Estaduais não competem com as conferências realizadas nas Etapas Municipal e Macrorregional, contudo, têm a capacidade de integrar e enriquecer essas etapas com suas contribuições e perspectivas únicas.

Conferência Livre trabalhadores da Construção Civil 

Em Pernambuco, foram realizada três conferências livres estaduais, dos trabalhadores e trabalhadoras da construção civil, trabalhadores entregadores por aplicativo e conferência da Central Única dos Trabalhadores/ CUT-PE. A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e o Cerest Estadual Pernambuco estiveram presentes nas três conferências livres. Aproximar o debate da saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano das demandas dos trabalhadores é uma necessidade candente, assim como a aproximação dos sindicatos e trabalhadores com o controle social. 

14 de mai. de 2025

Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora são realizadas em Pernambuco



No último 29 abril foram encerradas as Conferências Municípais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco. De acordo com informações do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE), todos os 184 municípios e o distrito estadual de Fernando de Noronha informaram data de realização das conferências, no entanto, o CES-PE ainda está consolidando informações acerca do recebimento dos relatórios finais e indicação paritária dos delegados para construção de panorama mais fidedigno sobre as etapas municipais da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no estado. 



As Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora são espaços importantes para discutir e propor políticas públicas relacionadas à saúde no ambiente de trabalho, com o objetivo de garantir direitos e acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Essas conferências são etapas municipais de uma conferência maior, a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, e têm o objetivo de fortalecer a participação social na gestão do SUS e no controle social da saúde tem como tema a Saúde do Trabalhador como Direito Humano.

Os Cerest Regionais e Municipal de Pernambuco estiveram envolvidos em vários desses espaços, seja na facilitação dos grupos de trabalho, com foco nos eixos temáticos da 5ªCNSTT, seja na realização de palestras magnas abordando a Saúde do Trabalhador como Direito Humano. 


A equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES-PE (Diretoria da Apevisa, Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Cerest Estadual Pernambuco) participou diretamenta das conferências municipais de Recife, Camaragibe, Ipojuca, Igarassu, Itamaracá, Araçoiba, Pesqueira, Palmares, Tamandaré, Passira, Jatobá, Gravatá, Bezerros, Garanhuns, Condado, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. Estivemos literalmente do litoral ao sertão do estado destacando pontos prioritários para efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhador, das novas relações de trabalhador e seus impactos na saúde do trabalhador e da participação social para o fortalecimento do controle social em saúde do trabalhador e da trabalhadora.

No mês de maio ocorrerão as etapas macrorregionais da 5ª CESTT, previstas para as duas últimas semanas de maio. 

8 de mai. de 2025

Cerest Estadual lança cartilha sobre saúde de trabalhadores por aplicativos na 1ª Conferência Livre Estadual de Saúde do Trabalhador dos Entregadores por Aplicativo


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual de Pernambuco) participou nesta terça-feira (06/05) da 5ª Conferência Livre Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT) voltada para entregadores por aplicativo, realizada no auditório do Sindurb, no Recife. Durante o evento, foi lançada mais uma Cartilha de Saúde dos Trabalhadores por Aplicativo, material que reúne orientações sobre saúde, segurança e direitos dos profissionais que atuam em serviços de entrega utilizando bicicletas e motocicletas.


A cartilha é resultado de um levantamento realizado com trabalhadores de aplicativos da Região Metropolitana do Recife e traz informações relevantes sobre o perfil socioeconômico, condições de trabalho e as principais demandas em saúde da categoria. O estudo, realizado em 2022, busca contribuir com as políticas públicas voltadas à promoção da saúde desses profissionais, além de estimular o debate sobre melhorias nas condições de trabalho.

O documento apresenta um panorama detalhado das condições de trabalho e de vida dos entregadores na Região Metropolitana do Recife, com base em um questionário aplicado a 162 trabalhadores em 2022. Entre os dados levantados, destaca-se que 98,8% são homens, 74,1% negros e 40,1% tinham entre 18 a 24 anos. Além disso, a maioria dos entregadores possuía jornada semanal de 41 a 80h (38,1%) e 49,4% trabalhavam os 7 dias da semana. A pesquisa também revela que 48,4% dos entregadores já sofreram acidentes ou adoeceram em função do trabalho. Dentre os acidentados, mais da metade foram casos de colisões (53%) e queda do veículo (15,2%). O levantamento também revelou que 24,6% dos entregadores sentiam dores na coluna lombar; 17,5% nos ombros; 15,8% nos punhos e 14,4% nos joelhos.

Entre os dados destacados, o levantamento aponta aspectos como os meios de transporte mais utilizados, a rotina intensa de trabalho e o acesso limitado aos benefícios sociais. A cartilha também reforça a importância da prevenção de agravos à saúde e da organização coletiva da categoria, por meio de associações, sindicatos ou movimentos sociais.

A publicação foi elaborada em parceria com o Seambape (Sindicato dos Trabalhadores Entregadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativos do Estado de Pernambuco), com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fiocruz de Pernambuco e do Rio de Janeiro.


A cartilha encontra-se disponível através do link: "Cartilha Saúde do Trabalhador por App - Entregando Informações"

7 de mai. de 2025

1° Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizado em 16/04/2025


Foi realizada a 1ª Reunião do Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no dia 16 de Abril de 2025 no auditório da Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape). O encontro ocorreu com o objetivo de fortalecer a articulação entre os diversos atores da rede de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) em Pernambuco.

A reunião foi iniciada com as boas-vindas de Paulo Lira, gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, e Aline Azevedo, responsável pelo processo de coordenação do Cerest Estadual. Em seguida, foi realizada a apresentação dos participantes, representando diferentes regiões de saúde e dos Cerest estadual, regionais, municipais, instituições envolvidas na promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Participaram os 8 Cerest implantados em Pernambuco.

Também participaram da reunião as referências técnicas em saúde do trabalhador da IV, V, IX e X Geres.



Ao longo da reunião, foram discutidas as seguintes pautas:

1. Apresentações e informes gerais;

2. Nota de indicadores estaduais;

3. Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;

4. Apresentações dos CERESTs Regionais;

5. Ações de VISAT voltadas para a população dos campos, florestas e águas;

6. Apresentação do curso de aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador;

7.Discussão aberta e encaminhamentos finais.

A reunião seguiu conforme a agenda prevista e foi encerrada com os encaminhamentos pactuados. Ao longo da reunião, surgiram discussões e pontuações sobre as facilidades e limitações das regiões em cumprir com as ações de saúde do trabalhador.

O momento foi avaliado como produtivo e estratégico para o alinhamento das ações entre os diferentes níveis de gestão e execução da VISAT, reafirmando o compromisso coletivo com a saúde e a segurança da população trabalhadora.





A próxima reunião colegiada em saúde do trabalhador está prevista para: 02 de Julho de 2025.

6 de mai. de 2025

Minicurso de Visat é realizado pelo Cerest Estadual Pernambuco


No dia 15 de abril de 2025, foi realizado, no auditório do Núcleo de Estudo e Pesquisa (Nepel), pelo Cerest Estadual, um minicurso sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O objetivo foi atualizar os Cerests Regionais e as Referências Técnicas das Regiões de Saúde que, porventura, tenham passado por mudanças de gestão ou apresentem necessidade de atualização dos conteúdos relacionados à Saúde do Trabalhador.

Estiveram presentes: representantes dos Cerests Estadual, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, e as referências técnicas e representantes de VISAT das V, VI, VII e IX GERES.

O minicurso abordou os seguintes temas:
  1.  Vigilância em Saúde do Trabalhador – Conceitos gerais e regionalização em Pernambuco
  2. Qualifica CEREST – Parâmetros monitorados;
  3. Intoxicação Exógena;
  4. Vigilância de Populações Expostas aos Agrotóxicos (VSPEA);
  5. Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT);
  6. Vigilância do Óbito Relacionado ao Trabalho;
  7. Acidente com Exposição a Material Biológico (ATEMB).
Tendo em vista o avançar do horário previsto para término, ficou acordado a continuidade do curso para 08 de Maio de 2025 a ser realizado em ambiente virtual, no qual serão abordados os seguintes temas:

     8. Doenças Relacionadas ao Trabalho;
     9. Recurso CEREST e procedimentos SIA-SUS.




Esse momento representou uma oportunidade valiosa para o esclarecimento de dúvidas e o aprofundamento das ações dos Cerests Regionais e municipal no âmbito da Saúde do Trabalhador. Os participantes destacaram a relevância dos temas abordados e elogiaram a qualidade das informações apresentadas.

25 de abr. de 2025

Informe Trimestral em Visat - Janeiro a Março de 2025

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco, divulga o Informe Trimestral n° 01 de Vigilância em Saúde do Trabalhador, no período de Janeiro a Março de 2025.

Este Informe tem por objetivo apresentar informações acerca das notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DARTs).


Para acessar o conteúdo completo clique aqui



Observou-se que no período de janeiro a março de 2025 foram notificados 2.485 casos de doenças e agravos de notificação compulsória. A maioria destas (99,3%) correspondem a acidente de trabalho, acidentes de trabalho com exposição a material biológico, intoxicação exógena relacionada ao trabalho e LER/DORT.
 

22 de abr. de 2025

Tem início o Curso de Aperfeiçoamento para profissionais da Atenção Primária a Saúde em territórios da Pesca Artesanal



Nos dias 02/03 e 04 de abril componentes do Cerest Estadual Pernambuco participaram de um curso de Aperfeiçoamento para profissionais da Atenção Primária a Saúde em territórios da Pesca Artesanal. No momento participaram equipes de saúde da Atenção Primaria à Saúde dos municípios de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, São Jose da Coroa Grande e Goiana, ambém participaram técnicos dos Cerest regional Cabo de Santo Agostinho, Palmares e Goiana. 

O curso tem previsão de quatro meses, na modalidade híbrida e contará com dois momentos presenciais. O objetivo principal  é fortalecer e incentivar as equipes de saúde dos municípios envolvidos no desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde, como também dar visibilidade aos pescadores (as) da pesca artesanal nas unidades de saúde desses territórios. A participação dos Cerests estadual, regionais e municipal é de suma importância para o fotalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTT) e da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na rede do SUS.

O curso é organizado por instituições de ensino e pesquisa em parceiria com o Ministério da Pesca. Em Pernambuco é coordenado pelo Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat) do Instituto Aggeu Magalãhes/Fiocruz -PE e conta com a participação do Cerest Estadual Pernambuco no apoio à coordenação. 

8 de abr. de 2025

Cerest Estadual de Pernambuco participa da Oficina para construção do Programa Mais Vida no Trabalho

Nos dias 27 e 28 de março, ocorreu em Brasília, a I Oficina do Programa Mais Vida no Trabalho que teve por objetivo preparar a construção de Programação Nacional para Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho, com ênfase nos causado por acidentes de trabalho. 

Participaram da oficina gestores estaduais, especialistas na vigilância do óbito relacionado ao trabalho, especialistas na análise de acidentes de trabalho, controle social, sindicatos e centrais sindicais. A oficina foi coordenada pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT). 

Participaram da oficina, representando o estado de Pernambuco, Adriana Guerra, técnica responsável pela Vigilância dos Acidentes de Trabalho e Paulo Lira, Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador. No estado, a vigilância do óbito relacionado ao trabalho foi instituita por meio da Portaria Estadual SES/PE 488 de 31 de maio de 2024 - Dispõe sobre a Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho, bem como a instituição do Grupo Técnico de Discussão e do Comitê Estadual de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho de Pernambuco.

7 de abr. de 2025

Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador do Conass é realizada em Brasilía

 Via assessoria de comunicação Conass 




O Conass realizou, ontem e hoje (04), a reunião da Câmara Técnica do Conass de Saúde do Trabalhador, debatendo os desafios para a área e a organização da rede de atenção para uma adequada resposta a suas necessidades em um contexto de mudanças na estrutura produtiva e nas relações de trabalho.

Para debater o tema, os efeitos das mudanças na estrutura produtiva e na organização do sistema de saúde, Nereu Henrique Mansano, assessor técnico e coordenador da Câmara Técnica do Conass da Saúde do Trabalhador, apresentou o modelo de atenção à Saúde do Trabalhador as interfaces entre as políticas de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Vigilância em Saúde e de Atenção Primária, destacando que todas dão foco à integralidade e à necessidade de articulação entre as áreas, sendo fundamental para este fim o planejamento e monitoramento integrado de suas ações.

Para a professora Elizabeth Costa Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais, convidada para o encontro, a inserção das ações e procedimentos de Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde. Segundo ela, as transformações aceleradas no mundo do trabalho, a incorporação tecnológica e novas formas de gestão, mudanças na proteção social, a precarização do trabalho e aumento do trabalho informal, trouxeram uma sobrecarga para o sistema de saúde. “A única política que essas pessoas têm de cobertura universal é o SUS. Nessa perspectiva, temos que pensar na importância da APS para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador. Ela é a porta de entrada do SUS, ordenadora da Rede e coordenadora do cuidado”.

Elizabeth, destacou que a APS está presente em todos os municípios brasileiros, e somente através da atenção primária, é possível chegar aos trabalhadores. “Hoje os trabalhadores estão dispersos pela própria organização dos processos de trabalho, que é fragmentada. Na APS é possível orientar, acolhê-lo adequadamente, fazer um diagnóstico correto, fazer um bom plano terapêutico, dar acesso a seus direitos trabalhistas e ou previdenciários”, comentou.

Ela destacou que para isso serão necessárias mudanças nos processos de trabalho. “Na atenção primária pode-se ter ações de promoção da saúde, que começam pela orientação do trabalhador, sobre o que ele deve fazer e como o trabalho dele impacta sobre a sua saúde”, disse.

Trabalho escravo como problema de Saúde Pública e seus desafios para a Saúde do Trabalhador

O trabalho escravo contemporâneo (TEC) é um problema de saúde pública e exige respostas do SUS. Hoje, condições de trabalho degradantes, jornadas exaustivas, atividades abusivas, com longas jornadas, têm muitas implicações na carga de doenças e no aumento do sofrimento social. “O TEC está associado à redução de possibilidades de vida, cerceamento material-corporal, descontrole sobre o risco, que leva ao esfacelamento de potenciais físicos e mentais”, disse o Luís Henrique da Costa Leão, coordenador-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

Luís apresentou as iniciativas as iniciativas em andamento para erradicar o TEC, e, segundo ele, o tema tem sido cada vez mais acolhido na rede de atenção, especialmente pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), induzido pela Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que indica o papel do SUS em sua erradicação. “Temos desenvolvido alternativas saudáveis e sustentáveis de trabalho e vida dentro dos próprios territórios, resguardando culturas, saberes, potenciais, habilidades, capacidades e vocações locais”, disse.

Ele também chamou atenção para algumas atitudes sociais, culturais, econômicas com algumas classes trabalhadoras. “Formas similares de escravização foram toleradas por nações poderosas até recentemente. Todo ser humano deve ser reconhecido, respeitado e protegido frente a quaisquer ameaças à integridade pessoal e coletiva”, concluiu.

Outra pauta abordada no encontro, foi a preparação da gestão estadual para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. A professora Marcia Bandini, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tratou da saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano, tema principal da conferência. Destacou diversos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que trazem direitos que para serem obtidos dependem da atuação da Saúde do Trabalhador, bem como os desafios para esta atuação.

Representam o estado de Pernambuco na CTST Conass a Diretora da Apevisa, Karla Baêta e o Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira. 

3 de abr. de 2025

Cerest Estadual Participa da Reunião do Getrin 6ª Região


No dia 24 de Abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual/ PE), esteve presente na primeira reunião de 2025 do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho da 6° Região - Getrin 6.

Na ocasião, foi apresentado o Plano de trabalho e Agenda GETRIN 6 para o períodoo biênio 2025/2026 e o alinhamento com o GETRIN Nacional abordando o tema “Saúde e segurança no trabalho: desafios para a universalização” com o objetivo de incentivar a capilarização das ações do Programa Trabalho Seguro nos estados, regiões ou circunscrições dos Tribunais Regionais, sob a coordenação das gestões regionais.

Também foi discutido sobre o “Abril Verde”, explanando as ações previstas para o período de 22 a 25 de abril, com ênfase no trabalho formal e informal da limpeza urbana, resgatando propostas do cuidado com o meio ambiente e o trabalho sustentável bem como a priorização das ações na justiça do trabalho com questões relacionadas a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O objetivo final da reunião, foi a definição de pautas envolvendo categorias específicas e também a organização de datas alusivas para os meses de abril a outubro de 2025.

25 de mar. de 2025

1° Reunião de 2025 do Comitê Estadual de Vigilância de Óbitos relacionados ao Trabalho (CEVORT)

Foi realizada hoje, 25 de Março de 2025, sob coordenação Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual a 1ª reunião do Comitê Estadual de Vigilância do Óbito Relacionado ao Trabalho (CEVORT) do ano de 2025, que ocorreu no turno da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel) no bairro da Boa Vista – Recife.


O CEVORT, tem como principal proposta a eliminação ou mitigação dos fatores determinantes e condicionantes das doenças e acidentes fatais relacionados ao trabalho.

Com isso, na presente reunião, foram repassados os informes sobre as atualizações do andamento da criação de Dashboard com as informações de óbitos relacionados ao trabalho em Penambuco.

Em seguida, foram apresentadas as pautas, sendo elas: 1. atualização sobre os resultados e respostas dos encaminhamentos da última reunião do Cevort ocorrida em 06/12/2024; 2.apresentação dos casos discutidos na reunião do GT de óbitos ocorrida em 06/02, com destaque para os óbitos com mecânicos, sendo apresentados e discutidos 6 casos, e por fim, a elaboração da programação de atividades alusivas ao Abril Verde junto às instituições e municípios presentes.

Ao final desta reunião, foram levantados encaminhamentos que embasarão as medidas a serem tomadas com relação aos casos de óbitos discutidos, a fim de fortalecer estratégias vigentes e elaborar novas estratégias de prevenção das doenças e acidentes fatais relacionados ao trabalho. Também foram feitos, encaminhamentos que nortearão as ações alusivas do Abril Verde e Maio Amarelo.

Nas próximas reuniões do CEVORT, os primeiros momentos serão destinados para que pelo menos três instituições ou órgãos presentes apresentem sobre sua atuação e ações realizadas relacionadas à Saúde do Trabalhador, isto fortalecerá a articulação interinstitucional que fundamenta o comitê.

A próxima reunião está prevista para de 01 de Julho de 2025.


20 de mar. de 2025

Fala, trabalhador(a)! Ep. 21 - 5ª CNSTT - Eixo 3 - Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

Fala trabalhadores!




Finalizamos nossa série de episódios sobre a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora trantando do eixo 3 da 5ªCNSTT - Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

Não existiria Sistema Único de Saúde (SUS) sem a participação dos trabalhores e movimentos populares. Da mesma forma, não existiria campo Saúde do Trabalhador se essa participação não fosse efetivada.

Um dos desafios contemporâneos do mundo do trabalho consiste na participação organizada dos trabalhadores direcionada a transformações na política pública, ambientes e processos de trabalho. Para conversar com a gente sobre esses desafios e como eles se apresentam na 5ª CNSTT, convidamos o Coordenador Técnico do Departamento Intersindical de Estudos, Pesquisas em Saúde dos Ambientes de Trabalho (DIESAT), Eduado Bonfim. Durante o episódio Eduardo discutirá a importância do Controle Social no SUS, o papel da Cistt e sua articulação com os Cerest e os desafios para materialização da Saúde do Trabalhador enquanto Direito Humano.

Simbora ouvir?


19 de mar. de 2025

Reunião da CISTT itinerante é realizada em Palmares




No dia 18/03/2025, foi realizada reunião ordinária da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT). A reunião ocorreu no município dos Palmares e teve como pauta: feminicídio e mundo do trabalho; e, ações desenvolvidas em relação à gestão da saúde e segurança do trabalhador/a do SUS.

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador é membro da Cisst e atua na construção coletiva desse espaço.

Cerest Estadual PE participa de evento preparatório para 5ªCESTT na XII Geres



A técnica do Cerest Estadual Pernambuco, Doris Vianna, participou como mediadora da Oficina Regional de preparação para as Conferências em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da XII Região de Saúde. 

A Oficina foi iniciada com uma palestra introdutória sobre o tema da 5ª Conferência "A Saúde do Trabalhador como Direito Humano", em seguida, foram formados 3 grupos que representaram os 3 eixos da Conferência: 1° Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora  (Doris Vianna - Cerest Estadual Pernambuco); 2° Novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador (Silvânia Assis - Cerest Regional Jaboatão); 3° Participação popular na Saúde do Trabalhador (Edilene Peixe - Cerest Regional Goiana) onde os representantes de Cerest ficaram responsáveis pela mediação de cada eixo. Ao final da discussão foram apresentadas todas as propostas.



13 de mar. de 2025

Podcast Fala, Trabalhador(a)! Ep. 20 - 5ª CNSTT - As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora




Fala Trabalhadores! Tá saindo um novo episódio do nosso podcast e nele conversaremos sobre o Eixo 2 da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Você já deve ter percebido que o mundo do trabalho é cada vez mais precário, isso afeta a vida dos trabalhadores de diversas formas. Menores salários, jornadas mais intensas e muitas formas de contratação, como também a falta dela. São trabalhadores e trabalhadoras informais, "uberizados", intermitentes, contratados por tempo indeterminado..... Imagina como isso pode afetar a nossa saúde?

Como destaca a professora: 

"Falar de saúde dos trabalhadores é necessariamente falar em luta e organização coletiva, sem isso não há saúde possível".

Como podemos mobilizar e construir propostas sobre o tema na 5ª conferência?

É justamente por isso que vamos conversar com a professora Letícia Masson, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/RJ) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fiocruz -RJ.

Vamos ouvir?




Alguns dos materiais citados por Letícia durante a entrevista:

Plataforma Remir Trabalho - https://www3.eco.unicamp.br/remir/




28 de fev. de 2025

28 de Fevereiro - Dia Internacional de Prevenção a LER/DORT

As  LER /DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são uma síndrome clínica que afeta o sistema músculo esquelético em geral. Manifestam-se principalmente no pescoço e/ou membros superiores, mas pode também afetar a coluna vertebral e os membros inferiores.

Alguns dos  sintomas são  dor crônica, formigamento, dormência , fadiga muscular e falta de firmeza nas mãos. As jornadas de trabalho prolongadas e sem pausas, postura, mobiliários e equipamentos inadequados são fatores de risco para o surgimento da LER/DORT. O auto alongamento e mobiliários adequados ao trabalho, respeitando a ergonomia são formas de prevenção da LER/DORT. Aspectos relacionados a organização do trabalho também são fatores de risco importantes que devem ser considerados para a não ocorrência de LER/DORT, são exemplos: pausas; jornadas de trabalho reduzidas; ambiente de trabalho sem pressões excessivas por metas e resultados. 

Cerest Estadual, em parceria com os Cerest Regionais, Municipal e a Rede de Atenção à Saúde, faz a vigilância dessa síndrome em Pernambuco. No ano de 2024 foram notificados 716 casos de LER/DORT. Dentre as ocupações mais notificadas estão os trabalhadores da agricultura,  alimentadores de linha de produção e trabalhadores da costura. 

Nos dias 25 e 26 de fevereiro o Cerest Estadual em parceria com o Sindicato de Trabalhadores de Telecomunicações de Pernambuco - Sinttel realizou uma ação sobre LER/DORT  para os teleoperadores nas empresas Provider e Data métrica.  Durante o evento, houve a explanação sobre o que é a  LER/DORT , sintomas, fatores de risco, como prevenir e informações sobre o SINTTEL e o Cerest Estadual. Além disso, folders sobre a LER/DORT foram distribuídos aos teleoperadores durante a troca de turno. Acesse o folder, clicando aqui. Folder LER/DORT



NOTA DE PESAR

Expressamos nossa tristeza e enorme pesar pelo falecimento de Neucimar Souza Alcântara, segunda vítima do grave acidente ocorrido no último ...