A Gerência de Vigilância Ambiental e do Trabalhador (GVSAT) juntamente com a Coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do estado de Pernambuco (Cerest Estadual) divulgam o informe de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) referente ao período de janeiro a julho de 2019.
Neste período, foram notificadas 3.116 casos de acidentes e/ou doenças relacionadas ao trabalho que compõem o escopo de agravos de notificação compulsória em saúde do trabalhador. São eles: 1)Acidente de Trabalho Grave; 2) Intoxicações Exógenas, 3) Acidente com Exposição à Material Biológico (agravos universais); 4) LER/DORT; 5) Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; 6) Dermatoses Ocupacionais; 7) Pneumoconioses; 8) Câncer Relacionado ao Trabalho e 9) as Perdas Auditivas Induzidas por Ruído (PAIR) (agravos sentinelas).
Dentre os agravos universais, os acidentes com exposição à material biológico foram os que apresentaram maior número de notificações (1608), seguidos pelos acidentes de trabalho graves com 1257 casos notificados. Em relação ao primeiro agravo citado, o grupo de trabalhadores que mais se acidentam são os técnicos de enfermagem (41,5%) com principal via de exposição percutânea (73,4%) causada, na maior parte dos casos, por agulhas (67,8%).
Para acessar o informe completo, clique aqui ou na imagem abaixo.
O informe também está disponível na aba materiais neste mesmo site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário