6 de dez. de 2018

FECIAT realiza ciclo de debates sobre dia Mundial Contra o Uso de Agrotóxicos

Mesa de Abertura do Evento

O Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos de Pernambuco (FECIAT) promoveu um Ciclo Debates no dia 3 de Dezembro, data alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Uso de Agrotóxicos.      

O evento foi contemplado com duas mesas temáticas abordando a fiscalização, uso e monitoramento de agrotóxicos; os impactos no meio ambiente e na saúde humana; e a segurança alimentar. No evento também foi organizada uma feira agroecológica, incentivando o consumo consciente de produtos em prol da Segurança e Soberania alimentar. A produção agroecológica leva em consideração a relação dos camponeses e a natureza, buscando eliminar o uso de agrotóxicos e o cultivo de monoculturas. Além disso, a comercialização direta dos produtos favorece a autonomia dos produtores pois diminui a dependência com intermediários.

O evento ocorreu no auditório do ITEP, localizado na Cidade Universitária/ Recife-PE.

O Cerest Estadual Pernambuco, a Vigilância Ambiental (Vigipeq), Apevisa e Adagro são membros do Fórum e fizeram parte da construção desse evento, apoiando na construção de atividades e ações relacionadas à temática. As profissionais da SEVS, além da promoção do evento, ministraram a palestra "Perfil epidemiológico e Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos", com discussão aberta ao público presente. 

Desde 2014, foi publicado no estado o Plano de Ações para Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Agrotóxicos. O plano prevê a realização de ações, como o cadastramento e notificação, de agricultores exposto a agrotóxicos em municípios prioritários do estado. Esta é mais uma ação de caráter intersetorial, organizada pela área técnica de Intoxicação Exógena. Para ter acesso ao conteúdo completo do plano clique aqui


Material distribuído pelo Cerest Estadual pernambuco





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...