28 de fev. de 2018

28 de fevereiro - Dia Mundial de combate às LER/DORT


Dia Mundial do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), o 28 de fevereiro trata-se de um marco de extrema relevância para os trabalhadores de diversos ramos de atividades que estão exposto a vários fatores organizacionais e psicossociais que propiciam ou agravam as LER/DORT.

Desde o início do século XVIII, o médico italiano Bernardino Ramazzini considerado o pioneiro dos estudos de Saúde do Trabalhador, identificou o que chamou de “doença dos escrivães”. No Brasil, a partir de meados dos anos 1980 foi reconhecida pelo Ministério da Previdência Social, como doença do trabalho e denominado num primeiro momento como tenossinovite do digitador. Atualmente, as LER/DORT se difundem por diversas categorias profissionais e continuam a adoecer os trabalhadores.

Em Pernambuco centenas de trabalhadores adoecem todos os anos pelas lesões da LER/DORT. Na expectativa de sensibilizar e esclarecer sobre o agravo, a equipe de saúde do trabalhador do estado de Pernambuco em parceria com o Sindicato dos Bancários, realizará um evento em alusão ao Dia internacional de combate a LER/DORT na manhã do dia 07 de março de 2018 no auditório do Sindicato dos Bancários, situado na Av. Manoel Borba, 564 - Boa Vista, Recife – PE. Contando com a presença de empregados, empregadores, profissionais atuantes da saúde do trabalhador, sindicatos e controle social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cerest Estadual Pernambuco convida para Fórum Estadual em Saúde do Trabalhador

  Em alusão ao Abril Verde, mês dedicado à prevenção de doenças e acidentes relacionadas ao trabalho, o Centro de Referência Estadual em Saú...