24 de jul. de 2011

Saúde do Trabalhador capacita Unidades Sentinelas - Intuito é solidificar sistemas para agregar dados de agravos






Os técnicos das Unidades Sentinelas, que apoiam os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), participaram, nos dias 06 e 07 de julho, da 2ª Oficina Continuada em Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net). O evento aconteceu no Orange Praia Hotel, em Itamaracá, e reuniu 25 profissionais das unidades sentinelas e da equipe técnica do CEREST Estadual. O objetivo foi oferecer qualificação para utilizar o sistema on-line, para operacionalizar e analisar a qualidade e a quantificação das informações referentes aos problemas de saúde relacionados aos trabalhadores. O coordenador do Centro de Referencia Estadual (Cerest), Marcelo Henrique, as coordenadoras do curso Jozeane e Giselle,bem como os instrutores deram as boas-vindas aos participantes na aberturar do curso.
As Unidades Sentinelas integram núcleos de epidemiologia instalados em hospitais gerais da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior. “Este foi importante pois apresentamos os agravos relacionados à saúde do trabalhador que precisam ser notificados, além de atualizarmos o conhecimento sobre o Sina-net”, afirmou a gerente estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Andréa Lagreca. Ela pontua que são 16 os agravos, sendo 2 recém-implantados, que pontuam acidentes terrestres e intoxicações exógenas.
Segundo dados obtidos entre 2006 e 2010, em Pernambuco, foram 5.776 agravos relacionados a acidentes ocupacionais, a maior parte por intoxicação exógena (4.306).
CEREST – Os Centros atuam reunindo as informações obtidas pelas Unidades Sentinelas com o objetivo de criar um perfil dos principais acidentes e agravos que acometem os trabalhadores. O Cerest também tem como função formar as equipes de retaguarda multiplicadora da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast) para programação das atividades nos municípios de abrangência.
UNIDADES SENTINELAS INSTALADAS – Cerest Cabo (hospitais municipais Mendo Sampaio e Professor Clóvis Azevedo Paiva e Centro Hospitalar Carozita Brito), Cerest Caruaru (hospitais Jesus Nazareno e Regional do Agreste), Cerest Goiana (hospitais regionais Belarmino Correia e Fernando Salsa), Cerest Jaboatão (hospitais Jaboatão-Prazeres e Regional Jaó Murilo), Cerest Ouricuri (hospitais regionais Emília Câmara, Fernando Bezerra, Ruy de Barros Correia e Prof. Agamenon Magalhães), Cerest Palmares (Hospital Regional Dom Moura), Cerest Petrolina (hospitais Dom Malan, Coronel Álvaro Ferraz, Regional Inácio de Sá e de traumas de Petrolina) e Cerest Estadual (Cisam e os hospitais das Clínicas, Geral de Areias, Getúlio Vargas e Otávio de Freitas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...