28 de jul. de 2011

Cerest discute prevenção de acidentes de trabalho - Evento pretende ampliar a promoção à saúde para os trabalhadores

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Recife promove, nesta quarta-feira (27/07), seminário para discutir a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Durante as discussões, no Fundacentro, no bairro do Torreão, será destacado que os agravos relacionados ao trabalho não causam impacto apenas nesse ambiente, afetando a população em seus outros campos de vivência.

“É de extrema importância que os riscos de acidentes de trabalho sejam continuamente avaliados com adoções de medidas preventivas e de promoção da saúde, visando diminuir a ocorrência desses eventos indesejáveis e muitas vezes previsíveis e evitáveis”, afirma o coordenador do Cerest Estadual, Marcelo Silva, lembrando que no dia 27 é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Para minimizar esses impactos, é preciso discutir o contexto socioambiental aonde se localizam os perigos que expõe trabalhadores e moradores, bem como os meios esclarecidos de participação popular e controle social. “A formação de uma consciência crítica e reflexiva, aliada a estratégias de comunicação e informação sobre os riscos ao qual o trabalhador está exposto no seu local de trabalho, é a melhor forma de prevenir acidentes”, destaca Silva.

Além do Cerest Recife, o seminário conta com o apoio do Cerest Estadual, da Gerência Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador e de entidades como a CTTU e a Abrasel.

ACIDENTES – A Saúde do Trabalhador também está envolvida no Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto, instalado pelo governador Eduardo Campos e com o envolvimento de diversos órgãos, inclusive a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O intuito é traçar estratégias para minimizar o número de acidentes com motocicletas no Estado, um número que vem crescendo a cada ano.

A Saúde do Trabalhador também faz parte dessa comissão e está colaborando na análise dos acidentes de motocicletas com trabalhadores. Em 2010, percebeu-se que os acidentes com transportes terrestres já representam 25,7% dos óbitos por causas externas, o segundo com maior incidência em Pernambuco, atrás apenas de homicídios. Os acidentes de moto são maioria entre eles, registrando 30,6% dos casos.

Os homens são vítimas em 89% dessas ocorrências, 65% desses com idades entre os 20 e 39 anos. Entre os danos causados aos pacientes que sobrevivem, destacam-se as sequelas motoras, psicológicas e mutilações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...