Na semana de 20/07 a 01/08, as trabalhadoras do CEREST Estadual participaram da Oficina Análise de Situação de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.
O curso foi ministrado pelo consultor do Ministério da Saúde Cristiano Barreto, com o objetivo de capacitar a equipe para oficinas que ocorrerão nas 4 Macrorregionais de saúde de Pernambuco em setembro e outubro de 2025.
Foram discutidos os eixos para desenvolvimento da análise:
1. Quem são os trabalhadores e trabalhadoras?
2. Onde estão os trabalhadores e trabalhadoras?
3. Com o que trabalham?
4. Como estão adoecendo e morrendo?
5. Como o SUS responde a esses adoecimentos e morte? Há estabelecimentos e profissionais para atendimento dessa população?
Também foram debatidos os municípios silenciados, as subnotificações e ausências de dados das Doenças e Agravos relacionados ao trabalho.
Foram produzidos documentos de análise das GERES de I a VI, compostos por perfil sociodemográfico, perfil produtivo, perfil epidemiológico, rede de saúde e apoio institucional e social aos trabalhadores e trabalhadoras, além de um quadro do grau de risco das ocupações exercidas.
Os dados foram retirados das bases do Ministério da Saúde (DATASUS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo/Sidra/PNAD), Ministério da Previdência Social (Infolog APS), Ministério Público do Trabalho (Smartlab), Ministério do Trabalho e Emprego (Relação Anual de Informações Sociais), Secretaria de Saúde Pernambuco (Observatório GERES).
A partir dessas análises, os municípios/GERES/Macrorregiões poderão traçar estratégias para tomada de decisões, planejamento, execução e avaliações de notificações das Doenças e Agravos relacionados ao trabalho. Esse monitoramento também poderá ser utilizado por sindicatos, associações, e população, fortalecendo o controle social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário