Nos dias 03 e 04 de julho de 2025, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev/PE, ocorreu o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento para Profissionais da Atenção Primária à Saúde nos Territórios da Pesca Artesanal, turma Pernambuco.
A atividade faz parte do projeto "Formação-ação em saúde e ambiente em territórios da pesca artesanal no litoral nordestino", desenvolvido pelo Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho (LASAT) do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), com financiamento da Secretaria da Pesca Artesanal, vinculada ao Ministério da Pesca e Aquicultura, e do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão de Saúde (PMA).
A formação, que ocorreu durante os meses de abril e julho, proporcionou momentos de importantes trocas e aprendizados para os(as) profissionais de saúde a partir de vivências integradas com os territórios de atuação e as comunidades da pesca artesanal. Nesse processo, foram formados(as) 44 profissionais dos seguintes municípios: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana e São José da Coroa Grande. Entre eles(as), integrantes do Cerest Estadual e dos Regionais.
Foi utilizado o espelhamento entre o Curso Livre, anteriormente realizado com pescadoras artesanais de territórios do litoral pernambucano, e o Curso de Aperfeiçoamento. Este método inédito que articulou os dois processos formativos possibilitou integração e potencialização das ações de saúde nos territórios.
No primeiro dia a programação do encerramento contou com a apresentação dos grupos sobre as vivências ao longo da formação e as imersões realizadas junto aos/às pescadores/as artesanais dos territórios. Já no segundo dia, além da mesa de debate sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde do/as pescadores/as artesanais, houve uma mesa composta por representações da Fiocruz-PE e da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador, bem como a entrega dos certificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário