14 de nov. de 2024

1ª Reunião do Grupo Técnico de Vigilância de Óbitos Relacionados ao Trabalho

Foi realizada no dia 11 de novembro de 2024, no Cerest Estadual Pernambuco, a 1ª Reunião do Grupo Técnico de Vigilância de Óbitos Relacionados ao Trabalho .

Na reunião estiveram presentes representantes dos  Cerest Recife, Jaboatão dos Guararapes, Área técnica de mortalidade da SES PE, Cerest Goiana, Vigilância em Saúde do município de Casinhas, além do Cerest Estadual, na qual foi destacado  a importância do grupo técnico de vigilância dos  óbitos para o fortalecimento da vigilância dos óbitos relacionados ao trabalho ocorrido em PE.

Com a implantação do GT, assim como do  Comitê de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho, são priorizadas e impulsionadas as investigações em todo o estado. Durante a reunião do GT, foram apresentadas as discussões dos casos de óbitos, entre eles 02 foram ocorridos na abrangência do Cerest Jaboatão dos Guararapes, 01 na abrangência do Cerest Recife e os demais na abrangência do Cerest Goiana.

Além disso,  foi divulgado o panorama geral da construção do Comitê de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho em PE e apresentado e discutido  o fluxo para discussão de casos no GT.

As reuniões do GT estão previstas para acontecer mensalmente e as do Comitê trimestralmente. 

No próximo dia 06/12 acontecerá a última reunião do CEVORT do ano de 2024.

 




12 de nov. de 2024

12º Encontro da Renastt é realizado em Brasília

Adaptado de Ministério da Saúde, escrito por Daniel Zimmermann





Entre os dias 4 e 7 de novembro ocorreu o  12º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renasttão). Estiveram presentes 350 pessoas de todo país e mais de 2 mil participações virtuais. 

O Renasttão é organizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). O tema deste ano é “Saúde, Trabalho e Equidade: construindo um futuro justo”. A programação incluiu palestras, oficinas, rodas de diálogo, premiação de trabalhos selecionados na 3ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS, além de um espaço dedicado à obra do diretor Beto Novaes, cujos documentários retratam a realidade do trabalho no Brasil.

“Trata-se de um dos encontros mais potentes da área porque reúne atores fundamentais para execução e efetivação de políticas e ações de saúde do trabalhador”, explica o coordenador-geral de vigilância em Saúde do Trabalhador, Luís Henrique da Costa Leão. “É um espaço de muito diálogo, reflexão e troca de experiências que ajudam a fortalecer as práticas e tecer a rede de saúde do trabalhador e da trabalhadora”.


O evento é voltado para representantes de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), pesquisadores e representantes de movimentos sociais e trabalhistas.

Preparação para a 5ª Conferência Nacional

Nesta edição, o 12º Renasttão atua como etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que acontecerá em agosto de 2025 e terá como tema “A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. A 5ª CNSTT representa uma oportunidade histórica para a sociedade discutir e propor linhas de ação e fortalecer as políticas públicas de saúde voltada para a população trabalhadora.

Avanços na saúde do trabalhador

O 12º Renasttão e a 5ª CNSTT marcam um momento especial de reconstrução e conquistas no campo da Saúde do Trabalhador. Este ano, o Ministério da saúde majorou em 100% os recursos destinados aos Cerests estaduais e regionais de todo o país - o primeiro reajuste em 20 anos. Também publicou as Diretrizes de Vigilância em Saúde do Trabalhador Brigadista Florestal e intensificou as ações de vigilância e de apoio à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt) durante a emergência climática das queimadas e seca extrema. Em 2023, a pasta habilitou 11 novos Cerests e atualizou a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), inserindo 165 novas patologias que afetam a população trabalhadora no Brasil. A LDRT estava há mais de 24 anos sem revisão.

“O Renasttão é estratégico nesse momento para avançarmos ainda mais na área e na construção das etapas da 5ª CNSTT, que representará um grande marco na história da saúde do trabalhador e da trabalhadora”, conclui o coordenador-geral.

Pernambuco esteve representado pela Diretora Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Karla Baêta, pelo Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira e por representantes dos Cerest Regionais Petrolina, Palmares, Caruaru e mebros do Controle Social. 






4 de nov. de 2024

Cerest Estadual participa do II Seminário de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico para a IV Regional de Saúde

Foi realizado no dia 29 de outubro de 2024, na Faculdade Anhanguera, em Caruaru, a Capacitação de Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico (ATEMB) para representantes dos municípios da IV Região de Saúde.

A capacitação foi promovida pela Área Técnica de ATEMB da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) - CEREST Estadual. Inicialmente foi abordado o conceito, atribuições, diretrizes e marcos históricos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), além da regionalização dos CERESTs Regionais em Pernambuco. Posteriormente, foi discutido sobre definição, fatores de risco, prevenção e notificação de ATEMB, além das informações do cenário epidemiológico da Região, com objetivo de contribuir na vigilância e notificação dos casos. Por fim, aconteceu um momento de debate sobre os encaminhamentos propostos no I Seminário de ATMB da IV GERES e no evento em questão.

A capacitação oportunizou um momento de conhecimento e aprendizado nos aspectos teóricos e práticos dos processos de trabalho no que tange aos temas abordados e proporcionou a qualificação da rede de Saúde do Trabalhador em Pernambuco.

1 de nov. de 2024

Saúde do Trabalhador no Polo Gesseiro é tema de audiência promovida pelo Ministério Público do Trabalho


No dia 29/10, foi realizada em Ouricuri, Audiência Pública, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradora do Trabalho, Adriana Gondim. A iniciativa integra o rol de projetos nacionais do MPT com vistas ao “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS” e “Promoção da Regularização das Notificações de Acidente de Trabalho” além de compor ações do "Grupo de Trabalho Inter Institucional do Polo Gesseiro do Araripe". 


Durante a Audiência, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Dr. Breno Caldas, apresentou alguns resultados da pesquisa sobre a "Análise Epidemiológica da Saúde Respiratória da População do Sertão do Araripe-PE". A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Diretoria da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (DGAPEVISA), da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVSAT) e da Coordenação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Qímicos e Físicos (Vigipeq) apresentou proposta de constituição de Linha do Cuidado para Doenças do Sistema Respiratório Relacionadas ao Trabalho (DSRRT), assim como destacou ações necessárias para Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar (Vigiar) com foco na implantação de Unidade Sentinela no Hospital Regional de Ouricuri. 

Estiveram presentes profissionais dos municípios de trindade, ipubi, ouricuri, municípios onde a atividade gesseira é principal atividade econômica, profissionais da IX Regional de Saúde e do Cerest Regional Ouricuri. A audiência foi finalizada com leitura dos encaminhamentos propostos e pactuações de ações para região. 


Cerest Estadual Participa da Reunião do Getrin 6ª Região

  No dia 24 de Abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual/ PE), esteve presente na primeira reunião de 2025 do G...