Entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024, a equipe do Cerest Estadual conduziu a disciplina de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, ofertada aos estudantes do segundo ano da Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Campo da Universidade de Pernambuco (UPE). A participação do Cerest Estadual ocorreu a convite do professor Itamar Lages, coordenador do curso.
Os objetivos da disciplina foram discutir a centralidade do trabalho na determinação social da saúde e orientar futuros profissionais da Estratégia Saúde da Família para a operacionalização da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). As aulas, realizadas no campus da UPE em Caruaru, adotaram metodologias variadas, incluindo exposições dialogadas, debates e dinâmicas em grupo, além de ferramentas de cartografia social e diagnóstico participativo para análise da situação de saúde do trabalhador e da trabalhadora.
Durante os encontros, foram abordados temas como as inter-relações entre saúde, ambiente e trabalho e os principais marcos normativos da saúde do trabalhador e da trabalhadora no Brasil, com ênfase nas populações do campo. Também foram discutidos a estruturação da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTT) e o protagonismo da Atenção Primária, enquanto coordenadora do cuidado e ordenadora da rede de atenção à saúde, para a vigilância e a promoção da saúde do trabalhador e da trabalhadora no âmbito do SUS.
A partir dos conhecimentos construídos ao longo da semana, a disciplina foi finalizada com a elaboração de um Plano de Ação voltado ao fortalecimento da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras nos territórios de atuação do programa de residência. Os produtos dessa atividade deverão direcionar futuras intervenções que serão desenvolvidas pelos residentes nos municípios de Caruaru e Garanhuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário