14 de mar. de 2024

Cerest Estadual participa de ação alusiva ao Dia da Mulher promovida pelo Sindicato dos Entregadores por APP

 


Na tarde da última segunda-feira, 11 de março de 2024,  no auditório do Centro de Treinamento da Honda, ocorreu evento em alusão ao mês das mulheres, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Entregadores por Aplicativo de Motos e Bicicletas de Pernambuco (SEAMBAPE). 

No evento, a técnica do Cerest Estadual, Adriana Guerra, realizou apresentação para a categoria de trabalhadoras, entregadoras por aplicativos de motocicletas e bicicletas com o tema “A saúde das entregadoras por aplicativos”. Adriana tratou sobre informações de saúde e o processo de trabalho da categoria, e sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. 


Também estavam presentes representantes de áreas de combate à violência doméstica, movimento sindicais e associações pertinentes à temática. A secretária do SEAMBAPE, Raquel Nascimento, ressaltou a importância da união da categoria para fortalecimento e avanços das demandas pleiteadas. No final do evento, ocorreu uma palestra sobre segurança viária e educação no trânsito para a preservação de vidas, além do sorteio de brindes e entrega de Bags com frases temáticas para as trabalhadoras.

O Cerest Estadual desenvolve algumas atividades voltadas ao público desta categoria, por entender sua expansão e associação ao processo de vulnerabilização. Categoria que está submetida a precárias condições de trabalho e tem acesso restringido a uma série de direitos. Ao abordar o recorte de gênero, as trabalhadoras ainda estão mais vulneráveis, por sobrecarga de trabalho, associando a rotina de trabalho e o trabalho doméstico e cuidados familiares, assim como maior risco de violência e assédios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...