10 de jul. de 2023

Fala, Trabalhador(a)! Ep. 14 "Envelhecimento e mundo do trabalho"


Fala trabalhadores! 

Chegamos ao nosso #14 episódio e nele conversaremos sobre um tema que vem assumindo maior relevância contemporaneamente: envelhecimento e o mundo do trabalho.

Nas palavras do teólogo Leonardo Boff, em trecho do texto "oficialmente velho":

“Pelas condições brasileiras, me torno oficialmente velho. A velhice é a última chance que a vida nos oferece para acabar de crescer, madurar e finalmente terminar de nascer”. 

Nos últimos 80 anos a quantidade de idosos vem aumentando em comparação ao número de crianças, adolescentes e jovens adultos. O aumento da expectativa de vida ao longo da história pode ser considerado uma conquista, sobretudo nos países desenvolvidos onde é possível oferecer um envelhecimento saudável a grande parte da população, mas um problema social e de saúde pública no continente Africano e no Brasil em que possui baixa pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

De acordo com a projeção populacional da Organização das Nações Unidas (ONU) o mundo no ano de 2022 atingiu 8 bilhões de habitantes onde, pouco mais de 1,1 bilhão são idosos de 60 anos e mais de idade. Deste modo o envelhecimento populacional torna-se a característica central da dinâmica demográfica global.

No Brasil o curso do envelhecimento não tem sido diferente. Segundo a projeção da população (2010- 2060) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de idosos vem crescendo cada vez mais. Entre os anos de 2012 a 2017 houve um crescimento de 18% dos idosos,em 2017 a população idosa no país, já passa de 30 de milhões.
 
Em Pernambuco o cenário do envelhecimento acompanha o perfil nacional. No que se refere ao percentual da população idosa, com 65 anos ou mais, em 2010 a taxa populacional atingiu 7,31% no Estado, aumentando para 9,08% 10 anos depois, segundo dados do Diagnóstico da População Idosa de Pernambuco elaborado pela Secretaria Executiva de Assistência Social do estado.

Para conversar mais sobre o tema convidamos Eduardo Bezerra, que é Diretor Geral de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador da Secretaria da Saúde Pernambuco e consultor de envelhecimento populacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Ficou na vontade de ouvir um pouco mais?

Então acompanha o episódio completo. Lembramos também que nosso podcast está disponível nas principais plataformas de áudio, como o Spotify, Deezer e o Google Podcast.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento das Diretrizes para Formulação de Políticas Públicas em Emergências em Saúde Pública

 A publicação foi construída a partir da parceria entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde, com o objetivo de oferecer diretrizes para formul...