Mesa de Abertura (Sinttel/Lasat/Cerest Estadual) |
A mesa de abertura do evento foi composta pelas instituições que estão organizando a pesquisa em telecomunicações (Cerest Estadual, Sinttel/PE e Lasat/Fiocruz-PE). Os presentes ressaltaram a importância da realização da pesquisa, da publicização dos dados coletados e, sobretudo, da necessidade de intervenções qualificadas em prol da Saúde dos Trabalhadores. Marcelo Beltrão, presidente do Sinttel, reforça a questão: "Estudos sobre a saúde dos trabalhadores de Telecom são escassos no país, em Pernambuco estamos construindo um material inédito e que servirá para outros estados".
Professor Diego Souza |
Em seguida, o Prof. Dr. Diego de Oliveira Souza, do programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) conduziu o painel temático "A Saúde dos Trabalhadores na atual conjuntura". O professor enfatizou as mudanças recentes ocorridas em todo mundo do trabalho a partir da década de 1970 e "reforçadas" nos anos 1990 no Brasil, caracterizando como um processo de crise estrutural do capital. Essas mudanças são agudizadas nos últimos governos com a aprovação da reforma trabalhista, lei das terceirizações, mudanças nas Normas Regulamentadoras (NR's), no avanço da informalidade e outras formas precárias e flexíveis de trabalho, como o emblemático processo de "uberização". Diego ainda enfatizou a importância das ações de Saúde do Trabalhador em uma perspectiva de construção e organização coletiva, além da necessidade de fortalecimento da classe trabalhadora em espaços para além dos institucionais.
Ao comentar sobre o seminário o professor colocou: "O Seminário "Saúde do Trabalhador das Telecomunicações" apresentou uma perspectiva que, embora rara, é extremamente necessária na atual conjuntura. Isto porque trouxe um trabalho coletivo que envolveu diversas instituições como academia, serviços de saúde, Fundacentro e, sobretudo, os próprios trabalhadores. Inclusive, é preciso registrar a importância que tais ações ocorram com o protagonismo dos trabalhadores, assim como foi o seminário".
Também houve exposição e venda do livro lançado pelo Professor Diego Souza "Saúde do(s) Trabalhador(es): análise ontológica da "questão" ao "campo".
Apoiador em Visat Paulo Lira |
O último painel foi dedicado ao pré-lançamento da cartilha "Saúde e Segurança dos Trabalhadores no Serviço de Telecomunicações" organizada em parceria do Sinttel com a Fundacentro, Máximo/SMS e Ranger/SMS. O trabalho também foi iniciado em 2017 e a cartilha está organizada em quatro partes: 1)introdução; 2)Trabalho em altura; 3)Trabalho em Espaços Confinados e 4)Assédio Moral no trabalho.
Homenagem ao educador Hélio Lopes |
Ao final do evento o educador da Fundacentro, José Hélio Lopes, foi homenageado, pelo Sinttel. Hélio é um importante agente da saúde do trabalhador no estado de Pernambuco, com diversos serviços e trabalhos voltados para a promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário