O mês de abril é dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Algumas fontes relatam que o mês é lembrado por conta de um acidente de trabalho, ocorrido em 28 de abril de 1969, que vitimou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgina, Estados Unidos. Na verdade, a escolha do 28 de abril foi uma iniciativa do movimento sindical canadense em homenagem a implementação de leis que previam indenizações para trabalhadores acidentados. Esta data ficou reconhecida como "Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho". No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.1121, que institui o dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
A relevância da temática se revela ao observar os dados oficiais: dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT) evidenciam que a cada 15 segundos um trabalhador morre vítima de acidente ou doença relacionada ao trabalho. O Brasil ocupa, negativamente, lugar de destaque neste cenário. É o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Se considerarmos apenas os acidentes de trabalho fatais ocorridos no Brasil*, seria como se houvesse uma queda de um avião de grande porte** por mês.
Todos os anos o Cerest Estadual realiza atividades alusivas ao mês. Neste ano, uma das atividades desenvolvidas teve como público alvo os trabalhadores e trabalhadoras de Call Centers. A escolha da categoria se deu a partir dos resultados de pesquisa realizada em parceria do Cerest Estadual com o Laboratório Saúde. Ambiente e Trabalho (Lasat-Fiocruz/PE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do estado de Pernambuco (Sinttel/PE).
Os resultados da pesquisa foram alarmantes! Por meio da utilização do Self Reported Questionary (SRQ-20), questionário que avalia indícios da presença de Transtornos Mentais Comuns (TMC), 58% dos trabalhadores*** entrevistados apresentaram indícios de TMC, respondendo sete ou mais questões de forma positiva. O quadro liga o alerta para o reconhecimento dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.
Dessa maneira as panfletagens realizadas no mês de abril nos Call Centers, além de abordarem a temática do Abril Verde, foram uma forma de retorno das informações da pesquisa para os teleoperadores. A ação ocorreu em parceria com o Sinttel/PE.
*A comparação é feita a partir de dados do observatório digital de saúde e segurança do trabalho do Ministério Público do Trabalho. São considerados apenas os trabalhadores formais. Além disso, sabe-se que existe subnotificação de casos.
** Considerando um avião com capacidade para 200 passageiros.
***Foram entrevistados ao todo 819 trabalhadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário