I dia do III Módulo do Curso de Aperfeiçoamento |
Nos dias 12, 13 e 14 de novembro realizou-se em Recife o III Módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador para a turma localizada na Região Metropolitana do Recife. A turma conta com a participação de membros dos Cerest Regionais Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, além de representantes do controle social, trabalhadores dos Cresat, referências técnicas em saúde do trabalhador dos distritos sanitários do Recife e trabalhadores da Vigilância em Saúde de municípios da Região Metropolitana do Recife.
O terceiro módulo teve como objetivo dialogar acerca da constituição do campo saúde do trabalhador no Brasil, abordando as políticas públicas constituídas historicamente, a influência do movimento operário na construção de ações e políticas voltadas a saúde dos trabalhadores, a formalização do controle social em saúde do trabalhador. O debate trazido em sala de aula também elencou a relação do perfil produtivo da região, enfatizando processos produtivos abordados nos módulos I e II e a construção de planos de ação que tenham interface com atividades propostas pela Atenção Básica e a Vigilância em Saúde. No último dia os(as) participantes discutiram sobre os conceitos e aplicações da Educação em Saúde, diferenciando a perspectiva da Educação Continuada, Permanente e Popular em Saúde.
Ainda como desfecho do módulo, os estudantes terão como tarefa a construção de uma atividade prática que deverá ser realizada em parceria com o movimento sindical e amparada em princípios da Educação Popular e/ou Permanente em Saúde. A finalização desta turma está prevista para o dia 10 de dezembro de 2018 com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
O curso é uma iniciativa da Gerência Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador/ Cerest Estadual Pernambuco em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco - ESPPE e ampara-se na perspectiva da educação permanente em saúde. Entre 2017 e 2018 já foram formadas 2 turmas do curso de aperfeiçoamento no Sertão e Agreste de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário