2 de mai. de 2011

28 de abril - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes

Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. O movimento começou no Canadá e espalhou-se por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais, entre elas a Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres (CIOLS) e o Conselho Sindical da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (TUAC/OCDE).

A data lembra o outro lado do trabalho: o lado que acidenta, incapacita e mata. O Dia 28 de abril é comemorado internacionalmente como um dia de mobilização em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores/as, na maioria da vida expostos a risco de forma criminosa e irresponsável pelas empresas, sempre em busca do lucro fácil e maior.

A OIT estima que 6.000 trabalhadores morrem a cada dia no mundo devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, número que está aumentando. Além disso, a cada ano ocorrem 270 milhões de acidentes de trabalho não fatais (que resultam em um mínimo de três dias de falta ao trabalho) e 160 milhões de casos novos de doenças profissionais ocasionando um custo equivalente a quatro por cento do PIB global.

Nesse dia, a cada ano as entidades dos movimentos sociais, as instituições públicas e governamentais e todos aqueles que vivenciam esta realidade no mundo se unem para, em memória das vítimas de doenças e acidentes de trabalho, propor à sociedade uma reflexão e mobilização permanentes contra essa grave situação.

Acompanhando o movimento internacional, há sete anos em Pernambuco se constituiu o Movimento 28 de Abril, que é composto por entidades sindicais, governamentais e não governamentais ligadas à saúde do trabalhador (Gerência Atenção à Saúde do Trabalhador - GEAST, a Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador - CIST, Previdência Social,, CERESTs Regionais de Pernambuco, Fundacentro, Ministério do Trabalho e Emprego - MTE e o Movimento Sindical: CUT Pernambuco, Sindicato dos Bancários/PE, SIMEPE, Sindsprev/PE entre outros).

Desde então este movimento realiza todo ano, diversas ações de mobilização em memória às vitimas de acidentes de trabalho no intuito de diminuir o número de acidentes de trabalho que é registrado no estado através de estratégias de comunicação, educação, prevenção e promoção à saúde, colaborando assim, com a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras pernambucanos.

Este ano foi realizado um ato público pela manhã no metrô e uma audiência pública a tarde na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego emPernambuco (SRTE/PE), ambas atividades sob o tema "Os Desafios do Complexo Industrial e Portuário de Suape frente à Saúde do Trabalhador no Contexto do PAC".

No metrô, foram distribuídos panfletos com o intuito de alertar a população sobre os impactos na saúde e no ambiente decoorentes da nova configuração industrial no território de Suape. Na audiência, após a abertura dos trabalhos, tiveram palestras de representantes da Secretaria de saúde, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz, Centro Regional de Saúde do Trabalhador de Goiana, e do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador da SRTE/PE, que foram seguidas de debate entre os ouvintes que lotaram o auditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Início das aulas do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador

Hoje 07 de maio começaram as aulas do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco. O curs...