
Os técnicos dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador passaram os últimos três dias reunidos na Oficina Continuada em Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net), no Hotel Canarius, em Boa Viagem. O objetivo é capacitar os profissionais a utilizar o sistema on-line, para operacionalizar e analisar a qualidade e a quantificação das informações referentes aos problemas de saúde relacionados aos trabalhadores.
“Os 11 agravos precisam ser notificados. Nesta oficina, estamos explicando os protocolos e ensinando o preenchimento do sistema. Estão participando técnicos dos oito Cerests regionais e do Cerest Estadual, que vão ser multiplicadores em suas regiões”, frisou a gerente estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Andréa Lagreca.
CEREST – Os Centros atuam reunindo as informações obtidas pelas Unidades Sentinelas com o objetivo de criar um perfil dos principais acidentes e agravos que acometem os trabalhadores. O Cerest também tem como função formar as equipes de retaguarda multiplicadora da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast) para programação das atividades nos municípios de abrangência.
AGRO – A Gerência de Saúde do Trabalhador também está participando do Fórum de Combate ao Agrotóxico, na sede do Fundacentro, no bairro de Campo Grande. A pasta, juntamente com o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), registrará um termo de ajuste e conduta junto ao Ministério Público (MP) para analisar a contaminação de agrotóxico em plantações de Camucim de São Félix e Guaraci. “O Lacen disponibilizou os kits para o diagnóstico das intoxicações exógenas. Com isso, vamos identificar que tipo de contaminação está ocorrendo nessas zonas rurais”, afirmou Andrea Lagreca.
da Assessoria da Secretaria Estadual de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário