30 de jan. de 2025

Coordenação do Cerest Estadual Pernambuco realiza formação sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

A Coordenação do Cerest Estadual realizou, na manhã do dia 30 de janeiro de 2025, apoio matricial em Vigilância em Saúde do Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho com equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde e Segurança do Trabalhador do SUS (NASST) e Núcleo de Apoio Psicossocial (NUAPS) do Hospital Agamenon Magalhães (HAM).

A formação teve como objetivo a qualificação dos profissionais da Atenção Especializada para identificação dos riscos de adoecimento mental, estabelecimento de nexo causal, intervenção para um ambiente de trabalho saudável e notificação dos casos. Também foi definido fluxo de envio de fichas de notificação oriundas do NUAPS para o Cerest Estadual como forma de preservar o sigilo dos pacientes-trabalhadores. Estiveram presentes: Luciana Ventura (Vigilância Epidemiológica Hospitalar), Tatiana Silva (Núcleo de Atenção a Saúde e Segurança dos Trabalhadores), Josivaldo Figueiredo (Núcleo de Apoio Psicossocial), Alcione Santos (Núcleo de Apoio Psicossocial), Cássia Teles ( Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança dos Trabalhadores), Doris Vianna (Técnica do Cerest Estadual), Silvânia Alves (Coordenadora Cerest Estadual).



29 de jan. de 2025

GVSAT e Cerest Estadual participam da finalização do Curso Livre de Agentes Populares das Águas




No dia 28 de janeiro a Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador, em parceria com área técnica do Cerest Estadual, participou da finalização do Curso Livre de Agentes Populares das Águas. O curso é foi a formação de pescadoras e tem a temática trabalho, saúde ambiente como central. Sua coordenação é realizada pelo Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz-Pernambuco.

Durante o momento as formandas apresentaram as experiências desenvolvidas durante o curso, reforçando o papel das agentes populares na construção da saúde das comunidades. Ainda foram feitas avaliações sobre o curso, com destaque para a necessidade de aproximação entre os profissionais da saúde e a pescadoras. O curso foi concluido com a certificação das trabalhadoras, que atuarão como agentes populare
s nos seus territórios.  

27 de jan. de 2025

Fala, Trabalhador(a)! Ep. 19 - 5ª CNSTT - Eixo - A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


Fala trabalhadores!


A partir do nosso episódio número 18 começamos uma série especial sobre a 5ª Conferência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

No episódio 19, vamos conversar sobre o Eixo 1 da 5ªCNSTT, A Política Nacionl de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). Para nos ajudar na conversa convidamos o Coordenador Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, do Ministério da Saúde, Luís Leão.

Ao longo do episódio Luís aborda a construção da PNSTT, o papel da Rede Nacional de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTT), os principais avanços na PNSST e os desafios para construir a Saúde do Trabalhador enquanto Direito Humano.

Vamo ouvir?

Clique aqui e acesse o texto da PNSTT

Ficou curioso e quer acessar mais materiais sobre a conferência?  Clique aqui. 


24 de jan. de 2025

Gvsat participa de reunião de articulação de Curso de Aperfeiçoamento para trabalhadoras das águas


 Hoje, 24/01, foi realizado no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-Pernambuco) reunião para articulação do Curso de Aperfeiçoamento para Equipes de Saúde com foco na Saúde das Popualções das Águas. 

O curso é coordenado pela Profª Drª Idê Gurgel, do Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat). A proposta é destinada a profissionais da Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde e Cerest Regionais em municípios da área litorânea de Pernambuco. 

Além da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador, estiveram presentes o Secretário Executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, a Gerência de Redes de Atenção e a Coordenação da Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos e Físicos do Estado de Pernambuco. Também estiveram presentes representantes dos municípios de São José da Coroa Grande, Recife, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. 

O início do curso está programado para março de 2025. 

22 de jan. de 2025

INFORME TRIMESTRAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR - JAN A DEZ DE 2024

O Cerest Estadual de Pernambuco divulga o 4º Informe Trimestral de VISAT , período de janeiro a Dezembro de 2024. Este Informe tem por objetivo apresentar informações acerca das notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DARTS).
Para mais informações acesse aqui:


Pernambuco, no período de janeiro a dezembro de 2024, notificou 14.760 casos de doenças Agravos relacionados ao trabalho, sendo 99,8% destas referentes à Acidente de Trabalho (AT), Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico (ATEMB), Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho (IERT), LER/DORT e Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho.

20 de jan. de 2025

Saúde do Trabalhador como Direito Humano é tema de Educação Permanente


Na última quarta-feira (15/01/2025), ocorreu na sala de reuniões do CEREST Estadual, o primeiro encontro para debates sobre o tema central da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: “Saúde do Trabalhador como Direito Humano”.

A conversa foi pautada no texto norteador  “ A Saúde do Trabalhador como Direito Humano (subsídios para a argumentação da tese)” de Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos e foi realizada por meio da metodologia de roda de conversa.


O debate possibilita a discussão entre a equipe técnica do Cerest proporcionando uma rica troca de experiências e perspectivas sobre a saúde do trabalhador, reafirmando a importância dessa temática no contexto atual e levantando possíveis encaminhamentos, pautas e subtemas a serem levados para discussão na 5ª Conferência.

A partir desse primeiro momento, ficou estabelecida uma comissão de discussões para a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que norteará os próximos encontros de debates e organização das contribuições do CEREST Estadual para o macro evento.

Os econtros serão realizados semanalmente. 

Acesso o texto "A Saúde do Trabalhador como Direito Humano", clicando aqui. 

17 de jan. de 2025

Informe 2024: Vigilância de Ambiente e Processos de Trabalho - VAPT

O Cerest - PE divulga informe das ações realizadas na Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho referentes ano de 2024. Ao todo, foram realizadas 47 inspeções conjuntas, sendo 19 no setor industrial, 5 na área de Saúde, 3 no setor de Construção Civil, 3 em usinas de cana-de-açúcar, 1 no serviço de transporte público e 1 na área de segurança patrimonial.

Para acessar o informe, clique aqui.

15 de jan. de 2025

Pernambuco apresenta experiência sobre Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho em reunião com Ministério da Saúde




Nos dias 14 e 15 de janeiro a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, realizou momento de compartilhamento de experiências sobre as ações de vigilância e investigação de óbitos relacionados ao trabalho realizadas em alguns estados do Brasil. A reunião teve por  objetivo compreender as práticas adotadas e utilizá-las como referência para a construção do Plano Nacional de Vigilância de Óbitos Relacionados ao Trabalho, em conjunto com a Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt).

O Estado de Pernambuco apresentou experiência desenvolvida acerca da Vigilância dos Óbitos relacionados ao Trabalho no primeiro dia de reunião, com destaque para publicação da portaria estadual 488, de 31 de maio de 2024, que trata da Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho. A referida portaria também implanta o Grupo Técnico de Vigilância dos Óbitso Relacionados ao Trabalho e o Comitê Estadual de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho de Pernambuco (CEVORT-PE). Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso e Amapá também apresentaram experiências desenvolvidas em seus territórios. 

Você pode acessar a apresentação realizada por pernambuco, clicando aqui.

6 de jan. de 2025

Boletim Vigilância em Saúde das Populações Expostas aos Agrotóxicos

As condições socioambientais desempenham um papel indispensável na saúde humana, podendo influenciar diretamente no processo saúde-doença das populações. Neste âmbito, o uso dos agrotóxicos têm grande impacto na saúde pública. 

De acordo com o Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, foram notificados, no Brasil, mais de 84 mil casos de intoxicação exógena por agrotóxicos no período de 2007 a 2015. 

Com o objetivo de promover a qualidade de vida, reduzir, controlar ou eliminar os riscos à saúde das populações expostas ou potencialmente expostas a agrotóxicos, a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) foi instituída em âmbito nacional e em Pernambuco em 2012, com a Portaria GM/MS n° 2.938, de 20 de dezembro de 2012. 

A estratégia inclui a adoção de medidas de prevenção de agravos e doenças, promoção da saúde e assistência integral à saúde. Neste sentido, o presente boletim tem por objetivo, apresentar o cenário epidemiológico da VSPEA em Pernambuco desde sua implantação. Isso permitirá uma análise da situação atual da VSPEA nos municípios prioritários e auxiliará no planejamento de futuras ações e estratégias para promover a saúde e reduzir os riscos associados aos agrotóxicos no Estado.

Este boletim apresenta um panorama da VSPEA em Pernambuco. Os resultados do documento estão subdivididos em quatro seções:

1) Perfil de intoxicações exógenas (IE) por agrotóxicos (2013-2023); 

2) Perfil de Cadastros dos trabalhadores aplicadores de Agrotóxicos (2014-2024); 

3) Monitoramento de agrotóxicos em água para consumo humano (2022-2023); e

 4) Agroecologia: uma alternativa para o enfrentamento ao modelo químico dependente. Para acessar o boletim,  clique aqui.



Confira matéria do Diário de Pernambuco, vinculada em 20.01.2025 sobre o material. 



Atualizado em 20.01.2025

Cerest Estadual de Pernambuco participa da Oficina para construção do Programa Mais Vida no Trabalho

Nos dias 27 e 28 de março, ocorreu em Brasília, a I Oficina do Programa Mais Vida no Trabalho que teve por objetivo preparar a construção de...