26 de dez. de 2024

Boletim de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico em Pernambuco - Ano 2023

O Cerest Estadual de Pernambuco divulga o Boletim de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico do ano de 2023. Este boletim tem por objetivo apresentar informações acerca dos Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico.


Para mais informações clique aqui




Em Pernambuco, no ano de 2023, foram notificados no SINAN 3.561 casos de ATMB. O maior quantitativo de notificações ocorreu em regiões que concentram as cidades mais populosas: I Região de Saúde (sede Recife), IV Região de Saúde (sede Caruaru) e VIII Região de Saúde (Sede Petrolina), que juntas somam 86,2% das notificações.



23 de dez. de 2024

“Desafios, avanços e conquistas” norteiam encontro realizado pela Apevisa

Via SES-PE



A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) realizou um encontro para a troca de experiências e debate de estratégias visando o ano de 2025. O evento, que reuniu representantes de vigilâncias sanitárias de municípios do Estado, equipes de Vigilância em Saúde do Trabalhador e representantes da Apevisa das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), aconteceu, nesta quarta-feira (18/12), no Cais do Sertão, no bairro do Recife Antigo. Ao longo de todo o dia, seis palestras foram ministradas ao público presente.

O encontro institucional buscou estimular a reflexão conjunta, compartilhar experiências vivenciadas em 2024 e debater o desenvolvimento de estratégias voltadas ao contexto sanitário do Estado. “É preciso pensar em uma vigilância sanitária e numa saúde do trabalhador cada vez mais qualificada para enfrentar os desafios do cotidiano, incluindo a inovação tecnológica, as novas formas de trabalho e os novos modelos produtivos. Então a reunião buscou também estabelecer o fortalecimento para o ano de 2025”, contou a diretora da Apevisa, Karla Baêta.


Entre as temáticas abordadas, esteve a palestra “Informação e desinformação no cotidiano da vigilância em saúde: como melhorar a comunicação e a relação de confiança com a população”, ministrada pela jornalista Alexandra Torres; “O sistema estadual de Vigilância Sanitária e a Vigilância do Trabalhador em Pernambuco”, apresentada pela diretora da agência, Karla Baêta; o “Sistema de gestão e qualidade”, com a fiscal de Vigilância Sanitária, Marcelle Lemos; a “V Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, com o gestor da área, Paulo Lira; além de apresentações sobre as unidades regionais da Apevisa nos municípios do Estado e no Arquipélago de Fernando de Noronha, com representantes de suas equipes técnicas.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, participou da abertura do encontro e enfatizou a relevância do papel da vigilância nos avanços da saúde em Pernambuco. “A Apevisa tem contribuído diretamente para a parceria em diversos momentos decisivos nas ações da saúde. Estamos desenvolvendo avanços por todo o Estado, incluindo a abertura de leitos. Nesses últimos dois anos, foram mais de 500 leitos abertos, e a vigilância é parte desse processo, na inspeção sanitária e fiscalização de nossas unidades. É preciso reconhecer o fortalecimento da própria Apevisa, que também vem nomeando novos profissionais e aprimorando seu trabalho”, destacou a secretária.

BALANÇO DE QUALIFICAÇÕES – A Apevisa, atuando na melhoria das condições sanitárias, na prevenção de doenças e para a promoção da qualidade de vida da população, realizou diversos eventos em 2024 com foco na qualificação de profissionais no território pernambucano, totalizando 4.383 profissionais alcançados, sendo 919 em eventos da Vigilância Sanitária e outros 3.919 pela Vigilância em Saúde do Trabalhador. Entre os eventos ao longo do ano, foram executados seminários para Qualificação e Capacitação dos Trabalhadores de Vigilância Sanitária na II, IV, VI, VII, IX e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres) e cursos de Processo Administrativo Sanitário nas II, III e IV macrorregiões de saúde.

20 de dez. de 2024

4º Colegiado de Visat aconteceu nos dias 4 e 5 dezembro


Nos dias 04 e 05 de dezembro foi realizadas a 4° reunião colegiada Visat que ocorreu no Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco. O evento contou com a participação dos Cerest Regionais e as Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador das Gerências regionais de Saúde. Estiveram presentes os Cerest regionais de Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Petrolina e Recife.  A reunião foi iniciada pela coordenadora do Cerest Estadual, Silvânia Alves, que realizou fala introdutória sobre as pautas a serem discutidas durante a ocasião. Em seguida, a mesma reforçou sobre a nova regionalização e apresentou as pautas dos dois dias.



Entre as pautas discutidas doi destacado:  o balanço das atividades desenvolvidas em 2024: Cerest e Geres; a Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o Planejamento Integrado: Cerest e Geres e a oficina de Elaboração do Plano Anual de Ação 2025 (Apresentação do Plano do Cerest Estadual e Orientações para elaboração do Plano dos Cerest).

As apresentações iniciaram com o Cerest Estadual, representado por sua coordenação estadual, Silvânia Alves, que apresenteu as atividades desenvolvidas em 2024. A apresentação trouxe um panorama geral da vigilância epidemiológica das DARTs, além disso, foi enfatizada a importância da vigilância dos óbitos relacionados ao trabalho e a da ampliação das ações de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho.



O segundo dia de reunião  foi iniciado com a validação do calendário de reuniões colegiadas 2025, seguido pela oficina de Elaboração do Programação Anual de Trabalho 2025, que teve como metodologia a apresentação da Programação do Cerest Estadual e orientações para elaboração das Programações dos Cerest Regionais e Municipal, divisão da equipe técnica do Cerest Estadual agregando Cerest Regional e Geres de abrangência para discutir os planos e construir em conjunto ou readequar para os que já trouxeram elaborados.

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador e a Coordenação do Cerest Estadual finalizaram o espaço agradecendo e parabenizando a presença das regionais e os avanços apresentados de 2024, reforçando a necessidade de permanecer integrados para as realizações dos planos de 2025. 




19 de dez. de 2024

GVSAT e Cerest Estadual participam de módulo do Curso Livre de Agentes Populares de Saúde dos Povos das Águas


No dia 17 de dezembro a Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador, em parceria com área técnica do Cerest Estadual, participou do módulo do Curso Livre de Agentes Populares de Saúde dos Povos das Águas. O curso é destinado a formação de pescadoras e tem a temática trabalho, saúde ambiente como central. Sua coordenação é realizada pelo Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz-Pernambuco.

A área de saúde do trabalhador também foi representada pela técnica da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Alyne Nascimento. Durante a roda de diálogo foram levantadas as principais demandas de saúde das trabalhadoras, destacando o papel da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos territórios, com foco na atuação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, do Controle Social e de possíveis ações a serem realizadas nos territórios da pesca artesal no estado. 

Além da formação das Agentes Populares de Saúde das Águas espera-se uma maior aproximação das ações de saúde do trabalhador desenvoldidas com ênfase em articulações dos Cerest Regionais e a Rede de Atenção à Saúde de seus territórios. 

16 de dez. de 2024

Diálogo com Áreas Técnicas - Atuação da Vigilância Sanitária com a Saúde do Trabalhador



Como a Vigilância Sanitária pode atuar nas ações de Saúde do Trabalhador? 

Essa dúvida é recorrente quando pensamos na articulação entre a Vigilância Sanitária e a Vigilância em Saúde do Trabalhador. Para dialogarmos sobre isso, no dia 17/12, a partir das 14h, conversaremos sobre como os inspetores sanitários podem atuar com ênfase na saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Qual a fundamentação legal para atuação da Visa nas ações de saúde do trabalhador? O que observar em relação a saúde dos trabalhadores? Quais atores devem compor a equipe de inspeção? Qual o papel do Cerest? Esses serão alguns dos questionamentos abordados no evento. 

Participe! 
Público-alvo: Cerest, Vigilâncias Sanitárias Estadual (incluindo regionais), municipais e Visat. Evento aberto a todo o público. 


Para assistir, acesse o link:Canal Youtube Esppe

Veja como foi: 



11 de dez. de 2024

Fala, Trabalhador(a)! Ep. 18 "Vamos conversar sobre a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora?"






Fala trabalhadores! Vamos conversar sobre a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora ?


No nosso episódio 18 convidamos o Prof. Diego Souza pra falar um pouco sobre a 5CNSTT.

Diego é enfermeiro, sociólogo e docente da Universidade Federal de Alagoas e tem a saúde do trabalhador como campo de atuação, militância e estudo.

Simbora ouvir?


10 de dez. de 2024

[Divulgação] Roda de Coversa "5ª Conferência em Saúde do Trabalhador e da trabalhadora"

 Via CEBES


Vamos dialogar sobre a 5 Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora?


Jornada de trabalho, precarizacao de vínculos, assédio, informalidade, violência no trabalho são problemas do nosso dia a dia e afetam diretamente nossa saúde. 


Como organizar as ações de Saúde do Trabalhador diante dessas mudanças ?


Convidamos você para participar da roda diálogo preparatória pra 5 conferência em saúde do trabalhador. 


Será no dia 12/12/2024 (quinta-feira)


Das 14h às 17h 


Na sede do MTC localizado nada R. Gervásio Pires, 404, próximo ao Shopping Boa Vista.

6 de dez. de 2024

2º Reunião do Comitê de Vigilância de Óbitos Relacionados ao Trabalho (CEVORT) é realizada

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual promoveu hoje, 06 de dezembro, a 2ª reunião do Comitê Estadual de Vigilância do Óbito Relacionado ao Trabalho (CEVORT), que ocorreu no turno da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel) no bairro da Boa Vista – Recife.

O CEVORT é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde e foi instituído por meio da Portaria SES/PE nº 488 de 31 de maio de 2024, e tem por finalidade apoiar a rede estadual de vigilância de óbitos relacionados ao trabalho, incentivando o conhecimento oportuno de suas causas e seus fatores determinantes e condicionantes, para proposição de intervenções e medidas preventivas nos ambientes e processos de trabalho de forma a evitar acidentes graves e fatais relacionados ao trabalho. Por considerar a multiplicidade e complexidade dos fatores evolvidos na ocorrência dos óbitos relacionados ao trabalho, a proposta do CEVORT é ser um espaço interinstitucional, de caráter multiprofissional e interdisciplinar, ético, técnico, científico, educativo e de assessoramento.

Na reunião de hoje, foi apresentado o perfil dos óbitos relacionados ao trabalho segundo o tipo de acidentes, setores produtivos e ocupações mais frequentes; realizada a devolutiva dos encaminhamentos dos óbitos discutidos no Grupo Técnico referente à temática; discussão de propostas para melhoria da saúde do trabalhador no setor da pecuária e segurança privada, bem como validação do calendário de reuniões para o próximo ano.

O Comitê é coordenado pelo Cerest Estadual, junto com o Conselho Estadual de Saúde (CES) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e se reunirá trimestralmente.



5 de dez. de 2024

III Seminário de Vigilância de Populações Expostas aos Agrotóxicos é realizado no IFPE



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realizou, nesta terça-feira (03/12), o III Seminário da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). O evento contou com a participação de especialistas da temática e teve como objetivo, ampliar a discussão e as estratégias desenvolvidas no estado de Pernambuco, através de uma perspectiva entre o setor Saúde, o Poder Público e as instituições de ensino que desenvolvem trabalhos na área.

A Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) atua de forma estratégica com os municípios e as regionais de saúde, as ações incluem o monitoramento de fontes de contaminação, a busca ativa de grupos de risco e a capacitação contínua de profissionais de saúde, além da formalização e o monitoramento de instrumentos, fortalecendo as ações de vigilância por meio de medidas de prevenção de agravos e doenças, promoção da saúde, vigilância e assistência integral à saúde.

Atualmente, Pernambuco possui 50 municípios prioritários para a estratégia, os quais apresentam uma maior potencialidade de exposição humana aos agrotóxicos e, há perspectiva de ampliação de municípios prioritários para o ano de 2025.

“Apesar da complexidade da temática, Pernambuco se destaca no cenário nacional frente à atuação da VSPEA. Entre 2013 a 2023 foram notificadas mais de 10 mil casos de intoxicação exógena por agrotóxicos no Estado. As notificações estão concentradas nos principais centros urbanos e nas áreas em que há grande produção agrícola e uso massivo de agrotóxicos”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos e Físicos da SES-PE, Clara Schumann.

Ainda na ocasião, foram abordados os impactos do uso de agrotóxicos no meio ambiente e na saúde e a temática no ensino, na pesquisa e na extensão. Além disso, a Procuradora do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, Gabriela Maciel discutiu sobre o panorama da pulverização aérea de da “PL dos Agrotóxicos” (1459/2022). A programação ainda contou com a apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos nesta temática pelo Instituto Federal de Pernambuco.

“Os efeitos dos agrotóxicos estão cada vez mais evidentes e furando a bolha do setor produtivo que tem nesses produtos um nicho muito difícil de ser enfrentado. O Brasil é o país do mundo que mais se utiliza deste tipo de produto com mais de 60% de diferença frente aos EUA, que estão no segundo lugar deste ranking. É papel do estado melhorar este monitoramento e preparar a rede de saúde para identificar as consequências dessa exposição.”, destacou o diretor geral de Vigilância Ambiental da SES-PE, Eduardo Bezerra.

“É fundamental a articulação intersetorial para o avanço da Vigilância em Saúde das Populações Expostas aos Agrotóxicos. O seminário é a culminância do trabalho conjunto que vem sendo realizado, bem como aponta as necessidades para o planejamento de ações para o ano de 2025”, destacou o gerente de vigilância em saúde do trabalhador, Paulo Lira.

O III Seminário Estadual da Vigilância em Saúde das Populações Expostas aos Agrotóxicos reforça o compromisso da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco à medida que amplia a discussão e apresenta os avanços desenvolvidos pela estratégia até o momento.

3 de dez. de 2024

Cerest Estadual participa de atividade do Curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP-RJ


O Cerest Estadual Pernambuco apresentou hoje, 03 de dezembro, as ações realizadas para os trabalhadores que realizam entregas mediadas por aplicativo na aula do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz RJ). 


Na oportunidade foram apresentadas as atividades realizadas, os materiais elaborados e a nota técnica que orienta a notificação de acidentes de trabalho com estes profissionais. A apresentação foi conduzida pela sanitarista do Cerest Estadual Pernambuco, Adriana Guerra, a convite da professora Letícia Mansson, e também contou com a presença do coletivo "Elas por Elas" que reúne mulheres que realizam trabalho informal na comunidade da Previdência, Rio de Janeiro.

Boletim de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico em Pernambuco - Ano 2023

O Cerest Estadual de Pernambuco divulga o Boletim de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico do ano de 2023. Este boletim t...