30 de out. de 2011

Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra é implantada na SES

SES lembra Dia Nacional Pró-saúde da População Negra - Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra é implantada na SES

Reafirmando o compromisso de fortalecer a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está implantando a Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra. O novo setor vai atuar na promoção da saúde dessa população, sendo incluídas as Comunidades Quilombolas e de Terreiros de Religiões de Matriz Africana.

Na quinta passada (27/10), foi realizada uma panfletagem, na entrada da SES, apresentando o novo setor, sua importância e objetivos junto aos servidores da Saúde. A mobilização será realizada em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra.

A nova Coordenação vai atuar de forma intersetorial, dialogando com as demais áreas da SES, esse trabalho possibilita o recorte racial, identificando o alcance das ações de saúde na população negra.

Com isso, a SES vem atender a uma demanda do Movimento Negro por um olhar sensibilizado para esta população que possui necessidades especificas de saúde. “Não pretendemos criar serviços exclusivos, vamos trabalhar com o foco no que existe disponível na Rede, mas chamando a atenção para as vulnerabilidades dessa população”, destacou a Coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra, Miranete Arruda.

Uma das prioridades da nova coordenação é o fortalecimento das ações de saúde para as pessoas com Doença Falciforme, doença genética, ela é prevalente na população negra (pessoas pretas e pardas). Atualmente em Pernambuco uma em cada 1.400 crianças nascidas vivas possuem a Doença Falciforme detectada atravez do Teste do Pezinho realizado na primeira semana de vida.

Assessoria de Comunicação da SES

Cerest Estadual Participa da Reunião do Getrin 6ª Região

  No dia 24 de Abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual/ PE), esteve presente na primeira reunião de 2025 do G...